Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 6 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS

Com curso de Nutrição da UNIGRAN, Projeto Vida Saudável encerra atividades de 2019 com balanço posit

Com curso de Nutrição da UNIGRAN, Projeto Vida Saudável encerra atividades de 2019 com balanço positivo

27 Nov 2019 - 08h11Por UNIGRAN / ASSESSORIA

Com início no mês de agosto, o Projeto Vida Saudável encerra as atividades do semestre cumprindo o objetivo de promover estratégias para a adoção de hábitos saudáveis em mulheres com sobrepeso e obesidade atendidas pela Estratégia de Saúde da Família – ESF Vila Operária, em Nova Andradina – MS. O relatório final aponta perda de peso totalizando 15kg. As acadêmicas de Nutrição da UNIGRAN participaram do Projeto com orientações e acompanhamentos sobre alimentação saudável em três encontros, sob a orientação e supervisão da professora Juliana Barros de Almeida.

No encerramento, as estudantes abordaram sobre as ‘Dietas da moda’ com a comunidade assistida. As alunas separaram um Top 5 com mitos e verdades sobre a dieta dos alimentos termogênicos, low carb, jejum intermitente, sucos detox e água com limão.

Conforme Juliana Barros, o projeto possibilitou o acesso a informações sobre alimentação saudável e ainda, a aproximação dos estudantes com a comunidade. “A realização de projetos de extensão como esse é gratificante, pois permite aos acadêmicos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de vivenciarem a dinâmica da realização de atividades na comunidade, por outro lado, colabora com a sociedade, buscando suprir uma necessidade demandada”, ressalta.

A médica clínica geral da ESF, Marina Lanzarini, uma das coordenadoras do Projeto, menciona que a iniciativa partiu após a equipe perceber a grande porcentagem de pacientes com excesso de peso. “Contamos com diversos profissionais de saúde para nos apoiar, a nutricionista Juliana e suas acadêmicas foram de enorme benefício para o Projeto Vida Saudável, pois conseguiram orientar de forma dinâmica para o grupo a maneira ideal de se alimentar, a importância do consumo de frutas, vegetais e muita água”, garante.

“Tivemos o resultado esperado que foi a perda de peso de maneira saudável, com orientações adequadas”, enfatiza a médica. Lanzarini destaca ainda, o apoio em equipe, com auxílio na oferta de diversas ações, como atividades físicas, boxe e terapias tradicionais como auriculoterapia, ventosa terapia, apoio psicológico e fisioterápico.

Moradora do bairro, a estudante universitária Simoni Vitorino Quevedo participou do projeto desde o início. “Foi muito bom, tivemos o acompanhamento psicológico e muitos ensinamentos de como ter uma alimentação saudável. Nós todas estávamos acima do peso, mudamos nossa rotina, além das amizades que fizemos”, menciona.

Simoni relata que as participantes mudaram a rotina diária em suas vidas após os encontros. “Colocamos em nossa rotina a caminhada, aprendemos a fazer exercícios em casa, cortamos o refrigerante e trocamos pelo suco, fizemos adaptações na alimentação, como comer mais frutas e verduras, aprendemos receitas fit. Foi ótimo, vou continuar com a reeducação alimentar”, garante.

Ao todo foram 12 participantes. Das seis que concluíram o projeto, cinco tiveram perda de peso de 1,5kg à 5,400kg, totalizando 15kg eliminados. Houve ainda a diminuição da circunferência abdominal (CA) de 2 a 5cm e redução do Índice de Massa Corporal – IMC.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

HOSPITAL DA VIDA - DOURADOS - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News/Arquivo CASO DE POLÍCIA
Homem é esfaqueado no peito e pescoço, ele foi levado gravemente ao Hospital da Vida
FOTOS: UNIGRAN - ASSESSORIA UNIGRAN DOURADOS
TCCs de Fisioterapia da UNIGRAN exploram temas que impactam na qualidade de vida da população
PENITENCIÁRIA DE DOURADOS - FOTO: AGEPEN AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Penitenciária de Dourados conclui reforma de área destinada a acolhimento de familiares de detentos
Camada de gelo se forma em Dourados e morador registra madrugada congelante
Fotos: Victor Arguelho/Vice-governadoria AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com parceria do Governo de MS, aldeias de Dourados são contempladas com 2 caminhões-pipa

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório
Policial
Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Policial
Jovem é preso suspeito de matar a própria mãe em Glória de Dourados