Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Ponta Porã - tradição guerra d'água

Fonteira Folia divulga regras básicas para “Guerra d’água em Ponta Porã

Paraguai estará realizando a Fronteira Folia, com dois dias de animação

11 Fev 2015 - 17h06Por Porã News

Ponta Porã cidade localizada a sudoeste de Mato Grosso do Sul, fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai estará realizando a Fronteira Folia, com dois dias de animação destacando e resgatando o Carnaval de Rua.

foto_3_guerra_dagua

A Fronteira Folia 2015 realizada pela Prefeitura de Ponta Porã e Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores que estarão oferecendo apoio logístico, para manifestação da Guerra d’Água, durante os dois dias de folia, premiando os grupos participantes, que realizarem a inscrição e seguirão algumas regras básicas de conduta elaborada pela Comissão Organizadora da Fronteira Folia 2015.

Durante as inscrições cada bloco receberá da organização do evento uma quantia de balões, além de orientação a respeito do regulamento da Guerra d’água e uma camiseta ao líder da equipe. As regras básicas de conduta orienta aos foliões,  que a guerra d’água é uma tradição criada na fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero – PY, como uma manifestação popular voluntária que busca a integração entre as pessoas que aderirem a brincadeira. Determina o local designado por lei que será na Avenida Brasil defronte ao Posto Policial até na esquina com O Banco do Brasil. nos sentidos Bairro/Centro, Centro/Bairro. E somente nesse lugar será permitida a brincadeira que consiste em jogar água limpa com “balõezinhos” ou outros recipientes de forma que não venha agredir a terceiro causando-lhe lesões, e terá inicio das 13 horas às 17 horas no domingo do carnaval e na terça-feira. Aquele que causar danos de qualquer espécie a terceiros terá por obrigação de reparar, ou seja, quebrar vidros de carros, retrovisor, amassarem lataria, ou danos em residência será denunciado aos órgãos policiais competentes para as devidas providencias. A Polícia Militar de Ponta Porã e a Guarda Civil Municipal farão a devida manutenção da ordem e aquele que infringir responderá pelos seus atos materialmente e criminalmente. A organização do evento não se responsabilizará por danos causados por outrem, cada um responde pelos seus atos. A organização comunicará aos órgãos policiais qualquer ato que venha causar algum tipo de danos material, física e moralmente aos participantes. Todos os participantes serão conhecedores dos riscos que possa vir a sofrer ao serem atingidos pelos balões. Faixas contendo alerta sobre o local da guerra d’água serão afixados no local, bem como o início e o término do mesmo.

A organização da Fronteira Folia 2015 lembra ainda que a regra será divulgada amplamente na imprensa para que todos possam ter ciência e conhecimento do presente regulamento. As 03 equipes melhor organizadas, mais animadas e que respeitem as regras básicas serão premiada com troféus.

Tradição símbolo do Carnaval da Fronteira

A Guerra d’água como ficou conhecida é uma tradicional manifestação popular na fronteira entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), sendo destaque em diversos meios de comunicação de todo pais.

É um evento onde os foliões aproveitam dois dias de carnaval, sempre no domingo e terça-feira, de 13 às 17 horas, reunido grupo de amigos e familiares para brincar através de balões com água, que são atiradas em grupos participantes.

A manifestação popular chegou a ser contestada em anos anteriores, quando era permitida sua realização em toda região de Ponta Porã. Após inúmeras ocorrências,  reuniões e reavaliação teve seu espaço limitado apenas na Avenida Brasil, cuja Lei Municipal 3188/2001, determina o trajeto entre a Guia Lopes e Sete de Setembro, e o acompanhamento da segurança pública.

Desde então participam apenas os foliões e grupos, envolvidos na guerra d’água, aquele que se excede é retirado da brincadeira e pode responder a penalidades previstas em Lei. É proibido, por exemplo, encher balões com água suja, tinta ou material que pode comprometer a integridade física do participante, o cidadão que for pego cometendo tais infrações pode ser detido pela polícia.

Os grupos interessados em participar da Guerra d’Água na Fronteira Folia, deverão fazer suas inscrições gratuitamente, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, em horário comercial, na Avenida Brasil-centro (ao lado da Agência dos Correios).

Maiores informações 67-3431-4169.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho