Menu
SADER_FULL
segunda, 23 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Governo realiza 1º encontro do curso de Libras na UFMS

29 Nov 2004 - 15h54
Para discutir as questões que dizem respeito ao ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), através do Departamento de Letras, e a Secretaria de Estado de Educação (SED), através do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS), realizam de hoje até amanhã, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), o 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto, voltado ao universo acadêmico.

Sob o tema “A universidade e o surdo: um encontro inevitável”, o evento discutirá as questões que permeiam o ensino da Libras em todos os níveis de ensino. Cerca de 200 pessoas, entre diretores de escolas que trabalham com alunos surdos, entidades que atuam na formação de instrução dos surdos e representantes de universidades, participam do encontro. “Não basta falarmos sobre inclusão dos surdos apenas no contexto da educação básica. É preciso ampliar as discussões, fazendo uma abordagem, também, do acesso do surdo à universidade”, afirma a coordenadora do CAS, Cícera Celma Cosmo de Arruda.

O 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto aborda as perspectivas lingüísticas (caminhos percorridos e os novos desafios) da Libras, sistematização do ensino dessa linguagem e o papel do instrutor surdo e o ensino da Libras. Além disso, haverá a exposição de painéis e mesas redondas e debates sobre a temática da surdez. Entre os ministrantes, estão a professora doutora Maria Emília Borges Daniel, a coordenadora estadual do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, professora Shirley Vilhalva, a professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Maria Luiza Arruda de Almeida Serra, além de acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia e instrutores de libras que atuam na Capital e no interior.

O encontro é uma conseqüência do projeto de extensão da UFMS Libras em Contexto, que, durante todo o ano, ofereceu o curso básico de linguagem de sinais a cerca de 20 alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras. O CAS/SED cedeu os profissionais para atuarem no curso, que teve a primeira edição este ano. “Nosso objetivo é formar multiplicadores”, observa o acadêmico de Letras, coordenador do curso e membro da comissão de educação especial da UFMS, Oldemar Cabanhe. Em 2005, o objetivo é expandir o curso para outras licenciaturas e para a comunidade.

As atividades se estenderão hoje pela tarde e noite no Anfiteatro do CCHS da UFMS. Amanhã, será retomado o encontro a partir das 18h. Outras informações pelo telefone 325-6611.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPERAÇÃO POLICIA FEDERAL
Prisões de Puccineli e filho são destaques em jornais nacionais
OSTENTAÇÃO
Cavalo que vale mais que uma Ferrari é destaque em exposição
CAMPO BELO RESORT - PROMOÇÃO
Campo Belo Resort com promoção especial de 22 a 31 de julho, CONFIRA
NOVELA GLOBAL
Em 'Segundo sol', Karola descobre o paradeiro de Luzia e chantageia a DJ: Beto ou cadeia?
ACIDENTE FATAL NO BEACH PARK
Acidente no Beach Park, veja como é o brinquedo 'Vainkará' que matou turista
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Fátima do Sul: O Boticário lança linha de cuidados masculinos e mostra que homens também se cuidam
ACIDENTES NAS ESTRADAS
Acidente grave: nove caminhões e um morto na BR-376
POLEMICA
Transexual é retirada algemada de banheiro público feminino em Araruama
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Remy agarra Luzia e Ícaro salva a mãe de ser estuprada
TURISMO PELO BRASIL E MUNDO
Indústria de Hotéis aguarda aprovação dos jogos para captar bilhões em produtos turísticos