Menu
RIO_DOURADOS
terça, 22 de maio de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Artesanato incentiva arte regional em Amandina

8 Jun 2010 - 17h01Por Fátima News com Assessoria

Ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ivinhema e Fundação de Cultura de MS geram emprego e renda às famílias locais.

 

 

Um dos projetos da Prefeitura de Ivinhema, juntamente com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul é motivar o artesanato no Município e incentivar a arte com aspectos locais e regionais. Um exemplo disso é a Oficina de Cerâmica, oferecida gratuitamente a mulheres artesãs, realizada recentemente no CEDECA – Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, localizado no distrito de Amandina.

 

 

Ao todo, foram 120 horas de curso que se dividiram em duas etapas. A primeira de modelagem de peças com argila e a segunda foi designada à pintura dos produtos. E para coordenar este trabalho foi convocada uma especialista no assunto, a artesã Indiana Marques.

 

 

Ela que já recebeu diversos prêmios, inclusive um internacional, em Assis na Itália, ofereceu aprendizados de diversas técnicas para melhor aproveitar os trabalhos em argila. “Foi tudo muito produtivo. Tivemos uma preocupação de elaborar nossas atividades com as características dos produtos cultivados pela Agricultura Familiar”, destaca Indiana.

 

 

A artesã Michelle Dalila Padilha, que participa do núcleo de artesanato de Amandina, demonstrou muito interesse na oficina. “Já tinha feito uma outra capacitação. Mas essa foi boa para aperfeiçoar o trabalho. Pretendo participar de todas que acontecerem porque isso ajuda o nosso trabalho”.

 

 

Já a artesã Maria Doria, que também ministra aulas de pintura em núcleo de artesanato do Município fala que uma atividade como esta é fundamental. “Além de desenvolver a criatividade faz com que os produtos fiquem muito mais bonitos. É uma inovação em nossa região”.

 

 

Um dos idealizadores do projeto de artesanato no Município, o prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, não esconde seu contentamento com o bom resultado dos trabalhos. “Uma ação como esta mostra um pouco de Amandina, um pouco do nosso Município por inteiro. É um orgulho muito grande ver que ações como esta podem transformar a vida de muitas pessoas”.

 

 

Em todo o Município de Ivinhema, foram montados 16 núcleos de variados tipos de artesanato. Os produtos confeccionados são vendidos nas Casas de Cultura, uma em Ivinhema e outra em Amandina.

 

 

 

Artesanato em SP - O artesanato do Município de Ivinhema já foi exposto em cidades como Bonito, Campo Grande, Rio de Janeiro e mais recentemente na 5ª Edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado entre os dias 26 a 30 de maio, no Anhembi São Paulo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANCADARIA
Carinho íntimo em praia acaba em confusão e guarda joga areia em mulher; veja vídeo
DROGAS
Mais de 10 tiros: dupla é assassinada dentro de carro
CONQUISTA ESTÁ VINDO
Governo federal pode 'zerar' tributos de combustíveis após protestos de caminhoneiros
CILADA NA NET
Jovem sai do Maranhão, após bate-papo pela Internet, e é estuprada no Rio
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Beto vê Luzia fugindo da prisão
FAMOSIDADES
Neymar e Marquezine escolhem fornecedores para casamento na França, diz site
APOCALIPSE
Brenda (Pérola Faria) após muito insistir consegue desligar o robô Melina (Giselle Batista)
DISCUSSÃO VIRA MORTE
Discussão entre vizinhos por som alto termina em tragédia
LUTO NA MODA
Morre Nara Almeida, modelo e influenciadora digital aos 24 anos nesta 2ª feira
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Roberval se envolve com Laureta, dá golpe e foge com joias roubadas