Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL - “Remédio em Casa”

Prefeito Júnior Vasconcelos lança programa “Remédio em Casa” em FÁTIMA DO SUL

As entregas ocorrerão sempre na primeira semana de cada mês.

20 Abr 2016 - 15h22Por Lucimara Luca / Assessoria

Fátima do Sul dará início a uma nova etapa na história da saúde pública municipal. O prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB) juntamente com a secretária de Saúde, Josiane Oliveira , vereador João Hermes Pieretti e o comitê de saúde lançaram na manhã desta quarta-feira (20), o programa “Remédio em Casa”.

O programa foi idealizado pela atual gestão e visa à entrega de medicamentos nas residências dos moradores atendidos pela rede pública de saúde e já cadastrados nas Estratégias de Saúde da Família.

Serão entregues os medicamentos de uso contínuo para tratamento de hipertensão e diabetes, dislipidemia e cardiopatias, outrora oferecidos nos encontros mensais do HiperDia realizados nas Estratégias de Saúde da Família.


Lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) no Centro
de Especialidade Médica - Foto: Rosana Silva.


Vereador João Hermes Pieretti; prefeito Júnior Vasconcelos e 
secretária de Saúde, Josiane Oliveira - Foto: Rosana Silva.

Para a farmacêutica, Rosilda Aparecida Freitas de Oliveira, a implantação do Programa se dará de forma gradativa para que sejam avaliados e realizados os ajustes necessários.

“Nesta primeira etapa, início do mês de maio, os pacientes acamados estarão recebendo seus medicamentos em casa. Em junho receberão os medicamentos em casa, além dos pacientes acamados, aqueles que são portadores concomitantemente das patologias diabetes e hipertensão. Em julho serão acrescidos ao grupo os pacientes hipertensos até que em agostos serão inseridos os pacientes diabéticos e então todos já estarão integrados. Como a entrega domiciliar será gradativa, as reuniões do HiperDia continuarão acontecendo nas ESF até o mês de agosto”, disse a Farmacêutica Rosilda.

Para integrar o programa, os pacientes receberão a visita do Comitê do Programa nas residências com a finalidade de passar as informações necessárias sobre o processo de implantação e tirar as possíveis dúvidas. Ao final da visita o paciente que desejar integrar o Programa já poderá assinar o Termo de Adesão. 

Depois de preenchido e aprovado o Termo de Adesão, o paciente será inserido no Programa pelo médico da ESF e se estiver dentro dos critérios estabelecidos para adesão, o mesmo será cadastrado pelo Comitê e passará a receber o medicamento em casa.

A secretária de Saúde, Josiane Oliveira, frisou que o programa visa ampliar o acesso da população aos medicamentos de uso contínuo, selecionados para o tratamento das doenças consideradas prevalentes. “Ao mesmo tempo melhorar o acompanhamento destes pacientes nas unidades de saúde. Queremos mais que entregar medicamentos, queremos cuidar melhor da saúde de nossos pacientes”, comentou a secretária.

A secretaria ainda relatou que com a entrega domiciliar o paciente terá melhor comodidade. “Não precisará ir até a ESF com dia e horário agendado apenas para buscar sua medicação. Poderá ir ao dia que lhe for conveniente para verificar sua pressão arterial e glicemia. Também será incentivado a cuidar de sua saúde e participar de grupos de autocuidado, além disso evitará o acúmulo de medicamentos em casa e a automedicação e, controlará melhor o prazo de validade do seu remédio”, finalizou a secretária.

As entregas ocorrerão sempre na primeira semana de cada mês e o paciente receberá medicação para 30 dias.

Para o prefeito o programa reflete no compromisso de campanha, sendo uma conquista de todos. “Um sonho realizado e são poucas as cidades no país, que oferecem esse tipo de atendimento. Parabéns à secretária de saúde Josiane e aos envolvidos e responsáveis por tornar possível esse Programa”, disse o prefeito.

Medicamentos

Os medicamentos para entrega em casa serão aqueles, prescritos por médico e que fazem parte da lista do Programa, sendo eles: Ácido Acetil Salicílico 100mg, Atenolol 50mg, Anlodipino 5mg e 10mg, Captopril 25mg, Carvedilol 3,125mg, Carvedilol 12,5mg. Amiodarona 200mg, Metformina 500mg, Metformina 850mg, Propranolol 40mg, Espironolactona 25mg, Espironolactona 100mg, Furosemida 40mg, Glibenclamida 5mg, Gliclazida 30mg, Hidroclorotiazida 25mg, Losartana 50mg, Enalapril 10mg, Enalapril 20 mg, Metildopa 250mg, Metildopa 500mg, Isossorbida 20mg, Nifedipino 10mg, Sinvastatina 20mg, Sinvastatina 40mg, Metoprolol 25mg, Metoprolol 50mg e Varfarina 5mg.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho