Menu
prefeitura VICENTINA Março 2019
quarta, 20 de março de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Glória de Dourados

ACS vão colaborar na conscientização da coleta seletiva em Glória de Dourados

Em reunião realizada na UEMS de Glória de Dourados, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

31 Out 2013 - 08h40Por Demerval Nogueira / Fátima News

Em reunião realizada na UEMS de Glória de Dourados, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram conclamados a colaborar com a coleta seletiva. A solicitação partiu da diretora do Departamento Municipal de Resíduos Sólidos (DMRS), Maria Aparecida da Silva Moura. Durante a reunião ficou acertado que os Agentes de Saúde vão levar as informações necessárias aos moradores de Glória de Dourados e do distrito de Guassulândia, informando tudo a respeito da coleta seletiva e a necessidade de separar o lixo reciclável do orgânico, dentro do seu respectivo setor de atuação.

Cidinha Moura falou sobre o calendário que foi confeccionado especialmente para lembrar aos moradores, os dias em que o veículo recolhe os materiais recicláveis. O calendário aponta: às terças-feiras, lado nascente da cidade, às quartas-feiras, lado poente, ambos os dias incluem a Vila Industrial. Nesses dias da semana, não se deve colocar o lixo orgânico, chamado de úmido, na lixeira, somente o lixo reciclável, chamado de lixo seco.

Cidinha Moura explicou detalhadamente sobre a reimplantação da coleta seletiva, a entrega dos sacos plásticos, a participação da população na coleta seletiva, a importância de separar o lixo seco do lixo úmido, a poluição que o lixo causa, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é um planejamento que o município faz para um período de 20 anos, com revisões pelo menos a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar.

A diretora do DMRS esclareceu sobre a Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei estabelece o prazo de 02 de agosto de 2014, para todos os municípios brasileiros acabarem com os lixões a céu aberto, devendo até essa data, depositarem os lixos não recicláveis, os chamados rejeitos, em aterros sanitários. Cidinha Moura informou que o aterro sanitário do município estará funcionando até o final deste ano, ou no máximo tardar, início da temporada de 2014.

Conforme informações da diretora do DMRS, Glória de Dourados produz 10 mil quilos de lixo por dia, mas, somente 1.400 quilos, semanalmente, são recolhidos de lixo reciclável, sendo um total de 233 quilos de lixo reciclado por dia. “Nós precisamos avançar muito sobre a concepção da reciclagem. São poucos moradores que aderiram a essa idéia e, precisamos aprofundar muito mais, por isto, estamos conclamando aos ACS, para que participem conosco nesta missão de conscientização, porque ela é extremamente necessária e até mesmo, obrigatória para preservarmos o meio ambiente, o nosso habitat”, disse Cidinha, que vê pouca participação e empenho da população, numa causa nobre.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DEPUTADO JAMILSON
Deputado Jamilson Name propõe corte de ICMS sobre matéria-prima para alimentos
PROJETO NA BANCADA FEDERAL
Projeto da deputada Rose Modesto aumenta tempo de prisão para feminicídio
E AÍ JÁ PREPAROU AS BLUSAS???
Frente fria chega em MS nesta quarta (20)
AÇÃO PARLAMENTAR - ONEVAN DE MATOS
Trabalho de Onevan foi fundamental, Reitor anuncia implantação de novo curso na UFMS de Naviraí
EM CAMPO GRANDE - ROSE MODESTO
Rose Modesto leva debate sobre prevenção e combate a violência contra mulher para Sarau Solidário
NÃO QUERIAM FRIO...!!!
Outono chega em 6 dias e previsão é de frio abaixo de 5ºC durante estação em MS
SEM FILA E SEM ESTRESSE
#SemEstresse: sofre com o mal de ficar horas nas filas lotéricas? Veja como se livrar delas
ARTIGO DA SEMANA
ARTIGO: 'Transforme erros em acertos', por Luciano Gazola
AÇÕES PARLAMENTARES
Jamilson Name solicita obras para maior segurança dos ciclistas da Capital
LOTERIAS
Comemore os R$ 24 milhões da Dupla de Páscoa com um gostinho especial pelo mundo afora