Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CAMPO GRANDE 124 ANOS - CURIOSIDADES

Aparição de ovni, praça que já foi cemitério e berço de ex-presidente, confira 10 curiosidades de CG

26 Ago 2023 - 09h50Por Thais Libni, g1 MS

Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, comemora neste sábado (26) o seu aniversário de 124 anos. Com paisagens deslumbrantes, praças, parques e pontos turísticos que mantêm viva a cultura e a história, a cidade tem muito o que oferecer aos turistas e moradores. Fundada pelo mineiro José Antônio Pereira, em 1872, Campo Grande foi elevada à categoria de município apenas em 1889, com o nome de Santo Antônio de Campo Grande.

Existem duas versões sobre a origem do nome da cidade. A primeira está relacionada à existência de um vasto campo na região sudoeste do local. Já a segunda diz que José Antônio falava para os visitantes que “o campo é grande”, referindo-se ao tamanho do território.

O g1 MS selecionou 10 curiosidades que marcaram a história da cidade morena ao longo desses 124 anos! Por exemplo, você sabia que Campo Grande é cidade natal de um ex-presidente do Brasil? Ou que um ovni foi avistado no estádio Morenão? Sabe qual é a praça que já foi um cemitério? Tudo isso, você vai descobrir nessa reportagem!

Confira 10 curiosidades de Campo Grande:

Bruxa da Sapolândia, história que virou livro conhecido mundialmente

Célia de Souza, conhecida como a Bruxa da Sapolândia.  Foto: Reprodução/RedesSociais

Célia de Souza, conhecida como a Bruxa da Sapolândia. — Foto: Reprodução/RedesSociais

Bruxa da Sapolândia. Uma mulher. Um crime. Uma lenda de terror. Desde a década de 70, a história de Célia de Souza desperta interesse e curiosidade em Mato Grosso do Sul e compôs até livro conhecido mundialmente.

Segundo André Alvez, Célia morava em Campo Grande próximo ao córrego Segredo, a área era repleta de anfíbios, entre eles sapos, ao longo dos anos os vizinhos da mulher começaram a apelidar de bruxa da Sapolândia devido a fama dela de realizar feitiços, usando plantas, animais e crianças.

Aos 49 anos, Célia e João Luiz, seu companheiro, foram presos após serem denunciados. Ao redor da casa, na Sapolândia, os corpos de duas crianças foram encontradas enterradas. Ao todo, Célia foi responsável pela morte de quatro crianças.

Porém, a prisão durou até 1971. Após a soltura, a bruxa nunca mais foi vista. Um livro intitulado "A Bruxa da Sapolândia", foi publicado por André Alvez, e tornou o caso conhecido mundialmente.

História é conhecida e repassada por gerações.  Foto: Reprodução/RedesSociais

História é conhecida e repassada por gerações. — Foto: Reprodução/RedesSociais

Em Campo Grande está o maior aquário de água doce do mundo

Bioparque Pantanal foi inaugurado no dia 28 de março.  Foto: Bruno Rezende/GOV-MS

Bioparque Pantanal foi inaugurado no dia 28 de março. — Foto: Bruno Rezende/GOV-MS

O Bioparque Pantanal, em Campo Grande, é o maior aquário de água doce do mundo. O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e também dos 5 continentes.

A cenografia dos 33 tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, que reproduz os ambientes de forma fiel.

Com vários tanques, Bioparque do Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo.   Foto: Renata Fontoura

Com vários tanques, Bioparque do Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo. — Foto: Renata Fontoura

O local é considerado o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo e abriga 230 espécies de peixes neotropicais, 135 espécies pantaneiras, além de 55 da Amazônia, 14 espécies africanas e outras da Oceania, Ásia e da América Central.

Escola projetada nos anos 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Escola Maria Constança de Barros Machado  Foto: Maria Caroline Parielarqui G1/MS

Escola Maria Constança de Barros Machado — Foto: Maria Caroline Parielarqui G1/MS

Com projeto concebido na década de 50, Campo Grande tem uma escola projetada pelo mundialmente conhecido arquiteto Oscar Niemeyer, a Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

Reconhecida histórica e culturalmente em Mato Grosso do Sul, a escola não pode ser destruída, demolida ou até mesmo modificada com pintura ou outra manifestação artística. O local tem a forma de um livro aberto.

Aparição de Ovni em 1982 durante jogo no Morenão

Estádio Morenão  Foto: Cleyton Ferreira/Cedida

Estádio Morenão — Foto: Cleyton Ferreira/Cedida

Em 1982, um fenômeno nos céus de Campo Grande assombrou os torcedores que assistiam a partida do Operário-MS e Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Estranhas luzes multicoloridas pairaram sobre o estádio Morenão, em uma suposta aparição de ovnis (objetos voadores não identificados). Até hoje o episódio desperta a curiosidade e divide opiniões.

Para explicar um pouco sobre o caso, um grupo de amigos produziram um documentário para recontar as histórias daquele que se tornou conhecido como 'o jogo do disco voador'.

Intitulado 'O que era aquilo?', o documentário de uma hora de duração traz entrevistas com torcedores, jornalistas, funcionários do Morenão e ex-jogadores que testemunharam aquelas manifestações na noite de 6 de março de 1982. Um ufólogo também dá sua interpretação para o fenômeno. No vídeo, cada um tem a versão para o que viu (ou não viu).

