Menu
SADER_FULL
quinta, 17 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Cientistas descobrem tratamento para a depressão pós-parto

24 Jun 2010 - 16h16Por Portal Educação
Após o nascimento, cerca de 70% das mulheres sofrem com queixas, que vão desde alterações de humor e ansiedade até falta de apetite e irritabilidade. Mas esse problema pode estar com os dias contados.

Cientistas alemães acreditam ter encontrado a causa da melancolia, que a maioria das mulheres sofre logo após o parto, e esperam que a descoberta contribua para um possível tratamento da depressão pós-parto.

Considerada um problema de saúde pública, a depressão começa nas quatro semanas após o parto e 13% das mães ainda permanecem com os sintomas. Por meio da pesquisa do Instituto Max Planck de Ciências Humanas Cognitivas e Cerebrais, foi possível descobrir que uma queda brusca dos níveis de estrógeno logo após o parto libera uma enzima no cérebro que bloqueia as substâncias químicas responsáveis pelo bem-estar.

De acordo com o estudo, a mesma proporção em que os níveis de estrógeno caem inesperadamente nos três a quatro dias após o nascimento do bebê, existe um aumento da enzima monoamina oxidase
A (MAO-A) no cérebro. Essa enzima quebra os neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, que, além de serem responsáveis por transmitir os sinais entre as células nervosas, também influenciam nosso humor.

"Nossos resultados têm o potencial animador de prevenção da alteração de humor pós-parto. Isso pode ter um impacto na prevenção e no tratamento de depressão pós-parto no futuro", afirmou a coordenadora da pesquisa, Julia Sacher.

Para a psicóloga Denise Marcon, tutora do Portal Educação a depressão pós-parto é considerada a psicopatologia mais comum entre as mulheres no puerpério, seus sintomas podem afetar a mãe e trazer consequências emocionais para o bebê. “Com a descoberta de métodos que venham prevenir a doença será possível evitar o sofrimento emocional das mulheres neste momento tão especial que é a chegada do bebê”, diz Marcon.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem atira em esposa e se mata com granada
SUPERAÇÃO
Pedreiro cadeirante enfrenta difilculdades e sustenta a família trabalhando em obras
GASES MORTAIS
Homem morre após segurar peidos na casa da namorada
REALITY SHOW
'BBB 19': Danrley diz ser virgem, e irmã brinca: 'Nem no signo'
ALERTA
Smartphone afeta a saúde mental, e o dano pode começar em crianças de 2 anos!
TRAGÉDIA
“Tentei socorrer ele, mas não deu certo”: conta filho de motociclista levado por enxurrada