A pandemia do coronavírus provocou mudanças de comportamento em muitas pessoas, que passaram a evitar o transporte público e procurar carros urbanos que oferecem conforto e bom desempenho.
No entanto, o impacto da crise econômica enfraqueceu o poder de compra de muitos consumidores, que passaram a contar com orçamentos mais apertados, não suficientes para aquisição de carros zero-quilômetro, cada vez mais caros.
Uma boa saída que pode ajudar nesse momento, para quem realmente precisa comprar um veículo, é apostar em carros usados chamados de seminovos, ou seja, com poucos anos de uso (zero a três) e com manutenção bem mais em conta do que a de um usado.
O mercado de carros seminovos em Campinas tem excelentes opções que precisam ser consideradas. Confira abaixo cinco modelos da categoria dos hatch consagrados nesse mercado.
CHEVROLET JOY: Design único e motor econômico
O Chevrolet Joy continua sendo um modelo importante para a montadora americana, já tendo sido líder em sua categoria e um dois mais vendidos no país no mercado de carros usados e seminovos.
Para quem não sabe, o Joy é o antigo Onix, o queridinho carro de entrada da Chevrolet, mas com nome próprio. Ele é vendido em versão única com motor 1.0, que apresenta uma combinação ideal entre desempenho e economia.
Em movimento, o Joy é bom de guiar: a suspensão é calibrada no ponto certo para absorver as imperfeições do asfalto das ruas e avenidas brasileiras e a direção elétrica fornece boas respostas.
RENAULT SANDERO: Espaço e economia
O Sandero é um dos carros de maior sucesso da Renault no mercado brasileiro. O hatch pode ser encontrado no segmento de usados e seminovos em diversas versões (inclusive esportivas e “aventureiras”, com motores 1.0, 1.6 e 2.0.
Em linhas gerais, oferece desempenho, economia de combustível, conforto e prazer ao dirigir. Tudo isso sem falar no amplo espaço interno para 5 pessoas, ideal para quem tem família.
Apesar de que não se diferencia em boa parte dos itens em comparação com seus concorrentes, o Renault Sandero oferece um certo equilíbrio, principalmente para aqueles que procuram um carro mais robusto, com mecânica eficiente, amplo espaço e baixo custo de manutenção.
NOVO FIAT UNO: Anda muito, gasta pouco
O pequeno e veterano Fiat Uno segue firme em linha e registrou um crescimento importante de vendas no mercado de seminovos nos primeiros dois meses de 2021.
Desde o seu lançamento (em 1984) passou por várias reestilizações visuais, mas sempre mantendo as vendas. Com carroceria quadrada e bom aproveitamento de espaço, as versões mais atuais do Novo Fiat Uno (lançado em 2010) oferecem conforto e segurança.
Além disso, com os valores do combustível subindo cada vez mais, o Fiat Uno é ideal para quem quer economizar (o carro consume pouquíssimo) e para quem não precisa de muito espaço interno, já que apesar do bom aproveitamento, o carro é realmente pequeno.
VOLKSWAGEN UP: Praticidade para o dia a dia
Apresentado em 2014 para ocupar a posição de carro de entrada da marca americana, o Up pertence à categoria dos subcompactos, porém um pouco mais espaçoso, equipado e com desempenho muito superior em relação aos outros candidatos desta lista.
Lançado em 2011, a construção moderna atende os níveis de segurança europeus, priorizando o espaço interno em detrimento do estilo, bem simples e funcional. Se bem o custo de revisão periódica é um pouco alto, a manutenção é atualmente a mais barata do mercado.
Resumindo, o Up é ideal para quem prioriza um carro urbano, versátil e seguro.
FORD FIESTA: Espaço e bom desempenho
O hatch compacto da montadora americana é comercializado aqui desde 1995 (trazido da Espanha), conquistando o público brasileiro acostumado a outros modelos da categoria, como o Gol ou o Corsa.
Desde então, o Ford Fiesta, fabricado no Brasil (até o recente encerramento da fábrica), está entre os carros mais negociados no mercado de usados e seminovos, chagando a ser campeão de vendas em 2020. Aliás, o carro é o terceiro Ford mais vendido no mercado global (atrás das picapes F-Series e do Escort).
É um carro relativamente espaçoso, com equipamentos bacanas, bom custo-benefício e ótimo desempenho com seus motores 1.0 e 1.6.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil se rendeu aos aplicativos eletrônicos

Colheita da soja entra na reta final e plantio do milho passa dos 90% em Mato Grosso do Sul

Descobertos no deserto fragmentos de texto bíblico da época de Jesus

Fertel participa com a Embratel de discussões sobre impactos com a chegada de 5G

Renovação de CNH e emissão de licenciamento passam a ser exclusivos pela internet a partir de hoje

Pandemia fortalece uso da tecnologia e aplicativo MS Digital completa um ano de serviços ao cidadão

Em MS, 160 mil famílias terão parabólicas trocadas com dinheiro de leilão 5G

Descoberta 'Super Terra' 50 vezes maior que nosso planeta

Melhoria na oferta de energia garante ampliação da produção agrícola e industrial em Bandeirantes