Morada dos Baís, primeiro edifício da avenida Afonso Pena

Morada dos Baís em Campo Grande  Foto: Gerson Walber/Prefeitura de Campo Grande

Morada dos Baís em Campo Grande — Foto: Gerson Walber/Prefeitura de Campo Grande

O edifício hoje conhecido como Morada dos Baís foi construído em etapas, entre os anos de 1913 e 1918, para abrigar a família do italiano Bernardo Franco Baís.

O edifício foi o primeiro sobrado da Avenida Afonso Pena, o primeiro sobrado em alvenaria de tijolos e o segundo sobrado no contexto urbano.

Origem do apelido "Cidade Morena"

Fim do dia em Campo Grande.  Foto: Divulgação

Fim do dia em Campo Grande. — Foto: Divulgação

A capital de Mato Grosso do Sul foi carinhosamente apelidada de Cidade Morena pelo arcebispo dom Francisco de Aquino Correia.

Nascido em Cuiabá, em 1885, ele gostava de relacionar nomes de cidades com algo que ele achasse parecido na natureza e, devido à cor da terra que existe na região, ele deu esse apelido a jovem urbe.

E não foi apenas Campo Grande que ganhou uma alcunha do arcebispo. Francisco de Aquino também apelidou Corumbá de Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário, e Cuiabá de Cidade Verde, por conta da sua arborização.

Cidade natal do ex-presidente Jânio Quadros

Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961  Foto: Domício Pinheiro/Estadão Conteúdo

Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961 — Foto: Domício Pinheiro/Estadão Conteúdo

Campo Grande é a cidade natal do ex-presidente da República, Jânio da Silva Quadros, nascido em 25 de janeiro de 1917, Jânio Quadros foi um advogado, professor, letrólogo e político brasileiro. Foi prefeito e governador de São Paulo nos anos 1950. Em seguida, foi o 22.º presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou ao seu mandato.

Jânio Quadros utilizou-se da imagem de combate à corrupção durante toda a sua carreira política, tendo a vassoura como símbolo. Porém, no final da sua vida, enfrentou acusações de corrupção.

Você sabia que a Praça Ari Coelho já foi um cemitério?

Um dos pórticos de acesso à Praça Ary Coelho  Foto: Hélder Rafael/G1 MS

Um dos pórticos de acesso à Praça Ary Coelho — Foto: Hélder Rafael/G1 MS

É difícil imaginar, mas a Praça Ary Coelho já foi um cemitério, considerado um dos pontos de maior movimentação de Campo Grande, em 1872, quando a cidade ainda era conhecida como Arraial de Santo Antônio, a praça abrigava o primeiro cemitério da capital. Há rumores de que ainda existem corpos no local, e vendedores ambulantes mais antigos relatam acontecimentos misteriosos e inexplicáveis.

Em 1887, o cemitério foi transferido para o atual bairro Amambaí, onde hoje se encontram o Sesi e a Casa da Indústria, e em 1913, foi movido novamente para a região da antiga fazenda Bandeira, onde se localiza o cemitério Santo Antônio.

A Praça Ary Coelho é a mais tradicional de Campo Grande e, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos da cidade. Com 10.000 metros quadrados, situa-se no quadrilátero central mais importante da cidade, na Avenida Afonso Pena.

Primeira cidade a dispor de restaurantes que servem sobás

Feira Central de Campo Grande.  Foto: Reprodução

Feira Central de Campo Grande. — Foto: Reprodução

Campo Grande foi a primeira cidade do Brasil a dispor de restaurantes que servem sobás (tipo de macarrão japonês), a receita trazida por imigrantes originários da ilha japonesa de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, conquistou o coração dos campo-grandenses.

Sobá  foi tombado em 2006 como bem cultural de natureza imaterial de Campo Grande.  Foto: Reprodução/Documentário Sobá

Sobá foi tombado em 2006 como bem cultural de natureza imaterial de Campo Grande. — Foto: Reprodução/Documentário Sobá

Em Campo Grande, o sobá de Okinawa passou a ser oferecido também na Feira Central — primeiro, reservadamente aos okinawanos e seus descendentes, depois, a todos que se interessassem — e acabou se tornando uma iguaria típica e tradicional da cidade, que conta até com um festival anual do sobá.

O sobá foi tombado em 2006 como bem cultural de natureza imaterial de Campo Grande.

Influência de imigrantes na cultura

Avenida Afonso Pena em Campo Grande  Foto: Energisa

Avenida Afonso Pena em Campo Grande — Foto: Energisa

A cultura de Campo Grande é muito ampla e rica e isso é resultado da união de elementos de diversos povos, você sabia que a capital de Mato Grosso do Sul conta com influência predominante de 5 povos imigrantes? Pois é, a culinária, cultura, arte tem forte impacto dos seguintes povos:

  • Portugueses
  • Africanos
  • Paraguaios
  • Libaneses
  • Japoneses

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Fotos: Chico Ribeiro FÁTIMA DO SUL - OBRAS CHEGANDO
CONVÊNIO tem revitalização do Horto Florestal, asfalto em diversas ruas de Culturama e Fátima do Sul
Foto: arquivo/Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abril Laranja: Ações de conscientização contra maus-tratos a animais chegam a Bodoquena e Corumbá

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociaisDESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres