Menu
SADER_FULL
segunda, 22 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

ZAV: Iagro capacita nova turma de veterinários dia 14 em Dourados

9 Out 2010 - 10h31

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) retoma na próxima semana a capacitação técnica a médicos veterinários da iniciativa privada para execução de ações na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV). O novo curso acontece dia 14 de outubro, quinta-feira, a partir das 8 horas na Iagro de Dourados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.  

 

 

          A primeira turma foi capacitada na manhã do dia 6, na Iagro Central, na Capital. Cerca de 25 profissionais participaram da capacitação que visa instruir os veterinários para a realizar ações até então executadas exclusivamente pelo serviço de defesa oficial. A partir de amanhã os credenciamentos já devem ser efetuados e os técnicos já estarão compartilhando ações como a vacinação contra febre aftosa, identificação individual de animais, inspeção e emissão de laudo de animais para trânsito fora da ZAV.

 

 

          O coordenador da ZAV e responsável pela capacitação, Luciano Chiochetta, repassou aos participantes um histórico sobre a origem da Zona de Alta Vigilância e as flexibilizações advindas do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura (DSA/Mapa), conforme nota técnica nº 55 publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de setembro de 2010.

 

 

          “Esses ajustes vêm para dar mais agilidade nos trabalhos principalmente no que diz respeito à quarentena, que a partir de agora passa a ser substituída pela vistoria técnica dos animais e posterior emissão do laudo de inspeção”, explicou Chiochetta.

 

 

          Para o veterinário e pecuarista Gean Paes, de Ponta Porã, o maior benefício está no ganho de tempo. “Para o produtor que está na ZAV a otimização dos negócios é importante e reduzir o tempo é um facilitador. Neste caso o produtor tem a opção de continuar programando a vacinação com a Iagro ou otimizar esse trabalho com um profissional terceirizado”, ponderou ele, que participou do curso esta manhã.

 

 

          A íntegra das considerações do Departamento de Saúde Animal do Mapa - Nota Técnica nº 55 - e a Instrução Normativa nº 63/2008 estão disponíveis no site da Iagro. Acesse www3.servicos.ms.gov.br/iagro_ged/pdf/1658_GED.pdf .

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOENÇA DO SÉCULO
Jovem que se jogou da ponte foi encontrado por pescador
MUITO TRISTE
Adolescente perde luta para o câncer e comove toda cidade
TRAGÉDIA
Neto de empresário de transportes morre atropelado por funcionário
CRUELDADE
Criança que estava desaparecida é encontrada morta. Padrasto confessou o crime
BARBÁRIE
Apos perder filha com câncer professora envolve com drogas e é assassinada
DESEMPREGO
Toyota anuncia fim do terceiro turno e demissões em Sorocaba e Porto Feliz
ABUSO SEXUAL
Famílias de jovens abusados sexualmente em estação fazem acordo com Supervia
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Lyris ameaça Agno e faz escândalo dizendo que ele é gay
FAMOSIDADES
Mulher de Eduardo Bolsonaro desativa conta no instagram em meio a polêmica com o marido
CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas