Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 23 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Menos de 1% de eleitores regularizou situação no TRE/MS

17 Abr 2007 - 04h50
 

Menos de 1% dos eleitores de Mato Grosso do Sul que tem pendências com a Justiça Eleitoral porque deixaram de votar ou justificar o voto por três eleições consecutivas, procuraram os cartórios eleitorais para regularizar a situação. O prazo termina no dia 26 de abril, e quem não ficar em dia com a Justiça Eleitoral terá o título de eleitor cancelado.

Segundo levantamento do TRE/MS, dos 35.620 eleitores que tem problemas com a Justiça Eleitoral no Estado, apenas 333 compareceram aos cartórios eleitorais. A expectativa do tribunal é que o movimento aumente nos próximos dias com a proximidade do encerramento do prazo.

Para regularizar sua situação, o eleitor “faltoso” deverá comparecer a um cartório eleitoral com um documento de identidade e título de eleitor. No local, ele deverá comprovar que votou nas últimas eleições ou justificar o motivo da sua ausência, e fazer o pagamento da eventual multa (em média R$ 3,50 por eleição em que deixou de votar ou justificar o voto).

Para saber se está na lista de faltosos, basta clicar aqui e acessar o link "consulta ao título de eleitor" na página do TSE na Internet.

Sanções

Além do risco de perder o título, o eleitor faltoso deixa de contar com alguns direitos essenciais à cidadania. Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a multa respectiva ou de que se justificou devidamente, não pode tirar documentos de identidade, CPF ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, assumir cargo público, participar de concorrências em órgãos públicos, obter empréstimo na rede bancária oficial, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, e, se for servidor público, não recebe sequer o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.  Com informações da TV Morena.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIENCIA
A estranha imagem 'que se move' e intriga a internet
DOURADOS - UNIPAR EAD
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
ASSALTO A ONIBUS
Bandidos fortemente armados roubam três ônibus de turismo na BR-116
ACIDENTE FATAL
Mulher morre após colidir e capotar carro; veja vídeo
EMBRIAGADO
Condutor bêbado atropela duas crianças na calçada; menina de 7 anos morreu
NOVELA GLOBAL
'Minha mãe me usou, me prostituiu', lamenta Karola em 'Segundo sol'
SERÁ?
Bolsonora se assume candidato a ditador e oferece aos opositores a cadeia ou o exílio
DISPUTA ACIRRADA
Vox Populi: Distância cai para 6 pontos
AGRESSÃO
Justiça manda penhorar bens de Dado Dolabella para pagar indenização a camareira agredida
HOMICÍDIO - 17 TIROS
Empresário é morto com 17 tiros; acusados estão detidos