Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 22 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Glória de Dourados

Glória de Dourados participará da Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília

23 Out 2013 - 08h10Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados participará da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília (DF). As conferências são necessárias para promover a participação da população nas políticas públicas. O processo da conferência tem início no município ou em grupos de municípios na condição de Conferência Regional. Na primeira etapa são eleitos os delegados que participam da Conferência Estadual, onde se elegem os delegados para participarem da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, no período de 24 a 27 deste mês. Glória de Dourados será representada pelo diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Renato Vieira da Rocha. A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente tratará sobre Resíduos Sólidos, pois, a meta do governo federal é acabar com os lixões até 2014. Vieira especifica, “este será o momento em que os resultados das conferências estaduais, das conferências livres e das conferências virtuais serão discutidos pelos representantes eleitos”, destacou Vieira ressaltando ainda que “o resultado a ser extraído da IV Conferência Nacional é fruto do debate que se iniciou nos municípios objetivando a construção de políticas públicas sólida para todo o país”, completa.

Na IV Conferência Nacional serão discutidos 4 eixos temáticos. 1º- incentivo à produção e ao consumo sustentável. Produção e consumo sustentáveis significam o uso de serviços e produtos que respondem às necessidades básicas humanas e trazem uma melhoria na qualidade de vida e minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como, as emissões de resíduos poluentes ao longo de seu ciclo de vida, de forma a não colocar em risco as necessidades das gerações futuras. 2º- a política de gestão de resíduos, a redução de impactos e a recuperação ambiental. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contribui para a melhoria da qualidade de vida na medida em que oferece diferentes instrumentos para viabilizar a gestão dos resíduos em toda sua complexidade. Um dos maiores desafios das administrações municipais é a disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos com a eliminação total dos lixões até 2014.

3º- a política de gestão de resíduos e a geração de emprego, trabalho e renda: o desafio da agenda dos catadores. Com o intuito de melhorar os empregos no setor da reciclagem, o Brasil envida esforços para estabelecer cooperativas e institucionalizar o trabalho dos catadores, que atualmente são responsáveis por 90% do material reciclável coletado no país. Hoje são 500 cooperativas e 60 mil catadores. Por isto, a coleta seletiva solidária constitui um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável. 4º- Educação Ambiental. A PNRS aponta entre seus objetivos, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos sólidos e a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos. Indica também a diminuição do uso dos recursos naturais como a água e energia no processo de produção de novos produtos, o aumento da reciclagem no país, a promoção da inclusão social e a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis, entre outras ações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EM CIDADE DO MS
Ford Fiesta colide em motociclista, foge sem prestar socorro, mas deixa para-choque com placa
EM CIDADE DO MS
Em MS, Estudante de medicina morre após jogar partida de futebol
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
FÁTIMA DO SUL E CAARAPÓ - POLÍCIA CIVIL
Ação conjunta da PC de Fátima do Sul e Caarapó prendem em flagrante filho que extorquia própria mãe
JARDIM - MS - CARNAVAL CANCELADO
Assim como Bonito, Prefeitura de Jardim também prefere usar dinheiro do Carnaval para outros fins
IVINHEMA - FATALIDADE
Homem morre durante Missa na Matriz em Ivinhema
MINISTRA CONFIRMA PRESENÇA
Ministra Tereza Cristina participa do Showtec 2019 que acontece em Maracaju
CAMPO BELO RESORT - VEJA OS PACOTES
Campo Belo, o Resort mais incrível do interior de SP vai entrar no clima do Queen!, Confira aqui
VEJA SE SEU CELULAR É PIRATA
Saiba como consultar se seu aparelho é pirata - 1,4 mil celulares piratas serão bloqueados em MS