Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 18 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Decisão judicial fecha bingos em Teresina

23 Abr 2007 - 15h49

 

O juiz Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública no Piauí, concedeu nesta segunda-feira liminar determinando a imediata suspensão do funcionamento de todas as casas de bingos em Teresina. Cinco horas após a decisão do juiz, as polícias Civil e Federal lacraram as máquinas e fecharam os estabelecimentos que atuavam com bingos no centro de Teresina.

Pela decisão, o juiz autorizou o fechamento dos Bingos Therezina (R.L. Eventos e Promoções Ltda), que funciona na Frei Serafim, principal avenida da cidade, além das casas Royale e SC Investimentos Ltda. Na sentença, o juiz Sebastião Ribeiro Martins também suspendeu os atos administrativos da Loteria do Piauí que autorizou o funcionamento dos bingos e os videobingos.

"Existe uma lei estadual de 9 de junho de 2003 e um decreto governamental (nº 11.106) de 2003, que autorizavam o funcionamento. Como o Estado não pode legislar sobre bingo, apenas a União, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), então os bingos continuam sendo uma contravenção penal", afirmou Sebastião Ribeiro Martins.

A decisão do juiz cumpre um pedido do promotor de Justiça, Hugo de Sousa Cardoso, que ingressou com uma ação cautelar pedindo o fechamento dos bingos, com base no entendimento do STF, que considerou ilegal o jogo do bicho, os videobingos, os caça-níqueis, as máquinas de bingos eletrônicos e similares.

Segundo o juiz, a decisão é "uma medida moralizadora dessas atividades ilegais, cuja decisão contribui para o fortalecimento da Operação Furacão e restabelece o império da lei e da ordem pública".

A Operação Furacão investiga a venda de sentenças para favorecer a máfia de jogos. A megaoperação da Polícia Federal atingiu magistrados, bicheiros, policiais, empresários, advogados e organizadores do Carnaval do Rio. Eles são acusados de praticar os crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, quadrilha e lavagem de dinheiro.

Durante o fechamento do Bingo Royale, na praça Pedro II, no centro de Teresina, mais de 50 funcionários foram proibidos de entrar no estabelecimento. Alguns choravam e reclamavam pela perda do emprego.

A delegada geral da Polícia Civil, Hildeth Evangelista, informou que a decisão atinge também o Tenta Ganha, uma espécie de videobingo que é transmitido aos domingos pela TV Meio Norte, afiliada da Band no Piauí. Hildeth disse que durante o fechamento dos bingos não houve resistência e por isso não foi registrada nenhuma prisão. Os donos dos estabelecimentos não concederam entrevista, mas eles vão recorrer da decisão.

 

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

RETA FINAL
'Segundo sol': Antes de ir para a cadeia, Luzia pede: 'Continuem procurando por Remy! Ele está vivo!
CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'
MOTIVO FUTIL
Camera ajuda na indentificação de Homem que confessa ter matado mulher após falhar na "Hora H"
A CASA CAIU
Rapaz é agredido pelas sete namoradas que descobriram traição
SEGUNDO SOL
Beto confronta Karola: 'Você roubou a vida de outra mulher'
DEFICITÁRIAS
Correios fecham 02 agências no MS e 39 no país
VICENTINA - LEILÃO ELETRÔNICO
Justiça realizará leilão eletrônico de imóveis urbanos e trator de VICENTINA
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019
LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico