Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
TRABALHO ESCRAVO

Em MS, 46 mil crianças e adolescentes estão em situação de trabalho escravo

Segundo a campanha, crianças até 13 anos, são completamente proibidos de trabalhar.

13 Jun 2017 - 08h00Por Top mídia news

"Trabalhei desde pequeno, nunca morri" ou ainda "é melhor estar trabalhando do que roubando e causando problemas", certamente você já deve ter escutado alguém dizendo isto a uma pessoa. Pois bem, este tipo de pensamento atualmente é considerado equivocado e um mito que destoa da realidade. Hoje, dia 12 de junho, é comemorado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e estima-se que 46 mil crianças e adolescentes estejam trabalhando em Mato Grosso do Sul.

Segundo a coordenadora do Combate ao Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e Emprego, Maristela Borges Saravi, os casos de trabalho infantil são detectados mais em cidades do interior, porém, apesar de difícil, é possível encontrar casos em Campo Grande também.

Maristela afirma que um dado feito em 2015, do PED, apontou que Mato Grosso do Sul teria 46 mil crianças e adolescentes trabalhando em situação de escravidão. Porém, a coordenadora pontua que, apesar do elevado número, a pesquisa considerou também aqueles adolescentes que trabalham como menor aprendiz.

"Mas os casos mais comuns que a gente encontra são de crianças e adolescentes que trabalham em lava-jatos, feiras e borracharias. O Ministério do Trabalho fez uma batida em 188 oficinas de borracharia, entre maio e junho, e nós encontramos 22 crianças e adolescentes trabalhando nestas condições, onde o ideal seria que estivessem estudando ou desenvolvendo atividades lúdicas referentes a infância do que trabalhando".

Para a coordenadora, os pensamentos citados inicialmente na matéria já não correspondem com a realidade. "É um mito pensar desta maneira. E nós falamos que quem diz isto foi atingindo triplamente. Primeiramente, porque não a infância que é uma etapa essencial para vida. Na fase adulta, em razão de não ter tido a primeira etapa, pode ter pedido oportunidades de conseguir bons empregos e, na velhice, fica um sentimento de algo que não teve e que não se pode recuperar. Então, a gente divulga essa campanha para as pessoas terem mais conscientização".

O trabalho infantil

Izildina Neto Bueno Barbosa, técnica em referência do Programa de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil da Sedhast, diz que hoje o trabalho infantil é difícil de ser detectado pela população, porque entende este tipo de trabalho por uma questão cultural. "Por exemplo, um tipo de trabalho que pode ser enquadrado seria aquele menino que vende queijo na rua. As pessoas não se dão conta que isto é um trabalho infantil. Por isso a gente precisa combater".

A técnica afirma que a Sedhast realiza um novo levantamento para obter um novo diagnóstico sobre esta questão. "Nós faremos um trabalho quantitativo e qualitativo para identificar melhor esses casos", finaliza.

Informativo

Segundo a campanha, crianças até 13 anos, são completamente proibidos de trabalhar.

De 14 e 15 anos - é permitido o trabalho como menor aprendiz, mas é obrigatório que o adolescente esteja na escola. No caso que não tenha concluído o ensino médio, é necessário que esteja matriculado em curso de aprendizagem profissional e que esteja com os direitos formais trabalhistas garantidos (Lei da Aprendizagem n° 10.097/2000).

De 16 e 17 anos - permitido como empregado aprendiz, estagiário ou autônomo. Proibido para atividades noturnas, insalubres ou perigosas (Decreto n° 6.841/2008).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação