Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Glória de Dourados - Museu Histórico

“Museu Histórico Américo Bricatti MHAB” será reinaugurado em Glória de Dourados

A comunidade gloriadouradense espera ansiosamente pela reinauguração

3 Dez 2014 - 14h48

A comunidade gloriadouradense espera ansiosamente pela reinauguração de um dos seus bens patrimoniais mais valiosos. Trata-se da reabertura ao público do MHAB (Museu Histórico Américo Bricatti). Criado pelo Decreto Lei nº 752 de 05 de junho de 2002 o Museu Histórico “Américo Bricatti” tem por objetivo preservar a memória histórica do povo gloriadouradense. Partindo dos ideais e finalidades para o qual o Museu foi criado a Prefeitura de Glória de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Cultura em parceria com a Fundação de Cultura, governo do MS e FIC (Fundo de Investimentos Culturais), estão desenvolvendo o projeto de conservação, digitalização e salvaguardo de todo acervo que ajuda a contar a história do município e região.

A execução do projeto é liderada pelo chefe da divisão de Cultura Jefferson Barros e pela historiadora Ana Claúdia Tosim, mas conta principalmente com a colaboração da comunidade através de alunos do ensino fundamental e médio e parceiros do comércio e sociedade local. A equipe do “Projeto MHAB” também tem o apoio técnico e voluntário de acadêmicos da UFGD e UEMS que juntos com o museu trabalham pela democratização e o acesso aos bens culturais, promovendo dentro e fora do espaço museológicoaconscientização patrimoniale a preservação da memória histórica.

Para o coordenador do projeto e chefe da divisão Municipal de cultura Jefferson Barros, esta iniciativa é da maior importância tanto na preservação do acervo como na grandiosidade com que o trabalho vem sendo conduzido. “Estamos empenhados nesta inciativa. O Projeto MHAB’ ampliou seu objetivo inicial preservando todo o acervo e conseguimos por meio desta iniciativa sensibilizar alguns jovens, comunidade local e poder público, que com dedicação somaram esforços na construção da nossa história.”

Através desta iniciativa já podemos vislumbra os primeiros resultados alcançados que começa na própria equipe de trabalho. O estudante Guilherme Henrique Ernandes Rocha, aluno 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Profª Eufrosina Pinto, relata orgulhoso a importância de seu envolvimento neste trabalho. “Sinto-me orgulhoso, feliz e consciente da importância de fazer parte deste projeto, pois através dele tenho a consciência de que também faço parte da história.”

A Historiadora Ana Claúdia Tosim chama a atenção para o fato de iniciativas desta natureza possibilitarem a construção de uma identidade coletiva através da identidade individual. “A conscientização começa com o repensar a educação por meio de ações educativas como parte da programação do projeto MHAB. O que estamos fazendo agora é respeitar e rememorar o passado para que o nosso presente seja parte de um futuro promissor. E um futuro melhor se constrói juntos”. Tosim aproveita para destacar a importante contribuição que o CDR (Centro de Documentação Histórica das UFGD), tem dado para que o “Projeto MHAB” fosse enriquecido, lembrando que o CDR foi quem deu os primeiros passos no processo de digitalização de parte do acervo do MHAB.

O MHAB, reúneum acervo cujo valor é de grande relevância e desempenha um papel fundamental na historiografia regional. Através de fotos, documentos, objetos e utensílios das mais variadas espécies e épocas, por meio dele é possível traçar a evolução ao qual passou o município e região desde a formação da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados), até os dias atuais. O acervo foi reunido através de doações de famílias dos colonos, moradores e instituições diversas que ajudaram a construir e compor a história, e se sentem orgulhosos de contribuírem neste projeto.

O Museu é mantido pela Prefeitura de Glória de Dourados e o prefeito Arceno Athas Junior se sente honrado em estar devolvendo à comunidade este bem patrimonial. Athas reafirma seu compromisso com preservação da cultura através da conscientização da memória histórica e salienta que: “Para mim é um orgulho fazer parte deste momento histórico, estou feliz em contribuir para que a nossa Glória de Dourados seja sempre lembrada através da riqueza histórica. Nossa administração sela o compromisso que sempre tivemos em fomentar a cultura local. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos nesta luta, lembrando que nossa responsabilidade não termina aqui. Isto é apenas uma partedaquilo que estamos dispostos a fazer pela nossa memoria histórica.”

O trabalho que foi desenvolvido durante o decorrer de quatro meses consistiu na higienização, digitalização e salvaguardo de todo acervo bem como a adequação das instalações onde se encontra o Museu. Lembrando que a instituição prossegue recebendo doações que possam compor o acervo e que tenham relevância para a história da cidade e região.  De acordo com o diretor de cultura Fábio Germano esta iniciativa é apenas o começo e serve de pontapé e inspiração para empreitadas ainda mais ousadas para ampliação das instalações e aquisição de coleções que possam enriquecer ainda mais o acervo. “Estamos caminhando pra frente com os olhos no passado, presente e futuro! A preservação da nossa história só depende de nós mesmos. Portanto cada um deve assumir a responsabilidade e consciência de que o que estamos fazendo, já é história.”

A reinauguração do MHAB acontecerá no dia 10 de dezembro de 2014 às 20:30 h com a presença do Prefeito municipal, autoridades locais, representantes do governo do Estado de Mato Grosso do Sul e população em geral. O museu está localizado na Rua Melvin Jones, s/n. Após a reinauguração voltará ao funcionamento normal nos seguintes horários: 8 às 11h e 13 às 17h de segunda á sexta-feira com entrada franca.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação