Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de janeiro de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER BET
UNIGRAN DOURADOS

Com curso de Nutrição da UNIGRAN, Projeto Vida Saudável encerra atividades de 2019 com balanço posit

Com curso de Nutrição da UNIGRAN, Projeto Vida Saudável encerra atividades de 2019 com balanço positivo

27 Nov 2019 - 08h11Por UNIGRAN / ASSESSORIA

Com início no mês de agosto, o Projeto Vida Saudável encerra as atividades do semestre cumprindo o objetivo de promover estratégias para a adoção de hábitos saudáveis em mulheres com sobrepeso e obesidade atendidas pela Estratégia de Saúde da Família – ESF Vila Operária, em Nova Andradina – MS. O relatório final aponta perda de peso totalizando 15kg. As acadêmicas de Nutrição da UNIGRAN participaram do Projeto com orientações e acompanhamentos sobre alimentação saudável em três encontros, sob a orientação e supervisão da professora Juliana Barros de Almeida.

No encerramento, as estudantes abordaram sobre as ‘Dietas da moda’ com a comunidade assistida. As alunas separaram um Top 5 com mitos e verdades sobre a dieta dos alimentos termogênicos, low carb, jejum intermitente, sucos detox e água com limão.

Conforme Juliana Barros, o projeto possibilitou o acesso a informações sobre alimentação saudável e ainda, a aproximação dos estudantes com a comunidade. “A realização de projetos de extensão como esse é gratificante, pois permite aos acadêmicos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de vivenciarem a dinâmica da realização de atividades na comunidade, por outro lado, colabora com a sociedade, buscando suprir uma necessidade demandada”, ressalta.

A médica clínica geral da ESF, Marina Lanzarini, uma das coordenadoras do Projeto, menciona que a iniciativa partiu após a equipe perceber a grande porcentagem de pacientes com excesso de peso. “Contamos com diversos profissionais de saúde para nos apoiar, a nutricionista Juliana e suas acadêmicas foram de enorme benefício para o Projeto Vida Saudável, pois conseguiram orientar de forma dinâmica para o grupo a maneira ideal de se alimentar, a importância do consumo de frutas, vegetais e muita água”, garante.

“Tivemos o resultado esperado que foi a perda de peso de maneira saudável, com orientações adequadas”, enfatiza a médica. Lanzarini destaca ainda, o apoio em equipe, com auxílio na oferta de diversas ações, como atividades físicas, boxe e terapias tradicionais como auriculoterapia, ventosa terapia, apoio psicológico e fisioterápico.

Moradora do bairro, a estudante universitária Simoni Vitorino Quevedo participou do projeto desde o início. “Foi muito bom, tivemos o acompanhamento psicológico e muitos ensinamentos de como ter uma alimentação saudável. Nós todas estávamos acima do peso, mudamos nossa rotina, além das amizades que fizemos”, menciona.

Simoni relata que as participantes mudaram a rotina diária em suas vidas após os encontros. “Colocamos em nossa rotina a caminhada, aprendemos a fazer exercícios em casa, cortamos o refrigerante e trocamos pelo suco, fizemos adaptações na alimentação, como comer mais frutas e verduras, aprendemos receitas fit. Foi ótimo, vou continuar com a reeducação alimentar”, garante.

Ao todo foram 12 participantes. Das seis que concluíram o projeto, cinco tiveram perda de peso de 1,5kg à 5,400kg, totalizando 15kg eliminados. Houve ainda a diminuição da circunferência abdominal (CA) de 2 a 5cm e redução do Índice de Massa Corporal – IMC.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - VENDAVAL
Vendaval derruba árvore, destelha casas e deixa uma pessoa ferida em Dourados
DOURADOS E REGIÃO
Inscrições abertas para o Curso de Marketing Digital para empresário em Dourados
DOURADOS - POLÍTICA
Barbosinha reforça importância da união política em benefício de Dourados
DOURADOS - UNIGRAN
Engenharia Civil da UNIGRAN tem publicação em revista nacional e aprovações em mestrados
ACIDENTE FATAL
Jovem morre após ter perfuração no intestino em acidente na BR-262 em MS
EXPOAGRO 2020
Expoagro confirma as duas primeiras atrações de 2020
TRAGEDIA NA RODOVIA
Pai e filha, moradores de Dourados, morrem em acidente no Paraná
DOURADOS - ASSASSINATO
Após briga de vizinhos por causa de porta, homem é morto com facada em Dourados
ALCOOL
Mãe é agredida pela própria filha com socos e chutes em Dourados
DOURADOS - UNIGRAN
Acadêmicos da Unigran podem usar a ID Estudantil, Confira como baixar e se cadastrar