Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Decisão judicial fecha bingos em Teresina

23 Abr 2007 - 15h49

 

O juiz Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública no Piauí, concedeu nesta segunda-feira liminar determinando a imediata suspensão do funcionamento de todas as casas de bingos em Teresina. Cinco horas após a decisão do juiz, as polícias Civil e Federal lacraram as máquinas e fecharam os estabelecimentos que atuavam com bingos no centro de Teresina.

Pela decisão, o juiz autorizou o fechamento dos Bingos Therezina (R.L. Eventos e Promoções Ltda), que funciona na Frei Serafim, principal avenida da cidade, além das casas Royale e SC Investimentos Ltda. Na sentença, o juiz Sebastião Ribeiro Martins também suspendeu os atos administrativos da Loteria do Piauí que autorizou o funcionamento dos bingos e os videobingos.

"Existe uma lei estadual de 9 de junho de 2003 e um decreto governamental (nº 11.106) de 2003, que autorizavam o funcionamento. Como o Estado não pode legislar sobre bingo, apenas a União, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), então os bingos continuam sendo uma contravenção penal", afirmou Sebastião Ribeiro Martins.

A decisão do juiz cumpre um pedido do promotor de Justiça, Hugo de Sousa Cardoso, que ingressou com uma ação cautelar pedindo o fechamento dos bingos, com base no entendimento do STF, que considerou ilegal o jogo do bicho, os videobingos, os caça-níqueis, as máquinas de bingos eletrônicos e similares.

Segundo o juiz, a decisão é "uma medida moralizadora dessas atividades ilegais, cuja decisão contribui para o fortalecimento da Operação Furacão e restabelece o império da lei e da ordem pública".

A Operação Furacão investiga a venda de sentenças para favorecer a máfia de jogos. A megaoperação da Polícia Federal atingiu magistrados, bicheiros, policiais, empresários, advogados e organizadores do Carnaval do Rio. Eles são acusados de praticar os crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, quadrilha e lavagem de dinheiro.

Durante o fechamento do Bingo Royale, na praça Pedro II, no centro de Teresina, mais de 50 funcionários foram proibidos de entrar no estabelecimento. Alguns choravam e reclamavam pela perda do emprego.

A delegada geral da Polícia Civil, Hildeth Evangelista, informou que a decisão atinge também o Tenta Ganha, uma espécie de videobingo que é transmitido aos domingos pela TV Meio Norte, afiliada da Band no Piauí. Hildeth disse que durante o fechamento dos bingos não houve resistência e por isso não foi registrada nenhuma prisão. Os donos dos estabelecimentos não concederam entrevista, mas eles vão recorrer da decisão.

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho