Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
MS DIGITAL - BAIXA AÍ

Pandemia fortalece uso da tecnologia e aplicativo MS Digital completa um ano de serviços ao cidadão

A pandemia modificou a rotina do brasileiro forçando o home office e estimulando o uso de aplicativos

13 Mar 2021 - 07h59Por Mireli Obando, Subcom

A pandemia modificou a rotina do brasileiro forçando o home office e estimulando o uso de aplicativos de compras e também de serviços.

Na busca por desburocratizar e simplificar a vida dos sul-mato-grossenses nesse período, o Governo do Estado lançou em março passado o aplicativo MS Digital com a proposta de reunir diversos serviços públicos em uma única ferramenta.

Um ano depois o MS Digital conta com 86 serviços nas áreas de saúde, meio ambiente, agronegócio, turismo, transporte, educação, segurança, transito, segurança, transito, entre outros. Até o momento o app conta com 27 mil usuários cadastrados.

Entre os serviços mais acessados da ferramenta estão os destinados a servidores públicos (contracheque, carteira funcional, informe de rendimentos e Boletim de Perícia Médica), a emissão do cartão SUS, transparência e a aba de notícias sincronizada em tempo real com o Portal MS.  

O MS Digital também concentra serviços relevantes para este período pandêmico como a transmissão das aulas remotas da Rede Estadual de Ensino e a consulta rápida de endereço e telefone das delegacias da mulher mais próxima.

Além da emissão da carteirinha de pesca (autorização de pesca digital), a mais recente atualização do MS Digital permite que o usuário visualize e copie o código de barras da guia de debito de veículos. Isso permite que o usuário agilize o pagamento via aplicativo, ganhando tempo e contribuindo para a preservação do meio ambiente sem a emissão do recibo em papel.

Uma pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária 2020 mostrou que na pandemia do COVID-19, as transações de Pessoa Física nos canais digitais chegaram a representar 74%. Conforme a publicação, de cada 10 transações, mais de 6 acontecem pelos meios digitais no ano passado.

O Aplicativo

Disponível nas principais lojas virtuais, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento nos aparelhos de celular. Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 86 serviços ativos e 27 mil usuários cadastrados.

De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste