Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
TECNOLOGIA

Projeto inovador de fazenda em Itaquiraí é modelo para o Estado Carbono Neutro em MS

A Green Farm CO2Free está localizada no município de Itaquiraí, entre os rios Amambai e Paraná

18 Mar 2020 - 06h31Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – O conjunto de boas práticas e ações sustentáveis, bem como o modelo inovador de gerenciamento implantados na Fazenda Green Farm CO2Free, no município de Itaquirai, são hoje as principais referências que devem ser disseminadas e implantadas para fazer com que Mato Grosso do Sul se torne o primeiro Estado Carbono Neutro do país. A avaliação é do secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), após visita à propriedade na semana passada.

A Green Farm CO2Free está localizada no município de Itaquiraí, entre os rios Amambai e Paraná, com 46.540.666 m2 e mais de 30 km margeando rios na região de confluência de 3 biomas: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

A equipe da Semagro, composta pelos superintendentes Rogério Beretta (Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar), Pedro Mendes (Meio Ambiente e Turismo), Sylvia Torrecilha (Coordenadoria de Meio Ambiente e Recursos Naturais) e Karla Bethânia Ledesma De Nadai foi recebida pelo proprietário Marco Mammana Filho, pelo diretor Operacional Luiz Samartano e o engenheiro ambiental Eder Zanetti.

“Mato Grosso do Sul está aproveitando uma oportunidade de se posicionar como Estado Carbono Neutro. Estamos identificando metodologias e plataformas que confirmem a viabilidade dessa estratégia do Governo”, diz Jaime Verruck. O secretário lembra que “já trabalhamos com iniciativas extremamente importantes, como a carne carbono neutro, a carne orgânica do Pantanal, o Renovabio, que já conta com 5 usinas habilitadas, o sistema ILPF, além de uma série de outros modelos e situações nas quais as empresas, por meio de certificações e mecanismos, têm buscado essa diferenciação de mercado”.

Secretário Jaime Verruck

De acordo com o titular da Semagro, “agora, identificamos um modelo diferenciado que reúne uma série de características que o tornam único no mundo. A equipe da Green Farm e de Eder Zanetti, um dos mentores do projeto e consultor renomado, já nos colocou que tem condições de nos apoiar numa plataforma metodológica para indicar como Mato Grosso do Sul pode fazer um inventário de captação e emissão de carbono de tal forma que a gente consiga avançar na proposta do Estado Carbono Neutro”.

Em seu site, a Green Farm CO2 Free informa que foi criada no “intuito de atender o mercado e suas atuais demandas nas áreas de Responsabilidade socioambiental corporativa, Sustentabilidade e Marketing”. A propriedade se posiciona como o “empreendimento de preservação ambiental mais completo do mundo, em pleno funcionamento como uma solução para as pessoas, empresas e organizações que querem ingressar ou mesmo expandir suas atividades sustentáveis de maneira simples, rápida, prática e com extrema eficiência, permitindo a comprovação imediata dos seus públicos de forma inovadora e surpreendente, gerando engajamento com os valores da marca”.

“A Green Farm já é um modelo inovador de CO2 Free. Eles fazem um diagnóstico de emissão, sugerem medidas para minimizar localmente, mitigação, mas há um limite tecnológico para reduzir a pegada de carbono. A partir daí, realizam serviços ecossistêmicos, similar aos Serviços Ambientais (PSA). É um modelo privado, em Mato Grosso do Sul, de monetização da capacidade de mitigação de CO2. Há ainda uma importante ação de proteção à fauna, pois a propriedade mantém um ‘CRAS’, que recebe animais feridos, trazidos pela PMA (Polícia Militar Ambiental), e atua em parceria com o nosso CRAS, no Imasul”, comentou o secretário.

Na avaliação de Jaime Verruck, “com a aproximação proporcionada por essa experiência, o intuito é que o Governo se utilize do modelo como vitrine para disseminação de boas práticas, atração de investimentos e fomento à pesquisa e inovação”.

 

Marcelo Armôa e Kelly Venturini – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS