SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 18 de Fevereiro de 2018
UNIPAR_468
RIO_DOURADOS
23 de Junho de 2010 09h12

Irã diz que produziu 17 kg de urânio enriquecido a 20%

Reuters

O Irã enriqueceu 17 kg de urânio a 20%, disse uma autoridade de primeiro escalão nesta quarta-feira (23), numa demonstração da determinação iraniana de seguir adiante com seu programa nuclear, apesar da imposição de novas sanções internacionais.

As atividades iranianas de enriquecimento de urânio estão no centro de um impasse com o Ocidente, que teme que a República Islâmica esteja buscando a fabricação de armas. Há duas semanas, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) concordou em impor uma quarta rodada de sanções ao Irã.

O país começou a enriquecer urânio a 20% de pureza -- contra 5% anteriormente - em fevereiro, sob a justificativa de que precisava fabricar combustível para um reator médico.

O anúncio alarmou o Ocidente, que o viu como um passo na produção de urânio que pode ser usado em armas, que é enriquecido em 90%. O Irã afirma que seu programa nuclear é puramente pacífico e tem objetivo de geração de eletricidade.

"Já produzimos 17 kg de urânio enriquecido em 20%, e temos capacidade de produzir 5 kg a cada mês, mas não temos pressa", disse Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, segundo a agência de notícias ISNA.

"Não queremos produzir nada que não precisamos e não queremos converter toda nossa reserva de urânio para 20%, então produzimos urânio enriquecido em 20% de acordo com nossas necessidades."

Comentários
Veja Também
LISTINHA_ONLINE
UNIPAR_300
FORTALEZA
Últimas Notícias
  
FÁBRICA_CALÇADOS
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.