Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 23 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
BIOPARQUE PANTANAL

Artesãos criam peças em cerâmica representando peixes do Bioparque; obras estão em exposição no loca

15 Ago 2024 - 09h11Por Rosana Moura, Bioparque Pantanal

Difundir a cultura da cerâmica no Mato Grosso do Sul é o objetivo do projeto "Encontro da Cerâmica nas Águas do Pantanal", financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC). As peças foram produzidas a partir de uma pesquisa realizada no Bioparque Pantanal e representam peixes que fazem parte do plantel.

Arraia, pintado, cachara, piraputanga e dourado dourado são algumas das espécies que serviram de inspiração para os artistas de Campo Grande, Aquidauana, Rio Verde e Coxim. As peças foram entregues ao Bioparque Pantanal e poderão ser apreciadas por visitantes do mundo inteiro.

Heriberto se encantou com a riqueza de detalhes das peças. Foto: Eduardo Coutinho

Representando a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o biólogo curador do empreendimento, Heriberto Gimenês Junior, recebeu as obras que serão expostas no maior aquário de água doce do mundo. “Fiquei encantado com a riqueza de detalhes das peças. Eu, que sou biólogo e ictiólogo, trabalho diariamente com os animais daqui, reconheci a fiel representação taxonômica dos peixes. Tenho certeza de que será uma ferramenta poderosa, não só na parte cultural, mas também para a educação ambiental”.

Peças foram inspiradas em peixes do Bioparque Pantanal. Foto: Eduardo Coutinho

Andrea Lacet, artesã e ceramista, explicou que foi feita uma releitura das águas e espécimes do Pantanal. “Tudo foi inspirado e pesquisado no Bioparque, e nossa intenção é que essa história seja contada aqui também”, afirmou.

Uma das peças em exposição no ponto turístico foi feita por Lacet e se chama “Encantada”. Segundo ela, a escultura de uma mulher com uma piraputanga nas costas simboliza todas as questões relacionadas aos rios, com elementos como a terra, as águas, o peixe e a folha do camalote.

A entrega das obras de arte foi realizada nesta quarta-feira (14), no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal. O local é aberto ao público de terça a sábado, com agendamento prévio pelo site https://agendamentobioparquepantanal.ms.gov.br/.

Rosana Moura, Bioparque Pantanal
Fotos: Eduardo Coutinho

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

BORA PRA BONITO - MS
Viva dias inesquecíveis em BONITO MS com o nosso pacote especial de baixa temporada, CONFIRA
Evelise Couto, Ascom FAS 2025 AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Serviço ao público ganha protagonismo no Festival América do Sul com estandes e ouvidoria
Fotos: Saul Schramm/Secom FESTIVAL AMÉRICA DO SUL 2025
Com valorização da cultura sul-americana, Festival América do Sul inspira e integra população
Foto: Simone Mamede Avistar Brasil 2025
MS reforça posição como importante destino de observação de aves no Avistar Brasil 2025
MIS recebe exposição em homenagem aos 125 anos de nascimento de Lídia Baís

Mais Lidas

VICENTINA - FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - 38 ANOS
VAI ter festa SIM, prefeitura prepara terreno para fazer sua festa dos 38 anos de VICENTINA
Maio termina com queda brusca na temperatura e chuva em MS - Foto: Paulo Ribas / ArquivoFRIO CHEGANDO
FRIO mais intenso do ano se aproxima com chuva e geada, saiba quando na previsão do tempo
Policial
Identificados os dois mortos em grave acidente na BR-262
FOTO: REDES SOCIAISDESPEDIDA
'Tinha tanta vontade de viver', amigos se despedem de casal que morreu em acidente
Entretenimento
Carreta Top Mix leva magia e diversão às ruas de Fátima do Sul