Menu
segunda, 18 de março de 2024
Busca!
Voo saiu de Burkina Fasso, na África

Destroços de avião que levava 116 pessoas são encontrados no Mali

Mapa mostra trajeto do voo AH5017, que partiu de Uagadugu, capital de Burkina Faso

24 Jul 2014 - 14h32Por Uol
Mapa mostra trajeto do voo AH5017, que partiu de Uagadugu, capital de Burkina Faso, em direção a Argel, capital da Argélia. De acordo com autoridades aéreas, o avião da empresa espanhola Swiftair estava com 116 pessoas a bordo. Ainda não há informações sobre mortos ou feridos Arte UOL

Equipes francesas estacionadas no Mali localizaram nesta quinta-feira (24) os destroços do avião da companhia aérea Air Algérie que havia sumido dos radares 50 minutos após a decolagem. O voo AH5017 havia partido de Uagadugu, capital de Burkina Fasso, em direção a Argel, capital argelina.

Os destroços foram encontrados em Tilemsi, no meio do caminho entre as cidades de Gao e Kidal, uma zona desértica de acesso difícil. 

"Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algérie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem", anunciou a companhia aérea, cujas informações foram divulgadas pela APS, agência estatal de notícias da Argélia. 

Segundo a companhia aérea espanhola Swiftair, dona do McDonnell Douglas MD-83, estavam a bordo 110 passageiros e seis tripulantes.

A Swiftair informou em nota que o avião partiu a 1h17 (22h17 em Brasília) e deveria ter pousado na Argélia às 5h10. A trajetória do voo AH5017 não estava imediatamente clara.

De acordo com o ministro dos Transportes de Burkina Fasso, Jean Bertin Ouedrago, o piloto do AH5017 pediu para mudar de rota à 1h38 por causa de uma tempestade. O avião enviou sua última mensagem por volta de 1h30, quando fez a solicitação ao controle aéreo de Níger, justificando que havia fortes chuvas na região.

Ampliar

Avião cai em Taiwan durante pouso de emergência

23.jul.2014 - Veículo é coberto por destroços de avião que caiu em Taiwan durante uma tentativa fracassada de pouso de emergência. Ao menos 47 pessoas morreram no acidente. A aeronave da companhia aérea TransAsia Airways caiu nas ilhas Penghu. O voo GE 222 levava 54 passageiros e quatro tripulantes de Kaohsiung para Magon. Wong Yao-wen/AP

Um diplomata em Bamaco (capital do Mali) afirmou que uma forte tempestade de areia atingiu o norte malinês, região que está na rota de voo do avião, durante a noite.

As autoridades argelinas informaram que seu último contato com o voo se deu a 1h55 quando o avião passava por Gao (Mali) e sumiu dos radares.

Autoridades de aviação de Burkina Faso, Mali, Níger, Argélia e Espanha também participavam das buscas.

Burkina Faso fica ao sul da Argélia, e suas capitais estão distantes em uma linha quase reta passando pelo Mali --o norte do país enfrenta conflitos envolvendo islâmicos ligados à Al Qaeda e separatistas Tuareg.

Lista de passageiros tem 14 nacionalidades

O ministro Jean Bertin Ouedrago afirmou que estavam no avião 51 franceses, 27 burquinenses, oito libaneses, cinco canadenses, seis argelinos, quatro alemães, dois luxemburgueses, um suíço, um belga, um ucraniano, um egípcio, um nigeriano, um camaronês e um malinês. Os seis tripulantes são espanhóis.

Avião da Argélia com 116 a bordo cai no Mali

O incidente é mais uma na sequência de ocorrências aéreas internacionais dos últimos dias. Na semana passada, um avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas  (a maioria cidadãos da Holanda) caiu no leste da Ucrânia quando voava de Amsterdam (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia). O governo dos Estados Unidos acusa separatistas pró-Rússia que controlam a região de terem derrubado o Boeing  777 que fazia o voo MH17.

Na quarta (24), um avião da TransAsia Airways caiu nas ilhas Penghu, em Taiwan, com 58 pessoas (a maioria de Taiwan)–ao menos 48 morreram. O avião que fazia o voo GE222 tentava fazer um pouso de emergência quando caiu. Ainda não há confirmações sobre as causas do acidente, mas acredita-se que a passagem do tufão Matmo pela região tenha complicado as condições de tráfego aéreo. (Com agências internacionais)

Leia Também

ERALDO JORGE LEITE - PREFEITO DE JATEÍ - FOTO: - Antonio Neres (https://mswebradio.com.br/) JATEÍ E SUA HISTÓRIA
Prefeito Eraldo Jorge Leite: O Visionário de Jateí
DEPUTADA MARA CASEIRO - PSDB - FOTO: VICTOR CHILENO AÇÕES DEPUTADA MARA CASEIRO
Transporte de agentes é necessidade para a saúde de Caarapó, diz Mara Caseiro
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SEGUNDOUU com sorteio de cesta, e muitas OFERTAS no Jorge Mercado em Fátima do Sul
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
TRABALHO: Semana começa com mais de 4,3 mil vagas de empregos em 23 cidades de MS; CONFIRA
Fotos: Ricardo Agra/SED AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Tecnologia auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS

Mais Lidas

Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul da Adeus a Luci Carvalho, família informa sobre velório
Dias 14, 15 e 16 de Março
Pé Legal Calçados de Fátima do Sul apresenta: O 1° Torra Torra - tudo pela metade do preço
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - FOTOS
Rodrigo Garib é anunciado como pré-candidato a prefeito pelo PP em Fátima do Sul, veja FOTOS