Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

DIMA desenvolve coleta seletiva de lixo em Glória de Dourados

11 Jun 2010 - 14h05Por Demerval Nogueira / Fátima News

 

A secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) via departamento municipal de Meio Ambiente (Dima), vem desenvolvendo no município o projeto Coleta Seletiva, sendo uma alternativa para uma questão socioambiental. Este projeto tem por objetivo produzir informações, promover conhecimento sobre os resíduos sólidos e coleta seletiva, subsidiando o Pode Público e a sociedade organizada na implementação de um programa de Educação Ambiental, visando o desenvolvimento ecologicamente sustentável. A divisão municipal de Meio Ambiente gloriadouradense divulgou o referido projeto nas escolas das três redes de ensino. Este trabalho não é parte somente das comemorações da Semana do Meio Ambiente, de 1 a 5 de junho, mas sim, um trabalho sequenciado.

 

 

Por outro lado, a Prefeitura local já adquiriu uma área de terra localizada na 3ª linha, nascente, onde será construído o chamado Aterro Sanitário, local que abrigará lixos residenciais recolhidos na cidade, após passar pela coleta seletiva, que vai apurar e separar os materiais que podem ser redimensionados para uso no sistema de reciclagem. A equipe da divisão de Meio Ambiente, juntamente com os catadores executaram um minucioso trabalho de divulgação e ao mesmo tempo entregando sacos plásticos para as famílias, trabalho sem dispêndios financeiros para os moradores, e também deram início na seleção de materiais e prestaram esclarecimentos à população sobre a necessidade e a importância do selecionamento do lixo para a efetivação concreta da coleta seletiva.

 

 

A bióloga do Dima, Maria Aparecida Furtuoso Gomes relata, “nós contamos com apoio irrestrito da Prefeitura e também dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), durante as visitas às famílias. Os agentes de saúde fizeram à entrega dos folders e explicaram detalhadamente para as famílias, como será feito este trabalho de coleta seletiva e de separação dos materiais recicláveis”, destaca a bióloga atrelando ainda, “principalmente a informação sobre os tipos de materiais que serão separados, tais como, papel, plásticos, vidro e metal, porque esses produtos devem ser armazenados e trabalhados com destinação específica”.

 

 

A geógrafa do Dima, Marla Camila Brugnerotto enfatiza, “hoje grande parte dos problemas encontrados no meio ambiente não está na falta de normas, procedimentos ou regras cristalinas, mas sim, a falta de informação e conscientização das pessoas, principalmente por ignorarem o quanto elas mesmas podem fazer para a qualidade do meio ambiente”. A reciclagem é um processo de transformar o material selecionado em produtos que possam ser reutilizados. O cidadão não precisa ser um grande conhecedor do lixo para fazer a separação, basta querer. Realização, Prefeitura local, secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds), divisão municipal de Meio Ambiente (Dima), Projeto Ecológicos e Ambientais de Glória de Dourados (Ecoglória) e Poder Legislativo Municipal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação