Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS - VAGAS NA UEMS

UEMS oferta 170 vagas em Ivinhema, Nova Andradina e GLÓRIA DE DOURADOS

5 Jan 2016 - 14h59Por DIÁRIO DIGITAL

As unidades da UEMS em Glória de Dourados, Ivinhema e Nova Andradina ofertarão no Sisu 2016 (Sistema de Seleção Unificado), um total de 170 vagas de graduação. Os cursos oferecidos nestas Unidades são: Tecnologia em Produção Sucroalcooleira em Glória de Dourados; Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) em Ivinhema; e Computação e Matemática (licenciaturas) em Nova Andradina. As inscrições começam no dia 11 de janeiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro, no site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br/).

A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 2016, vai disponibilizar 2.348 vagas na UEMS, que são distribuídas em 57 cursos de graduação oferecidos em 15 cidades do Estado. As licenciaturas são o forte da UEMS, principalmente nas unidades do interior, como é o caso de Ivinhema e Nova Andradina. Graças à atuação da UEMS, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de todos os municípios onde a Universidade está aumentou.

Em Nova Andradina, por exemplo, o aumento foi de 79,4%. Uma divulgação do Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul) em 2014, mostra que há muitas vagas para professores no MS, tanto que o Sindicato informou que o mercado sul-mato-grossense precisa “importar” docentes de outros estados, para atender as salas de aula de MS, com isto 70% dos nossos docentes são profissionais que vieram de fora do Estado.

As principais áreas que “importam” são: Matemática, Biologia, Química, Física e Português – todos estes cursos são ofertados pela UEMS. Matemática, que é uma das disciplinas que mais querer professores no Estado, terá 40 vagas (cotas: 8 para negros e 4 para indígenas) só disponíveis só para a unidade da UEMS em Nova Andradina.

O curso é uma licenciatura, é ofertado no período noturno e tem duração de 4 anos. O curso de Ciências biológicas (licenciatura) oferta 25 vagas (sendo 5 para negros e 3 para indígenas) na unidade de Ivinhema, as aulas acontecem no período noturno, com duração de quatro anos. O foco do curso é a atuação da docência na Educação Básica.

Também pode atuar ainda no desenvolvimento de pesquisas no âmbito do ensino de biologia, coordenador e supervisor de equipes de trabalho. Já o bacharelado em Ciências biológicas terá 15 vagas abertas em 2016 (sendo três para negros e dois para indígenas), para o curso integral, também com duração de quatro anos. O curso objetiva formar profissionais com competência técnica para atuar em pesquisa ou para desempenhar outras funções como biólogo, em empresas públicas e/ou privadas.

A licenciatura em Computação da UEMS, em Nova Andradina, foi avaliada pelo Conselho Estadual de Educação com nota 4, numa escala de 1 a 5, o que eleva o curso entre os melhores do Brasil. Este curso visa preparar o profissional para atuar no ensino de informática nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, nas escolas Profissionalizantes, no setor de treinamento nas empresas, ou na profissionalização em serviço.

Em 2016 oferecerá 40 vagas (sendo 8 para negros e 4 para indígenas). Outra área que cresceu nos últimos anos foi a de produção sucroalcooleira no Estado, que tem instalado 24 usinas de cana-de-açúcar, das 70 do Centro-Oeste.

Por isto o curso tecnológico em Produção Sucroalcooleira tem despertado interesse, por ser mais prático e rápido, com conclusão em três anos e aulas de 2ª a 6ª no período noturno e sábado integral, que oferecerá 50 vagas, reservadas 10 para negros e cinco para indígenas. Em 2015, o Mato Grosso do Sul passou a ser o quarto maior produtor de cana do Brasil, passando o estado do Paraná. As usinas de MS processaram 43,55 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, e a previsão da Safra 2015/2016 indica uma disponibilidade de 50,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um aumento de 15,27% com relação à safra anterior.

UEMS A UEMS já formou mais de 12 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento, contribuindo, principalmente, para o desenvolvimento do Estado do Mato Grosso do Sul. E para quem quiser continuar estudando, a Universidade também é referência em cursos de pós-graduação stricto sensu, com 12 mestrados e dois doutorados, além de 14 cursos de especialização Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho