Instituição homenageia servidores que transformam conhecimento técnico em verdade, cidadania e justiça em todo o Estado
O som é discreto: o clique de uma câmera pericial, o leve zumbido de um equipamento de análise, o virar de páginas de um prontuário. Mas, no conjunto desses gestos silenciosos, pulsa a essência da PCIMS (Polícia Científica de Mato Grosso do Sul) — uma instituição onde a ciência fala e o ser humano escuta.
Neste 28 de outubro, data em que o Brasil celebra o Dia do Servidor Público, a PCIMS presta homenagem a todos os profissionais que constroem, com ética e sensibilidade, o elo entre a técnica e a verdade.
Em cada exame pericial, há o esforço coletivo de peritos criminais, peritos papiloscopistas, peritos médico-legistas e agentes de polícia científica, que atuam de forma integrada para analisar vestígios, produzir conhecimento e fundamentar a justiça.
Enquanto uma equipe realiza um levantamento em local de crime, outras atuam em diferentes frentes da investigação científica: examinando celulares, computadores, armas, documentos e veículos; identificando substâncias e drogas; analisando imagens e vídeos que auxiliam na compreensão dos fatos; estudando amostras biológicas e decifrando impressões digitais.
Em outro ponto do Estado, o atendimento de identificação civil garante cidadania a quem precisa comprovar seu nome e sua história.
No ambiente silencioso das salas médico-legais, o cuidado com as vítimas e o respeito às famílias guiam cada exame, cada laudo e cada palavra.
De ponta a ponta do Estado, o trabalho segue o mesmo padrão de compromisso e integração — unindo ciência, verdade e serviço público.
A Polícia Científica está presente em todo o Mato Grosso do Sul, por meio das 14 URPIs (Unidades Regionais de Perícia e Identificação) e de 91 postos de identificação. Na capital, a estrutura reúne o IC (Instituto de Criminalística), IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), II (Instituto de Identificação) e IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), além do DAO (Departamento de Apoio Operacional), DAUR (Departamento de Apoio às Unidades Regionais) e da Capoc (Coordenadoria de Apuração de Procedimentos, Orientação e Correição). Juntas, essas unidades formam uma rede que combina ciência, gestão e compromisso público, alcançando todos os municípios do Estado, do Pantanal às regiões de fronteira.
“O servidor da Polícia Científica é movido por um propósito: servir à sociedade com excelência técnica e ética. São profissionais que trabalham, muitas vezes, de forma silenciosa, mas com um impacto profundo na vida das pessoas e na efetividade da Justiça”, destacou o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva.
Mais do que instrumentos e fórmulas, a perícia é feita de gente. De olhares atentos que enxergam o detalhe que o mundo não viu. De mãos que conduzem com respeito cada evidência, cada exame, cada atendimento. De mentes que estudam e aperfeiçoam métodos para que a ciência esteja sempre a serviço da verdade.
Esse compromisso também se reflete no cuidado interno com quem faz a instituição acontecer. Por meio do Programa Prove (Promovendo, Respeitando, Ouvindo, Valorizando e Estimulando), a Polícia Científica desenvolve ações voltadas à valorização e à saúde mental dos servidores, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a cultura de reconhecimento.
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul é o que é porque tem servidores que acreditam na ciência, respeitam a vida e honram o serviço público.
Neste Dia do Servidor Público, a instituição expressa sua gratidão a todos os profissionais que transformam dedicação em confiança, conhecimento em justiça e trabalho diário em esperança.
Maria Ester Rossini, Comunicação PCi
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
TECNOFAN
Da lavoura à agroindústria: mandioca mostra força da agricultura familiar
TECNOFAN 2026
Tecnofan 2026: cada receita conta uma história e todo sabor desperta uma lembrança
DIGITAL GRATUITA
Moradores de 4 municípios de MS têm até 13 de junho para pedir parabólica digital gratuita
CARTEIRA DE TRABALHO
Gente com identidade: Vicentina reforça parceria e compromisso da gestão com a identificação civil
NOVA IDENTIDADE
Atende até em casa: MS emite 38,5 mil carteiras de identidade em maio e bate recorde histórico
Mais Lidas
AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBYElizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
LUTO FÁTIMA DO SULFátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
DESAPARECIDOVocê viu? Família procura por Leandro, desaparecido há mais de 15 dias no MS
RegiãoA Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
COPA DO MUNDO 2026

Maria Ester Rossini, Comunicação PCi