Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
SAÚDE MENTAL

Janeiro Branco | 5 apps para cuidar da saúde mental recomendados pelo Google

18 Jan 2022 - 14h57Por CanalTech

O Google fez uma lista com cinco aplicativos indicados pela companhia para cuidar da saúde mental e emocional dos usuários do Android. A iniciativa é parte da campanha Janeiro Branco, criada em 2014 e cujo objetivo é chamar a atenção para os cuidados com o cérebro.

A listagem abrange apps para telefones celulares e tablets com foco em sessões de relaxamento, melhora na concentração ou até para fornecer apoio em casos de crises de ansiedade. São alternativas que não substituem o tratamento médico, mas podem ser uma ferramenta extra na luta contra as enfermidades da mente.

Confira cinco aplicativos em português da loja Google Play Store para você começar o ano com mais saúde e equilíbrio emocional:

1. Headspace: Meditação e Sono

Um dos mais conhecidos da lista, o Headspace tem até série na Netflix em que ajuda as pessoas a melhorar o sono e meditar. O objetivo do app é ajudar no controle do estresse com exercícios de meditação guiada e atenção plena, com atividades para melhorar a respiração e obter noites mais tranquilas.

A função 'Adormecer' oferece meditações, músicas relaxantes e os chamados "Sleepcasts" para estimular o descanso. Outras funcionalidades atendem às necessidades de quem tem insônia, já que o brilho da tela é reduzido e há mais ênfase na localização dos botões.

 

2. Cíngulo: Terapia Guiada

O Cíngulo tem sua abordagem voltada para a terapia guiada, uma técnica desenvolvida a partir de mais de uma década de pesquisa científica e conhecimento clínico sobre a mente humana. O objetivo é conduzir sessões sem intervenção humana, o que pode deixar o ambiente menos intimidador para muita gente.

O app conta com vários exercícios práticos de autoavaliação, sessões diárias de autoconhecimento, uma área de diário emocional (para relatar seus sentimentos cotidianos) e outras funcionalidades. De modo individual ou como ferramenta complementar à psicoterapia, o Cíngulo pode ser um baita aliado para os profissionais da mente e seus pacientes.

 

3. Conversa Comigo

O Conversa Comigo tem uma das propostas mais diferentes da lista, pois é voltado para a psicoeducação. Mesmo assim, o aplicativo tem conteúdos interativos para melhorar o bem-estar emocional. Há também a possibilidade de conversar com especialistas em assuntos como ansiedade, depressão, autoestima, casamento, namoro, trabalho e relacionamento.

Esses especialistas, na verdade, são perfis programados por uma equipe de psicólogos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para interagir com respostas pré-elaboradas para dúvidas mais comuns. Se a pessoa precisar de uma ajuda mais aprofundada, o programa pode direcioná-la para os profissionais credenciados pela rede Conversa Comigo.

 

4. Rootd - Alívio do ataque de pânico e ansiedade

O Rootd pode até ter um nome complicado para muita gente, mas seu propósito é direto: reduzir crises de ansiedade e ataque de pânico. A interface simples tem um botão vermelho na parte inferior da tela para guiar o usuário a dois caminhos distintos, conforme a situação momentânea.

A promessa é de conseguir entregar conforto mental o mais rápido possível no enfrentamento a ataques. O programa tem integração com a agenda do aparelho e permite ligar imediatamente para um contato cadastrado, como o seu médico, um membro da família ou o centro de ajuda mais próximo.

 

5. Lojong: Meditação Mindfulness

O Lojong tem uma pegada voltada para o lado do treinamento cerebral. São centenas de práticas que prometem trazer benefícios como alívio do estresse, controle da ansiedade, ampliação do foco e aumento da produtividade.

A técnica do Mindfulness tem como meta ajudar as pessoas a ter mais autoconsciência sobre suas emoções, o que pode trazer todos os benefícios citados acima. Ha indicações até para combate à insônia e melhoria na concentração. Um dos destaques é o programa "Dormir Bem" com a sua imensa variedade de medições para melhorar a qualidade do sono.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis