Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
PANTANAL SUL MATOGROSSENSE

Apaixonado pelo Pantanal, Zezé Di Camargo é influencer do cota zero

Junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em cerimônia realizada no buffet yotedy, o cantor disse ser apaixonado pelo Pantanal

18 Out 2019 - 07h37Por Campo Grande News

Atração de abertura do Festival América do Sul, que ocorre em novembro em Corumbá, o cantor Zezé Di Camargo revelou, durante cerimônia de lançamento do festival nesta quarta-feira (16), ser “influencer” do projeto de lei estadual estabelecendo cota zero para a pesca amadora em Mato Grosso do Sul a partir de 2020.

Junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em cerimônia realizada no buffet yotedy, o cantor disse ser “apaixonado pelo Pantanal”. Declarou, inclusive, “trocar praias paradisíacas e destinos europeus” pelo bioma que banha Mato Grosso do Sul. “Sou um dos divulgadores das riquezas do pantanal”, comentou.

Ao receber propostas para trocar o destino - que diz frequentar para a pesca todos os anos -, afirmou responder aos amigos: “vocês já conhecem o Pantanal?”. Zezé, que já conhecia o prefeito de Corumbá Marcelo Aguilar Iunes (PSDB), pediu que ele intermediasse diálogo com Azambuja. O intuito era defender o sistema pesque e solte.

O cantor mandou mensagem, disse, pelo aplicativo Whatsapp, direto ao governador e então os dois começaram a conversar sobre o projeto. Zezé disse ter preocupação com a quantidade de peixes e afirma que muitos pescam sem cuidado com as especificidades e disponibilidade de cada espécie. Garantiu, também, nunca levar peixe para casa depois da pescaria.

O governador afirma que Zezé “deu forças ao cota zero”. “É justamente isso que eu quero, que mais pessoas venham para a pesca esportiva, Zezé é apoiador do programa”, disse. Reinaldo ainda destacou que, com o tempo de vigência, o cota zero vai fazer com que aumente o número de peixes no Pantanal.

“Vai atrair mais turistas, muitos vão em locais que tem muito peixe, essa prática do pesque e solte é um fenômeno”, disse, citando locais, a exemplo da Argentina, onde o sistema já é prática comum.

Cota zero - Depois de muita discussão, que ainda perdura, o governador de Mato Grosso do Sul publicou decreto que regulamenta a atividade pesqueira no Estado e abre caminho para a instituição da cota zero a partir de 2020. O documento foi publicado em fevereiro. A nova regra tem entre suas principais alterações o aumento do número de espécies de peixes com tamanho mínimo autorizado para retirada dos rios, de 9 para 21.

O texto também tem entre as novidades a fixação de tamanho máximo para quatro espécies consideradas ameaçadas e reitera que, a partir do ano que vem, a pesca amadora e desportiva só poderá ser praticada nos rios do Estado no sistema pesque e solte.

A princípio, o governo estadual estudava aplicar a cota zero – proibição da retirada de peixes dos rios por pescadores amadores e desportistas – neste ano. Porém, após reuniões com pescadores e representantes do trade turístico, que apontaram já haver uma programação de pacotes fechados para este ano, optou-se pelo adiamento da medida. Ainda assim, decidiu-se reduzir pela metade a cota de pescado que poderá ser retirada dos rios do Estado.

Pelo decreto, cada pescador amador ou desportista poderá levar até cinco quilos de pescado, um exemplar de qualquer espécie e cinco exemplares de piranha (das espécies Pygocentrus nattereri e/ou Serrasalmus marginatus).

No caso acima, porém, os peixes devem respeitar os tamanhos mínimos e, quando existentes, máximos para cada espécie. Nesse sentido, o decreto também trouxe mudanças na comparação com regras anteriores.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: arquivo/Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abril Laranja: Ações de conscientização contra maus-tratos a animais chegam a Bodoquena e Corumbá
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação