Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 20 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
UNIGRAN DOURADOS - PALESTRA

Engenheiro da Ford ministra palestra sobre indústria automotiva na UNIGRAN Dourados

Engenheiro da Ford ministra palestra sobre indústria automotiva na UNIGRAN Dourados

8 Mai 2019 - 11h01Por UNIGRAN / ASSESSORIA

A V Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica – SEMEC da UNIGRAN difundiu e promoveu a troca de experiências e conhecimento técnico entre profissionais, estudantes e pesquisadores da área. O evento trouxe palestrantes de diversas empresas e instituições, que expuseram novas experiências, atuação profissional.

O convidado para ministrar a palestra de abertura foi o engenheiro mecânico da Ford, Roberto Morinaga, que abordou ‘A Engenharia na Indústria Automotiva – criação de produtos e seus desafios’. Morinaga apresentou dois aspectos da indústria automotiva: a questão de inovações e tendências de novos negócios e ainda sobre o setor automotivo pelo viés de como fazer carro nas últimas décadas no Brasil.

“Neste ano, houve uma estruturação global na cadeia de comando da Ford em que se definiu esses dois pilares. A discussão dentro da companhia envolve carros autônomos, como o carro elétrico e uma estratégia do Big Data e a parte analítica do que fazer com os dados massivos”, mencionou.

Durante a palestra, o engenheiro mecânico motivou os estudantes para atuação no setor automotivo, principalmente na área de desenvolvimento de produto. Há quase 20 anos trabalhando na companhia, hoje Roberto Morinaga faz parte do centro de criação de produtos da Ford. “As grandes empresas no mundo inteiro estão indo no caminho da sustentabilidade, quando temos um carro totalmente elétrico. Hoje o carro híbrido já é uma realidade, mas a questão de mobilidade exige que um carro elétrico seja autônomo também”, disse.

No país, o palestrante afirma que vê uma viabilidade de ter um carro híbrido, que é uma “solução verde”. “Os carros Flex-fuel a álcool são uma solução limpa. Aqui no Brasil existe uma tendência de ficar no carro híbrido e, de uma forma um pouco menos acelerada, migrarmos para o carro elétrico, porque exige-se uma infraestrutura que não temos aqui por enquanto e demora, tem que ter estradas capacitadas para permitir que o usuário possa fazer o abastecimento elétrico, por exemplo”, ressaltou.

Por outro lado, Morinaga destacou outras tecnologias no Brasil como de Inteligência Artificial. “Uma Ranger e um Fusion que tem aqui em nosso país, por exemplo, se o motorista estiver com o carro andando em uma estrada e dormir, sair da pista, esses carros têm um sistema de controle em que o volante vibra e tende a voltar na faixa. Outro sistema interessante é que o motorista consegue determinar a quê distância de segurança quer ficar do carro que está na frente, se quer ficar a 30 metros, por exemplo, se estiver a 29 metros, o carro vai frear automaticamente”, citou.

Para os futuros profissionais, Roberto Morinaga deu algumas dicas, como saber se comunicar, aprender rápido, mas a principal é falar em inglês. “Os produtos que foram lançados nos últimos anos pelas montadoras são projetos globais, isso significa que precisa trabalhar com o mundo inteiro. Eu trabalhei com a Rússia, China, Austrália, toda a Europa e Estados Unidos, então o mercado automotivo exige que, pelo menos os engenheiros, tenham fluência em inglês”, ponderou.

Para finalizar, o palestrante enfatizou que os próximos cinco anos da indústria automobilística, em termos tecnológicos, prometem. “Ela vai demorar só cinco anos para dar o mesmo salto que ela demorou 80 anos para dar de uma rapidez nunca vista no passado”, considerou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS - JORNADA
XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia da UNIGRAN inicia nesta segunda-feira em Dourados
DOURADOS - EXPOAGRO
Hoje tem show de Bruno & Marrone a última atração da 55ª Expoagro
DOURADOS - UNIGRAN DECOR 2019
UNIGRAN Decor 2019 abre as portas para visitação na antiga mansão Garcete em Dourados
DOURADOS - ACIDENTE FATAL
Motociclista morre após invadir preferencial e bater em ônibus na saída de Dourados para Itaporã
UNIGRAN DOURADOS - DIA FOI DELAS
UNIGRAN emociona mães durante a campanha 'Minha mãe merece o melhor'
UNIGRAN DOURADOS - ENEM 2019
Com inscrições abertas até sexta, Enem pode realizar o sonho da graduação
UNIGRAN - DOURADOS - VESTIBULAR DE INVERNO
Vestibular de Inverno na UNIGRAN para Publicidade e Propaganda com inscrições abertas em Dourados
UNIGRAN DECOR 2019 - DOURADOS
Ícone do paisagismo brasileiro Benedito Abbud assina ambiente na UNIGRAN Decor 2019
UNIGRAN DOURADOS - FISIOTERAPIA
Projeto que acompanha pacientes oncológicos é feito por acadêmicos de Fisioterapia da UNIGRAN
SELVAGERIA
Grávida perde bebê depois de negar relações sexuais e ser espancada pelo marido em Dourados