Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 19 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Artesanato incentiva arte regional em Amandina

8 Jun 2010 - 17h01Por Fátima News com Assessoria

Ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ivinhema e Fundação de Cultura de MS geram emprego e renda às famílias locais.

 

 

Um dos projetos da Prefeitura de Ivinhema, juntamente com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul é motivar o artesanato no Município e incentivar a arte com aspectos locais e regionais. Um exemplo disso é a Oficina de Cerâmica, oferecida gratuitamente a mulheres artesãs, realizada recentemente no CEDECA – Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, localizado no distrito de Amandina.

 

 

Ao todo, foram 120 horas de curso que se dividiram em duas etapas. A primeira de modelagem de peças com argila e a segunda foi designada à pintura dos produtos. E para coordenar este trabalho foi convocada uma especialista no assunto, a artesã Indiana Marques.

 

 

Ela que já recebeu diversos prêmios, inclusive um internacional, em Assis na Itália, ofereceu aprendizados de diversas técnicas para melhor aproveitar os trabalhos em argila. “Foi tudo muito produtivo. Tivemos uma preocupação de elaborar nossas atividades com as características dos produtos cultivados pela Agricultura Familiar”, destaca Indiana.

 

 

A artesã Michelle Dalila Padilha, que participa do núcleo de artesanato de Amandina, demonstrou muito interesse na oficina. “Já tinha feito uma outra capacitação. Mas essa foi boa para aperfeiçoar o trabalho. Pretendo participar de todas que acontecerem porque isso ajuda o nosso trabalho”.

 

 

Já a artesã Maria Doria, que também ministra aulas de pintura em núcleo de artesanato do Município fala que uma atividade como esta é fundamental. “Além de desenvolver a criatividade faz com que os produtos fiquem muito mais bonitos. É uma inovação em nossa região”.

 

 

Um dos idealizadores do projeto de artesanato no Município, o prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, não esconde seu contentamento com o bom resultado dos trabalhos. “Uma ação como esta mostra um pouco de Amandina, um pouco do nosso Município por inteiro. É um orgulho muito grande ver que ações como esta podem transformar a vida de muitas pessoas”.

 

 

Em todo o Município de Ivinhema, foram montados 16 núcleos de variados tipos de artesanato. Os produtos confeccionados são vendidos nas Casas de Cultura, uma em Ivinhema e outra em Amandina.

 

 

 

Artesanato em SP - O artesanato do Município de Ivinhema já foi exposto em cidades como Bonito, Campo Grande, Rio de Janeiro e mais recentemente na 5ª Edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado entre os dias 26 a 30 de maio, no Anhembi São Paulo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS