Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
INTELIGÊNCIA TURÍSTICA

Big Data: Fundtur MS e Sistema Comércio criam plataforma de inteligência turística

3 Jul 2022 - 09h06Por Portal do MS

O turismo de Mato Grosso do Sul terá uma das melhores plataformas de inteligência turística entre os órgãos do setor no país. É o que explica o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling que assinou um termo de colaboração com o presidente do Sistema Comércio MS (Fecomércio-Sesc-Senac-IPF), Edison Araújo, para o desenvolvimento e implementação da plataforma com base em “Big Data”.

“Essa ferramenta vai ser fundamental para avançarmos muito na produção e gestão de dados e informações no setor turístico. Vai ser uma das melhores plataformas de big data em órgãos oficiais de turismo no Brasil, senão a mais completa. Isso vai aumentar ainda mais a capacidade de antecipar cenários, já que vamos conseguir antever a busca dos turistas pelo nosso estado, pelos nossos destinos e destinos concorrentes. Isso vai ajudar a traçarmos melhores estratégias de promoção e de captação desses turistas”, ressalta Wendling.

A plataforma permitirá monitorar toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários, durante todo o processo da viagem (seleção do destino e compra, realização da viagem e pós viagem) e compartilhamento, a partir de informações de perfil e comportamento do turista, movimentação aérea, hotelaria, gastos e rastros digitais.

“Teremos também uma radiografia mais fiel dos gastos que vão ocorrer no nosso território, vamos ter possibilidades de cruzamento de dados e informações, já que será um sistema bem avançado e que vai nos propiciar muita inteligência de mercado”, complementa o diretor-presidente. Os trabalhos serão iniciados imediatamente, têm validade de 2 anos e será executado pelo IPF.

ObservaturMS com Big Data

O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS), implementado em 2017 pela FundturMS, se configura uma importante ferramenta de gestão para o turismo sul-mato-grossense. No entanto, a inovação aumenta a competitividade e, na fase de elaboração de estratégias e definição de prioridades, as informações atualizadas auxiliam na tomada de decisões.

A implementação da plataforma será um passo muito importante para o ObservaturMS ao realizar as entregas com base em Big Data e será um complemento ao que já vem sendo executado. No entanto, além de analisar os dados passados, passará a trabalhar com cenários futuros possibilitando antever problemas e incentivando novos negócios e investimentos.

Por meio das análises de Big Data (grandes volumes de dados coletados de forma on-line), mediante técnicas de inteligência turística, possibilita-se identificar e medir dinâmicas turísticas concretas, que subsidiam as tomadas de decisão dos gestores públicos e privados. De modo a obter aspectos fundamentais, tais como:

- Obter o maior entendimento sobre quais são exatamente os mercados emissores e perfis de visitantes;

- Entender em profundidade quais são os aspectos relacionados com o destino que é mais comentado pelos visitantes. Com base nas postagens espontâneas que os visitantes fazem sobre o destino, identificam-se as palavras-chaves de maior atração, que podem ser utilizadas para construir as mensagens e estratégias de promoção ou para intervenções e investimentos por parte da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul;

- Obter dados do setor aéreo, qualitativo e quantitativo, que permitam compreender o processo de compra e de preferência dos viajantes;

- Conhecer quais são os padrões de mobilidade pelo território. Perceber onde estão as maiores aglomerações de visitantes. Isto permite identificar atrativos reais e alternativos, saber como estão relacionados, possibilidades de dispersar a visita pelo território, a efetiva participação em eventos, dentre outros aspectos;

- Entender quais são os níveis de satisfação e as dinâmicas de preços da oferta de hospedagem para monitorizar os elementos mais valiosos, assim como aqueles que requerem mais atenção ou intervenção por parte do Estado;

- Compilar os indicadores estatísticos da atividade turística do Estado por meio de dashboard, que permitirão fazer uma leitura completa e identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento do turismo no território. De posse de toda essa informação organizada e o conhecimento do território, serão identificadas as oportunidades de crescimento, os pontos frágeis e as necessidades de intervenção pelos gestores.

 

Texto: Débora Bordin, com informações do ObservaturMS e Fecomércio / Foto capa: Débora Bordin

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Desfrute de dias incríveis em Bonito e região com nosso Combo da Águas Turismo BORA PRA BONITO - MS
Desfrute de dias incríveis em Bonito com Combo da Águas Turismo e hospedagem no Águas de Bonito
Foto: @visitmsoficial TURISMO A TODO VAPOR
Turismo de MS leva capacitação, gastronomia pantaneira e lançamentos à 11ª WTM Latin America

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS