Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Presidente do Peru já fala em 400 mortes causadas pelo terremoto

16 Ago 2007 - 15h26
O presidente do Peru, Alan García, afirmou nesta quinta-feira (16) que o terremoto que atingiu o país no dia anterior provocou "cerca de 400 mortes". Até então o número confirmado pelas autoridades era de 350 vítimas. Mais de mil pessoas ficaram feridas.
 
A se confirmarem os números, este pode ter sido o terremoto mais mortífero no Peru nos últimos 37 anos. Em maio de 1970, um terremoto de 7,5 graus causou 75 mil mortes no país.
 
Vídeo: veja ao lado imagens do terremoto
 
A intensidade do tremor também foi retificada pelo Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (o USGS), que monitora os sismos registrados em todo o mundo. A entidade elevou a 8 graus na escala Richter a intensidade do terremoto no Peru. Até então estimava-se em 7,9 graus a intensidade.
 
Veja galeria de fotos do terremoto
 
O maior número de vítimas vem da cidade de Pisco, uma das mais afetadas pelo tremor.
Uma igreja lotada de pessoas desabou na cidade, o que pode elevar o número de vítimas. As equipes de resgate ainda tentam achar sobreviventes entre os escombros.
"Estamos resgatando as vítimas. A missa estava em andamento, e isso provocou muitas vítimas, pois o edifício caiu completamente. Já encontramos sobreviventes e continuamos trabalhando nisso", afirmou Luis Felipe Palomino, da Defesa Civil.
 
  Brasileiros fazem kit terremoto 
 
 
Brenda Carvalho
Mochila com o 'kit terremoto' da brasileilra Brenda Carvalho (Foto: Brenda Carvalho)O terremoto deixou aterrorizados os brasileiros que vivem no país. Para a maioria deles, essa foi a primeira experiência com o fenômeno, raro no Brasil.

Na noite de quarta, o presidente Alan García fez um apelo aos peruanos para que procurassem manter a calma e carregassem consigo uma mochila contendo comida enlatada, medicamentos e documentos.
Foi o que fez a brasileira Brenda Carvalho, de 22 anos, apresentadora de um programa infantil local. Nesta quinta-feira (16), logo pela manhã, ele foi trabalhar com a sua mochila bem ao lado da mesa. "Estou com o que preciso para qualquer novo incidente", conta ela.
Carvalho estava no meio de um ensaio quando sentiu os primeiros tremores. "Na hora eu pensei que fosse normal, pois sei que eles têm tremores freqüentes. Mas a intensidade começou a aumentar muito e as pessoas começaram a ficar apavoradas", conta.
Brenda disse que sua equipe de produção juntou as 30 crianças que estavam no estúdio e desceram as escadas de emergência do prédio. "Quando chegamos até a rua vimos a imagem do caos. Os postes estavam dançando e os carros se movendo. O céu ficou branco e as pessoas corriam gritando e chorando".
 
Enquanto conversava com a reportagem do G1 pelo telefone, Brenda recebia ligações no celular de amigos e parentes querendo saber se ela estava bem. "Aqui estamos até agora tentando nos achar, existem amigos que não localizei ainda".
 
O brasileiro Ed Carlos Lima, de 27 anos, conta que alguns tremores ainda são sentidos. São as réplicas, que ocorrem após um grande terremoto.
 
"Toda vez que o chão treme um pouco as pessoas ameaçam sair correndo. O clima está muito tenso", diz Lima. O gerente administrativo também foi trabalhar hoje com uma bolsa contendo água, lanterna e mantimentos -seu kit terremoto.
 
Veja no vídeo acima: brasileira fala do desespero no momento do terremoto

 
 
Fuga da prisão
Mais de 600 presos fugiram de uma penitenciária na cidade peruana de Chincha (200 km ao sul de Lima) após o terremoto. Eles aproveitaram os danos causados pelo tremor à estrutura do presídio de Tambo de Mora e escaparam através das paredes destruídas.
 
G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação