Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Governo quer instalar pólo de pesquisa canavieira em MS

13 Abr 2007 - 05h27
Prevendo um crescimento de mais de 620% na produção de cana-de-açúcar até 2012, saindo de 15,7 para 98,8 milhões de toneladas, o governo de Mato Grosso do Sul já pensa em aprimorar o segmento com a instalação de um pólo de pesquisa no Estado. A informação é do superintendente de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Produção (Seprotur), João Carlos Krug, que no início da semana esteve em Piracicaba/SP conhecendo o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A visita, segundo João Carlos, foi para avaliar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo CTC e trocar informações quanto à possibilidade de instalar um pólo de tecnologia em Mato Grosso do Sul. Além do superintendente, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cooagri) e da Fundação MS também integraram o grupo que foi a Piracicaba.

“O governo não minimizará esforços para atrair ferramentas que possam alavancar não só a produtividade, mas a eficiência agrícola e industrial da cadeia da cana”, garante Krug ao apontar a pesquisa e a tecnologia como primordial para melhorar a produtividade e aumentar o período da safra de cana – concentrada entre os meses de abril e novembro – diminuindo assim a ociosidade das usinas.

Desde o início do ano a Seprotur vem fazendo gestões no sentido de viabilizar uma unidade do CTC para Mato Grosso do Sul. O primeiro contato efetivo aconteceu em janeiro, durante o Showtec, em Maracajú. Na oportunidade foi realizada uma reunião entre o coordenador do Centro de Tecnologia, Tadeu Andrade, com lideranças rurais, instituições bancárias, políticos ligados ao agronegócio, pesquisadores e a secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Tereza ressaltou, naquela ocasião, que o setor passa por uma fase de estruturação. “Este é um momento de organização e a viabilização do pólo permitirá o desenvolvimento de cultivares aptas para cada região do Estado. Se levarmos em consideração o potencial que já possuímos, poderemos dizer que estamos um passo a frente, pois o aprimoramento produtivo faz toda a diferença”, ponderou.

Conforme explicou Krug, a possibilidade de o CTC instalar unidades de pesquisa em Mato Grosso do Sul é grande, porém, para que isso ocorra, o Centro necessita de um número expressivo de associados. “Iremos fazer gestões junto aos empresários do setor e produtores de cana-de-açúcar no sentido de viabilizarmos juntos esse empreendimento”, frisa ele ao lembrar que algumas indústrias do Estado, inclusive, já são associadas ao CTC.

HISTÓRICO

O CTC é uma associação civil de direito privado criado em agosto de 2004. O objetivo de realizar pesquisa e desenvolvimento em novas tecnologias para aplicação nas atividades agrícolas, logísticas e industriais dos setores canavieiro e sucroalcooleiro e desenvolver novas variedades de cana-de-açúcar. Com atuais 146 unidades associadas, as mesmas são responsáveis pela produção de cerca de 60% da produção de cana-de-açúcar do País.

Podem se associar ao CTC unidades industriais produtoras de cana, açúcar e álcool e plantadores de cana e suas respectivas associações. O contrato de associação se dá através de contribuição anual, por prazo mínimo de 5 anos. O retorno para os associados está na utilização das tecnologias desenvolvidas no CTC. Em geral os projetos, depois de transferidos às unidades associadas, permitem, em média, retorno econômico da ordem de 1 para 100. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (19) 3429- 8199 ou no portal www.ctc.com.br.

 

 

 

Portal do Governo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul