Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 24 de agosto de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Amazonia pode perder 40% de sua área até 2050

2 Ago 2007 - 05h29

O físico José Goldemberg faz uma estimativa sombria para a Amazônia, se o ritmo de desmatamento não for contido: "A cobertura florestal pode diminuir dos atuais 5,3 milhões de km² para 3,2 milhões de km² em 2050. O desmatamento aumentará as temperaturas da região e automaticamente influenciará no aumento de chuvas e temperatura na região Sul e Sudeste do País, o que afetará a produção de grãos devido às altas temperaturas". O clima do Nordeste também se tornará ainda mais seco influenciado pela savanização da Amazônia, alerta. "São necessárias medidas governamentais severas para diminuir o desmatamento." Goldemberg agora preside o conselho de estudos ambientais da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

A participar da posse do conselho, o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, acrescentou quer o desmatamento na Amazônia é alarmante. No Brasil, queimadas e desmatamentos respondem por 74% das emissões de gases causadores do aquecimento global e apenas 26% são oriundos do uso de combustíveis fósseis. "Em relação aos outros países o nosso problema é muito mais fácil de ser resolvido, mas é preciso uma postura severa por parte dos nossos governantes", disse Artaxo.

O aquecimento no Brasil atinge diretamente a agricultura, disseram os especialistas, segundo a assessoria da Fecomércio. As altas temperaturas comprometem a disponibilidade de água para a agricultura e podem gerar seca em algumas regiões do Brasil, deslocando plantações de laranja para o Sul e de arroz, feijão e soja para o Centro-Oeste.

 

Diário Net

Deixe seu Comentário

Leia Também

A CASA CAIU
Homem pede divórcio ao descobrir que não é pai de nenhum dos nove filhos
ESTADO GRAVE
Homem ateia fogo em mulher e filha de 4 anos 80% do corpo queimado
SURPRESA E FÉ
Homem que morava em uma barraca ganha casa reformada
JUSTIÇA PROPRIAS MÃOS
Suspeito de ter estuprado criança é assassinado por lideranças de bairro
ASSISTA A REPORTAGEM
Família da modelo Mylena Mendes, que morreu em acidente faz protesto no Fórum
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que forjou DNA de Arthur em 'A dona do pedaço'
FOGO NA AMAZONIA
Macron diz que Bolsonaro mentiu, e Europa ameaça retaliar Brasil
TURISMO
Curtir a Cidade Maravilhosa com pacotes de viagens baratos
FUTEBOL - PAIXÃO NACIONAL
Uma estrutura confiável para resultados de futebol
POSSE DE ARMA
Posse de arma em toda extensão da fazenda é aprovada e segue para sanção