Os acadêmicos dos primeiros semestres integral e noturno de Fisioterapia da UNIGRAN participaram, na última semana, de aulas com a utilização de metodologias ativas. A atividade foi coordenada pela professora Ângela Midori, na disciplina de História e Deontologia da Fisioterapia, e consistiu na formação de grupos que pesquisaram uma área de atuação do profissional, bem como os recursos e equipamentos utilizados nela, e a apresentação sobre o funcionamento por meio de uma maquete.
A utilização de metodologias ativas pelos docentes na UNIGRAN foi intensificada a partir da iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Extensão, que trouxe o professor doutor Ricardo Ramos Fragelli para uma palestra que inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.
Durante a palestra, Fragelli apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culminando no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.
A professora Ângela Midori explicou que a apresentação de recursos terapêuticos de áreas de atuação da Fisioterapia faz parte do conteúdo da disciplina para que os alunos possam pesquisar e conhecê-las. “Essa metodologia foi utilizada como um incentivo para proporcionar uma pesquisa mais lúdica e interativa e para que despertasse neles outros sentidos além do visual, da escrita ou da apresentação oral. Com ela, eles puderam sentir como é a forma dos objetos, se atentaram aos detalhes, às cores e ao funcionamento, o que enriqueceu o aprendizado. A maioria dos grupos se sobressaiu e foi além do que tínhamos proposto, tornando o resultado muito satisfatório”, disse.
A aluna Maria Eduarda Azambuja Voigtlander destacou a contribuição da atividade para o aprendizado. “Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e isso contribuiu muito mais na absorção do conhecimento. Confeccionar as maquetes nos obrigou a aprofundar a pesquisa e ajudou a dominar o conteúdo para que pudéssemos fazer a apresentação. Outro ponto interessante é que os próprios alunos foram explicando sobre o funcionamento dos aparelhos e equipamentos e isso tornou a aula mais interessante e participativa”, apontou.
Os trabalhos apresentados abordaram sobre as áreas de Fisioterapia: Dermatofuncional, Fisioterapia do trabalho, Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Neurofuncional, Pilates e Hidroterapia.





Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Homem é esfaqueado no peito e pescoço, ele foi levado gravemente ao Hospital da Vida

TCCs de Fisioterapia da UNIGRAN exploram temas que impactam na qualidade de vida da população

Penitenciária de Dourados conclui reforma de área destinada a acolhimento de familiares de detentos

Camada de gelo se forma em Dourados e morador registra madrugada congelante

Com parceria do Governo de MS, aldeias de Dourados são contempladas com 2 caminhões-pipa
Mais Lidas

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete

Fazenda custeia translado de funcionários mortos em acidente com caminhonete

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
