Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 23 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

DIMA desenvolve coleta seletiva de lixo em Glória de Dourados

11 Jun 2010 - 14h05Por Demerval Nogueira / Fátima News

 

A secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) via departamento municipal de Meio Ambiente (Dima), vem desenvolvendo no município o projeto Coleta Seletiva, sendo uma alternativa para uma questão socioambiental. Este projeto tem por objetivo produzir informações, promover conhecimento sobre os resíduos sólidos e coleta seletiva, subsidiando o Pode Público e a sociedade organizada na implementação de um programa de Educação Ambiental, visando o desenvolvimento ecologicamente sustentável. A divisão municipal de Meio Ambiente gloriadouradense divulgou o referido projeto nas escolas das três redes de ensino. Este trabalho não é parte somente das comemorações da Semana do Meio Ambiente, de 1 a 5 de junho, mas sim, um trabalho sequenciado.

 

 

Por outro lado, a Prefeitura local já adquiriu uma área de terra localizada na 3ª linha, nascente, onde será construído o chamado Aterro Sanitário, local que abrigará lixos residenciais recolhidos na cidade, após passar pela coleta seletiva, que vai apurar e separar os materiais que podem ser redimensionados para uso no sistema de reciclagem. A equipe da divisão de Meio Ambiente, juntamente com os catadores executaram um minucioso trabalho de divulgação e ao mesmo tempo entregando sacos plásticos para as famílias, trabalho sem dispêndios financeiros para os moradores, e também deram início na seleção de materiais e prestaram esclarecimentos à população sobre a necessidade e a importância do selecionamento do lixo para a efetivação concreta da coleta seletiva.

 

 

A bióloga do Dima, Maria Aparecida Furtuoso Gomes relata, “nós contamos com apoio irrestrito da Prefeitura e também dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), durante as visitas às famílias. Os agentes de saúde fizeram à entrega dos folders e explicaram detalhadamente para as famílias, como será feito este trabalho de coleta seletiva e de separação dos materiais recicláveis”, destaca a bióloga atrelando ainda, “principalmente a informação sobre os tipos de materiais que serão separados, tais como, papel, plásticos, vidro e metal, porque esses produtos devem ser armazenados e trabalhados com destinação específica”.

 

 

A geógrafa do Dima, Marla Camila Brugnerotto enfatiza, “hoje grande parte dos problemas encontrados no meio ambiente não está na falta de normas, procedimentos ou regras cristalinas, mas sim, a falta de informação e conscientização das pessoas, principalmente por ignorarem o quanto elas mesmas podem fazer para a qualidade do meio ambiente”. A reciclagem é um processo de transformar o material selecionado em produtos que possam ser reutilizados. O cidadão não precisa ser um grande conhecedor do lixo para fazer a separação, basta querer. Realização, Prefeitura local, secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds), divisão municipal de Meio Ambiente (Dima), Projeto Ecológicos e Ambientais de Glória de Dourados (Ecoglória) e Poder Legislativo Municipal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRÔNICA DA SEMANA
CRÔNICA DA SEMANA: 'Precisamos redescobrir o Brasil', por Luciano Gazola
CRUELDADE
Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta
MORTE TRÁGICA
Adolescente de 13 anos morre após sofrer queda de bicicleta
ESTAVA FORAGIDO
Homem que matou esposa na Sexta-feira Santa morre em acidente 03 dias depois
FEMINICIDIO
Advogada é assassinada a facadas por marido após discussão
100 LUZ
Giselle Itié lamenta a morte de outro ex-namorado em apenas três meses
CENSURADO
Video com ataques de Olavo a Militares é excluido das Redes de Bolsonaro
DOENÇA DO SÉCULO
Yasmim Gabrielle, do ‘Programa Raul Gil’, se suicida após depressão
FATALIDADE
Bebê morre após ser esquecida pelo pai por três horas dentro do carro
IRRESPONSABILIDADE
Bebê de 1 aninho entra em coma alcoólico após pai dar cachaça com refrigerante