Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL - DOADOR DE FÍGADO

Doador intervivo é recebido com festa em praça de Fátima do Sul

Carlos César Pereira Quirino, que doou 62% do fígado ao estudante Zeca Moreno Ferreira

2 Out 2015 - 07h44Por O PROGRESSO

Em fim de tarde de grande emoção, moradores de Fátima do Sul foram à praça central receber Carlos César Pereira Quirino, o jovem que doou 62% do fígado ao estudante Zeca Moreno Ferreira, depois que tomou conhecimento que o repector sofria com uma doença grave e que somente o transplante poderia melhorar sua qualidade de vida. A cirurgia, de elevado risco, para retirar quase 70% do fígado do doador e, imediatamente, transplantar no receptor, ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, deixando centenas de famílias de Fátima do Sul e de Vicentina em oração pela recuperação dos pacientes.

Poucos dias depois de doar 62% do fígado, Carlos César Pereira Quirino deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio-Libanês e seguiu para o apartamento onde concluiu a recuperação. Na ferça-feira, ele recebeu alta médica em São Paulo e retornou para Fátima do Sul, ao lado da esposa Hellen, onde foi recebido com festa pelos familiares dele e do médico José Durando Ferreira e de Eliza Ferreira, pais do receptor Zeca Moreno.

A chegada de Carlinhos foi marcada pela emoção dos amigos e familiares, que enxergaram no gesto dele um ato de amor ao próximo. De humildade e caridade sem limites, Carlos César Pereira Quirino afirmou que estava feliz em poder ajudar o próximo e garantiu que, se fosse preciso, faria tudo novamente para que o amigo Zeca Moreno pudesse ter mais qualidade de vida.

As pessoas que foram à praça receberam Carlos César Pereira Quirino com faixas e cartazes de agradecimento não apenas por ter contribuído com a vida de Zeca Moreno, mas, sobretudo, pelo desprendimento do doador em se oferecer para o transplante intervivo, mesmo sabendo que o procedimento seria de elevado risco. “Não tenho como agradecer o que o Carlinhos fez pelo meu filho, mas posso garantir que desde o momento em que ele se apresentou de forma voluntária como doador, eu estava ganhando num novo integrante na família”, enfatizou por telefone o médico José Durando Ferreira, que segue em São Paulo acompanhando a recuperação de Zeca Moreno, que segue internado no Hospital Sírio Libanês.

A mãe de Zeca Moreno, Eliza Ferreira, afirma que Carlinhos foi um anjo que Deus colocou na vida da família. “Nunca perdemos a fé que tudo iria se resolver, mas ficamos profundamente felizes quando o doador se apresentou com tanta fé, voluntariedade e amor”, revela Eliza. “Graças a Deus, a cirurgia foi um sucesso tanto para o Carlinhos quanto para o Zeca Moreno, que agora têm um laço de amizade ainda mais estreitos e estarão cada vez mais presentes nas nossas vidas”, completou Eliza Ferreira.

Os médicos do Grupo de Hepatologia e Transplante de Fígado do Hospital Sírio-Libanês também ficaram surpresos tanto com a recuperação de Carlinhos quanto de Zeca Moreno. Agora, a equipe está acompanhando o cotidiano do receptor, reduzindo a dosagem dos medicamentos e monitorando essa fase de adaptação do organismo ao novo órgão. “Em breve, voltaremos para casa onde poderemos comemorar com os amigos e familiares de Fátima do Sul essa importante bênção”, celebra Eliza Ferreira.

Familiares de Carlos César Pereira Quirino cumprimentam o jovem pelo ato de doar parte do seu fígado para o estudante Zeca Moreno.  (Foto: Marcos Santos) Familiares de Carlos César Pereira Quirino cumprimentam o jovem pelo ato de doar parte do seu fígado para o estudante Zeca Moreno. (Foto: Marcos Santos)

Transplante

O transplante intervivo foi realizado depois que a juíza Rosângela Alves de Lima Fávero, da 2ª Vara Cível da Comarca de Fátima do Sul, atendeu pedido do doador e concedeu alvará judicial que foi apresentado aos médicos do Grupo de Hepatologia e Transplante de Fígado do Hospital Sírio-Libanês.

O transplante intervivo é amparado pelo Decreto 879/93, que regulamenta a Lei 8.489/92, sobretudo em seu Art. 4º que preconiza: o transplante será realizado sempre que não existir outro meio de prolongamento, ou melhora na qualidade de vida e saúde do indivíduo.

Ao mesmo tempo, o parágrafo 3º do Art. 9º da Lei nº 9.434/1997, é taxativo: só é permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo, para fins terapêuticos ou para transplantes quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo cuja retirada não impeça o organismo do doador de continuar vivendo sem risco para a sua integridade.

Prefeito Júnior Vasconcelos cumprimenta Carlos César Pereira Quirino no retorno dele à Fátima do Sul, após doar parte do fígado. (Foto: Marcos Santos) Prefeito Júnior Vasconcelos cumprimenta Carlos César Pereira Quirino no retorno dele à Fátima do Sul, após doar parte do fígado. (Foto: Marcos Santos)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS