Diversas comunidades localizadas no interior do Mato Grosso do Sul enfrentam sérios transtornos devido a sucessivos atos de vandalismo contra a rede de fibra óptica da empresa Tele Net. Os ataques ocorreram nas regiões entre Indápolis, Lagoa Bonita, Fátima do Sul e Culturama, nas proximidades da usina solar da Cergrand, além das rodovias MS-274 e MS-276. Os cabos danificados, tanto subterrâneos quanto aéreos, deixaram completamente sem internet e telefone os moradores das vilas Macaúba, Formosa e da comunidade de Cruzaltina.
A onda de vandalismo atingiu a região de Macaúba, onde criminosos rompem fibra de postes da Tele Net, veja o vídeo:
Cabos de internet da Tele Net próximo a 8a linha também foram danificados, veja o vídeo:
O prejuízo mais grave foi registrado entre os produtores rurais da região, especialmente os que atuam na suinocultura e avicultura, altamente dependentes de comunicação constante para gerenciamento de suas atividades. Com o rompimento dos cabos, a comunicação foi interrompida, comprometendo o funcionamento dos sistemas e causando prejuízos ainda não calculados.
Ataques sistemáticos a redes de fibra da Tele Net mobiliza técnicos a área rural para a manutenção veja o vídeo abaixo:
A empresa Tele Net registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) para que as autoridades investiguem os crimes, identifiquem os autores e apliquem as devidas punições. A companhia também informou que está realizando todos os reparos necessários para restabelecer os serviços aos seus clientes o mais rápido possível, utilizando sua estrutura e maquinário para agilizar o processo.
A empresa Tele Net colocou os técnicos para reparar as fibras danificadas na zona rural veja o vídeo abaixo:
Além dos reparos, a Tele Net está colaborando com a polícia, fornecendo todas as informações técnicas e logísticas que possam auxiliar nas investigações e, futuramente, na prisão dos envolvidos.
Segundo o proprietário da Tele Net, esses ataques não são casos isolados. A empresa vem enfrentando episódios semelhantes desde dezembro de 2024. De acordo com ele, os ataques têm ocorrido entre duas a três vezes por mês em diferentes municípios do estado.
Vândalos usam pedra para danificar fibra óptica da empresa Tele Net:
A Tele Net reforça seu compromisso com a qualidade do serviço e com o atendimento a seus clientes, destacando que continuará tomando todas as providências cabíveis para mitigar os impactos desses atos criminosos, garantir a comunicação das comunidades e colaborar com as investigações.
A empresa Tele Net usou retroescavadeiras para remover e substituir os cabos subterrâneos danificados, veja o vídeo:
A empresa também faz um apelo às autoridades e à população para que fiquem atentos a movimentações suspeitas próximas às redes de cabos e denunciem qualquer atividade fora do comum.
A Tele Net reforçou a proteção dos cabos dos postes com canos para evitar danos futuros, veja o vídeo:
Os técnicos da Tele Net trabalham para proteger a rede de fibras, veja o vídeo:
Operação da Polícia Militar Intensifica Combate a Furtos e Depredações em Fátima do Sul
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do 14º Batalhão, iniciou uma operação robusta para combater crimes de furto de fios, danos à fibra óptica e depredação de patrimônio público na região de Fátima do Sul, com atenção especial ao distrito de Culturama.
Os delitos, que têm ocorrido tanto em áreas urbanas quanto rurais, estão provocando impactos substanciais na infraestrutura local. Interrupções no serviço de internet e comprometimento de serviços públicos têm sido reportados, gerando preocupação entre os moradores. A população tem enfrentado falhas frequentes na comunicação e expressado inquietação com a audácia dos infratores.
Em resposta, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento com ações estratégicas e coordenadas, utilizando equipes da Força Tática em patrulhamento ostensivo, abordagens, bloqueios e incursões em áreas consideradas de risco. A Agência Local de Inteligência e as subunidades do batalhão também estão envolvidas na operação.
O comando do 14º BPM informou que estão em andamento diligências para efetuar possíveis prisões. A corporação enfatiza que o objetivo principal é identificar os responsáveis, recuperar os materiais subtraídos e prevenir novos ataques à infraestrutura e ao patrimônio público da região.
A Comandante do 14º BPM, TC Gabriella, declarou que a atuação da Polícia Militar é "firme e direcionada". Ela ressaltou que a corporação não tolerará ações criminosas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, e que as equipes estão em campo continuamente para assegurar a ordem e a segurança da população de Culturama e adjacências. A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da comunidade e solicita que informações relevantes sejam repassadas de forma anônima, por meio do telefone 190. A corporação assegura que novas ações continuarão a ser implementadas até a completa erradicação desses crimes.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Ela não tem crachá, mas já atendeu mais de 11 mil pessoas: conheça a Glória, a atendente virtual

Alunos do Voucher Desenvolvedor criam soluções digitais para Aquidauana durante o Pantanal Tech

MSGás investirá R$ 160 milhões em gasoduto até Inocência; ramal terá 125 km de extensão

Pantanal Tech MS se consolida como vitrine do agro sustentável, fomento tecnológico e economia criat

Inteligência Artificial vai acelerar análise de processos de abertura e alteração de empresas em MS
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon
