Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 9 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS - FISIOTERAPIA

Calouros de Fisioterapia da UNIGRAN participam de aulas com metodologias ativas

Calouros de Fisioterapia da UNIGRAN participam de aulas com metodologias ativas

24 Abr 2019 - 09h24Por UNIGRAN / ASSESSORIA

Os acadêmicos dos primeiros semestres integral e noturno de Fisioterapia da UNIGRAN participaram, na última semana, de aulas com a utilização de metodologias ativas. A atividade foi coordenada pela professora Ângela Midori, na disciplina de História e Deontologia da Fisioterapia, e consistiu na formação de grupos que pesquisaram uma área de atuação do profissional, bem como os recursos e equipamentos utilizados nela, e a apresentação sobre o funcionamento por meio de uma maquete.

A utilização de metodologias ativas pelos docentes na UNIGRAN foi intensificada a partir da iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Extensão, que trouxe o professor doutor Ricardo Ramos Fragelli para uma palestra que inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.

Durante a palestra, Fragelli apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culminando no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.

A professora Ângela Midori explicou que a apresentação de recursos terapêuticos de áreas de atuação da Fisioterapia faz parte do conteúdo da disciplina para que os alunos possam pesquisar e conhecê-las. “Essa metodologia foi utilizada como um incentivo para proporcionar uma pesquisa mais lúdica e interativa e para que despertasse neles outros sentidos além do visual, da escrita ou da apresentação oral. Com ela, eles puderam sentir como é a forma dos objetos, se atentaram aos detalhes, às cores e ao funcionamento, o que enriqueceu o aprendizado. A maioria dos grupos se sobressaiu e foi além do que tínhamos proposto, tornando o resultado muito satisfatório”, disse.

A aluna Maria Eduarda Azambuja Voigtlander destacou a contribuição da atividade para o aprendizado. “Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e isso contribuiu muito mais na absorção do conhecimento. Confeccionar as maquetes nos obrigou a aprofundar a pesquisa e ajudou a dominar o conteúdo para que pudéssemos fazer a apresentação. Outro ponto interessante é que os próprios alunos foram explicando sobre o funcionamento dos aparelhos e equipamentos e isso tornou a aula mais interessante e participativa”, apontou.

Os trabalhos apresentados abordaram sobre as áreas de Fisioterapia: Dermatofuncional, Fisioterapia do trabalho, Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Neurofuncional, Pilates e Hidroterapia.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

HOSPITAL DA VIDA - DOURADOS - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News/Arquivo CASO DE POLÍCIA
Homem é esfaqueado no peito e pescoço, ele foi levado gravemente ao Hospital da Vida
FOTOS: UNIGRAN - ASSESSORIA UNIGRAN DOURADOS
TCCs de Fisioterapia da UNIGRAN exploram temas que impactam na qualidade de vida da população
PENITENCIÁRIA DE DOURADOS - FOTO: AGEPEN AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Penitenciária de Dourados conclui reforma de área destinada a acolhimento de familiares de detentos
Camada de gelo se forma em Dourados e morador registra madrugada congelante
Fotos: Victor Arguelho/Vice-governadoria AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com parceria do Governo de MS, aldeias de Dourados são contempladas com 2 caminhões-pipa

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul
Carro ficou destruído em acidente que terminou com três mortes (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros).04 MORTES REGISTRADAS
Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete
IMAGEM: MONTAGEM TOP MÍDIA NEWSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Fazenda custeia translado de funcionários mortos em acidente com caminhonete
Fátima do Sul
MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
FOTO: Wendell Souza / AssessoriaVICENTINA - OBRAS
VICENTINA: Ponte aguardada há mais de 10 anos é concluída e beneficia moradores da região Três Irmãs