Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Produção de cordeiros em MS será discutida na Feira do Empreendedor

23 Jul 2010 - 13h59Por Fátima News

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta hoje, a partir das 20 horas, no Centro de Exposições Albano Franco, palestra de agronegócio na Feira do Empreendedor.

 

 

 

A Feira que segue até domingo, dia 25 de julho, com entrada gratuita, é realizada pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul (http://fe.sebraems.com.br) que se propõe oferecer oportunidades tanto para empresários quanto para quem planeja abrir seu próprio negócio. Várias palestras estão sendo apresentadas em diversas categorias como: tecnologia e internet, artesanato, comercio e serviços, gastronomia e alimentação, agronegócios, entre outros vários setores. 

 

 

 

A palestra de hoje a noite será proferida pelo pesquisador da Embrapa, Fernando Alvarenga Reis, que abordará os desafios da criação de ovinos em pastos tropicais. Em sua apresentação o pesquisador falará da produção de ovinocultura do ponto de vista empresarial.Questões como produção de carne, investimento no setor, genética animal e alimentação serão explanadas pelo especialista que pondera: " A ovinocultura carece de profissionalismo no que se refere à produção de carne". Para o pesquisador, há muitos investimentos na criação de animais de elite de raças específicas, sem contudo favorecer a condição genética do rebanho que poderá abastecer o mercado carente e demandante por cordeiros. 

 

 

 

Na palestra Fernando Reis  vai caracterizar a demanda e o padrão animal requerido pela industria e consumidor e focará a importância da carne de cordeiro, sua padronização, escala de produção e regularidade de oferta de animais para abate. A questão custo de produção e preços pagos pela precocidade e carcaças também serão mostrados. Para exemplificar preço de carcaça, um cordeiro até um ano de idade com carcaça acima de 20 quilos custa em torno de R$ 130 reais a arroba nas principais praças de São Paulo, já ovelhas e machos de mais idade, o valor chega a cair pela metade.

 

Outra abordagem de interesse do criador é do sistema de produção." Na ovinocultura não temos nada comparado aos bovinos como o Nelore, um animal rústico e criado a pasto. Nossas ovelhas são de origem lanada, como na região sul, ou deslanadas, da região nordeste", diz Fernando que comentará as limitações para criação a pasto no Brasil Central, vantagens, custo de produção e desafios.

 

 

 

Um dos aspectos na criação de ovinos em pastagem no Brasil Central, refere-se ao desempenho desses animais. Segundo Fernando, ovinos criados nas condições da maiora dos pastos já degradados não apresentam bom desempenho e muito menos atrai o criador e nem a industria. A alternativa tem sido a formação de rebanhos com ovelhas lanadas, de maior potencial genético para desempenho, porém de elevada exigência, tendo que se criar praticamente em sistema de confinamento, informa o pesquisador.

 


A principal vantagem da criação de ovinos a pasto é o custo de produção. No caso dos ovinos, muitos desafios precisam ser contornados para que não se tornem desvantagens. As forragens devem ser abundantes e de boa qualidade, afirma o pesquisador que complementa: "O ajuste da carga animal deve ser bem adequada para, ao mesmo tempo, atender a exigência nutricional dos animais e evitar a alta incidência de verminose".

 

 

 

O pesquisador que lidera uma pesquisa na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) de ovinos criados a pasto acredita que é possivel contornar os problemas com planejamento adequado das atividade de manejo como: épocas adequadas de reprodução, estratégias de suplementação alimentar, medidas preventivas na sanidade dos animais, acompanhamento dos índices zootécnicos dos animais para viabilização econômica da atividade e todas medidas para condução empresarial da atividade previstas no Programa Boas Práticas Agropecuárias - bovinos de Corte, com pequenos ajustes específicos para os ovinos.

 

 

 

Para assistir a apresentação os interessados devem se dirigir ao local do evento, no Centro de Exposições Albano Franco, localizado na avenida Mato Grosso, em Campo Grande , MS.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz passa mal ao abraçar e beijar a mãe pela primeira vez
FURACÃO
Atlético-PR ganha nos penaltis e é campeão da Sul-Americana
PROVAS ROBUSTAS
PF apreende R$ 2 milhões em busca em endereços de Aécio e aliados de Temer
INCREDIBILIDADE
Um Governo ficha-suja: mais da metade dos ministros estão enrolados
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Aranha descobre marca de pata de gato de Gabriel, tira foto e conta aos guardiã
SUSTO
Celular pega fogo no bolso da calça e deixa homem com queimaduras na perna e mãos
PROCURADO
Com prisão decretada desde setembro, Dado Dolabella é considerado foragido da Justiça