Menu
SADER_FULL
domingo, 11 de abril de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
MS DIGITAL - BAIXA AÍ

Pandemia fortalece uso da tecnologia e aplicativo MS Digital completa um ano de serviços ao cidadão

A pandemia modificou a rotina do brasileiro forçando o home office e estimulando o uso de aplicativos

13 Mar 2021 - 07h59Por Mireli Obando, Subcom

A pandemia modificou a rotina do brasileiro forçando o home office e estimulando o uso de aplicativos de compras e também de serviços.

Na busca por desburocratizar e simplificar a vida dos sul-mato-grossenses nesse período, o Governo do Estado lançou em março passado o aplicativo MS Digital com a proposta de reunir diversos serviços públicos em uma única ferramenta.

Um ano depois o MS Digital conta com 86 serviços nas áreas de saúde, meio ambiente, agronegócio, turismo, transporte, educação, segurança, transito, segurança, transito, entre outros. Até o momento o app conta com 27 mil usuários cadastrados.

Entre os serviços mais acessados da ferramenta estão os destinados a servidores públicos (contracheque, carteira funcional, informe de rendimentos e Boletim de Perícia Médica), a emissão do cartão SUS, transparência e a aba de notícias sincronizada em tempo real com o Portal MS.  

O MS Digital também concentra serviços relevantes para este período pandêmico como a transmissão das aulas remotas da Rede Estadual de Ensino e a consulta rápida de endereço e telefone das delegacias da mulher mais próxima.

Além da emissão da carteirinha de pesca (autorização de pesca digital), a mais recente atualização do MS Digital permite que o usuário visualize e copie o código de barras da guia de debito de veículos. Isso permite que o usuário agilize o pagamento via aplicativo, ganhando tempo e contribuindo para a preservação do meio ambiente sem a emissão do recibo em papel.

Uma pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária 2020 mostrou que na pandemia do COVID-19, as transações de Pessoa Física nos canais digitais chegaram a representar 74%. Conforme a publicação, de cada 10 transações, mais de 6 acontecem pelos meios digitais no ano passado.

O Aplicativo

Disponível nas principais lojas virtuais, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento nos aparelhos de celular. Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 86 serviços ativos e 27 mil usuários cadastrados.

De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense

Deixe seu Comentário

Leia Também

APLICATIVOS E TECNOLOGIA
Brasil se rendeu aos aplicativos eletrônicos
COLHEITA DA SOJA
Colheita da soja entra na reta final e plantio do milho passa dos 90% em Mato Grosso do Sul
RARIDADE - RELIGIÃO
Descobertos no deserto fragmentos de texto bíblico da época de Jesus
CHEGADA DA 5G
Fertel participa com a Embratel de discussões sobre impactos com a chegada de 5G
SOMENTE INTERNET
Renovação de CNH e emissão de licenciamento passam a ser exclusivos pela internet a partir de hoje
NOVA ANTENA
Em MS, 160 mil famílias terão parabólicas trocadas com dinheiro de leilão 5G
MERCADO DE CARROS
Mercado de carros seminovos em Campinas oferece excelentes alternativas em tempos de pandemia
PLANETA "TOI-561B
Descoberta 'Super Terra' 50 vezes maior que nosso planeta
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Melhoria na oferta de energia garante ampliação da produção agrícola e industrial em Bandeirantes
ALERTA TEMPORAIS
Meteorologia prevê final de semana com chuva para Fátima do Sul com alerta para temporais