A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/MS, lançou oficialmente o convite para a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, que será realizada em agosto de 2025.
A ação inédita no Estado integra as comemorações do Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense, celebrado em 17 de agosto, e se alinha ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, homenageando o legado de Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador do SPHAN (atual IPHAN).
Inspirada em experiências bem-sucedidas como as Journées du Patrimoine, da França, e as jornadas de São Paulo e Minas Gerais, a Jornada de MS nasce com o objetivo de democratizar o acesso à memória, valorizar os bens culturais – materiais e imateriais – e fortalecer a conexão entre as comunidades e seu território.
Com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”, a edição de 2025 propõe um olhar para as raízes culturais do estado, abrangendo desde os modos de vida pantaneiros até as línguas de resistência, festas populares, patrimônio arquitetônico, saberes tradicionais e especialmente a cultura da erva-mate, símbolo de identidade coletiva.
As ações poderão ser propostas por instituições públicas, privadas, comunitárias e educativas e terão ampla liberdade criativa. Estão previstas atividades como exposições, rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas em escolas, projeções audiovisuais, campanhas de salvaguarda, cines-patrimônio, concursos e feiras culturais.
A adesão é gratuita e pode ser feita até o dia 30 de julho de 2025 por meio do link: https://abre.ai/jornadapatrimonioms. Os participantes receberão um press-kit com identidade visual, modelo de certificado e orientações sobre o uso do Selo da Jornada Estadual do Patrimônio, que reconhecerá institucionalmente as ações inscritas.
As experiências mais relevantes poderão integrar publicações oficiais de Boas Práticas de Patrimônio e Educação Patrimonial em MS.
A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, reforça o convite aos municípios sul-mato-grossenses, “a Jornada é uma oportunidade única para que cada cidade mostre seus valores culturais e fortaleça o vínculo da comunidade com sua história. Nossa intenção é construir uma política pública de memória e educação patrimonial descentralizada, viva e participativa. Convidamos todos os municípios a se engajarem e fazerem parte dessa construção coletiva”.
O encerramento oficial da Jornada acontecerá em setembro de 2025, com destaque para a realização da 1ª Jornada de Educação Patrimonial e o 15º Simpósio de Educação, nos dias 14 e 15 de agosto, eventos que devem reunir educadores, pesquisadores e agentes culturais de todo o Estado.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: patrimonioculturalfcms@fcms.ms.gov.br ou pelo telefone/whatsapp (67) 3316-9155.
Comunicação Setesc
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
BONITO - MS -
Bonito, MS: O Fenômeno Duradouro do Ecoturismo Mundial e a Arte de Preservar para Existir
QUALIFICAÇÃO
Edital abre seleção para qualificar experiências turísticas e fortalecer segmentos estratégicos
BONITO - MS - BORAAA
Todo Mato Grosso do Sul deve conhecer Bonito
NATUREZA
Referência em turismo de natureza, MS fecha primeiro semestre de 2026 consolidando protagonismo
TURISMO MS
Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito
Mais Lidas
ALERTA TEMPESTADEAlerta de tempestade atinge Fátima do Sul e 54 municípios de MS
MAIS FRIOFrio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval
COMOÇÃOMorte de estudante em acidente causa grande comoção em cidade de MS
QUATRO VITIMAS FATAISSete Quedas decreta luto oficial e cidades vizinhas lamentam mortes em acidente na MS-156
FÁTIMA DO SUL - VISITA E PROJETOS

Comunicação Setesc