Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 26 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Estudo aponta para o aumento da hipertensão no mundo

15 Mai 2007 - 05h55
Os números são chocantes: cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de pressão sanguínea alta, e mais de 500 milhões de outras terão o problema, que pode matar, até 2025.

E a situação não se restringe ao Ocidente. Até em países africanos este mal está se tornando comum. Isso representa milhões de mortes por problemas cardíacos. Mesmo assim, a hipertensão não recebe da mídia a mesma atenção que outras doenças recebem, como, por exemplo, a gripe aviária, que matou menos do que 200 pessoas em todo o mundo.

"A hipertensão está um pouco fora de moda", disse o médico Jan Ostergren, do hospital da universidade sueca Karolinska, co-autor do primeiro estudo que analisa o impacto global da pressão alta.

Tal pesquisa alertou a comunidade médica sobre a necessidade de se combater, junto com governos de todo o mundo, a hipertensão do mesmo modo que os países combateram - e erradicaram - outras doenças, como a poliomielite.

A idéia agradou a cardiologistas de todo o mundo. "Até nos Estados Unidos a maioria das pessoas com pressão alta não é tratada adequadamente", disse o médico Sidney Smith, da universidade da Carolina do Norte, que aconselhou a Federação Mundial do Coração: "Olhem para a China, olhem para a África; vão ao redor do mundo. Este (a hipertensão) é um fator de alto risco."

E os perigos vão além do coração. Pressão sanguínea alta é a maior causadora de derrames e de falência renal. Ela também prejudica a visão (causando muitas vezes cegueira) e até na saúde mental.

Mesmo assim, o tratamento preventivo dessa doença é fácil e não custa muito. Uma melhor dieta e a prática de exercícios físicos regularmente auxiliam em seu combate. Quando isso não é o bastante, drogas que baixam a pressão podem ser uma saída barata e eficaz. Mas, é bom lembrar, todo medicamento deve ser ministrado somente após aval médico.

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda