Menu
SADER_FULL
segunda, 26 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Dicas

Deixar o notebook hibernando em vez de desligar estraga?

5 Abr 2014 - 09h54Por G1

Muitos usuários de notebook se perguntam se existe algum problema em deixar suas máquinas hibernando em vez de desligá-las. A hibernação é uma função muito comum utilizada para manter um funcionamento contínuo e evitar uma inicialização mais demorada do sistema.

A função hibernar está presente em praticamente todos os modelos de notebook  (Foto: Reprodução/AVG Blog)A função hibernar está presente em praticamente todos os modelos de notebook (Foto: Reprodução/AVG Blog)

 

O que acontece quando hiberno e desligo meu notebook?

Quando você utiliza a opção de hibernação do notebook, ele grava todas as informações, como janelas do navegador de Internet abertas e programas em execução, no disco rígido do aparelho. Assim, ao retomá-lo de um estado de hibernação, ele utiliza essas informações do HD para deixar o computador exatamente igual a antes da hibernação.

Desse modo, as janelas do navegador que você abriu antes de hibernar a máquina, assim como programas em execução, serão inicializados e seu computador voltará do ponto onde estava. É como se você tirasse uma foto do que estava fazendo no computador, entrasse na hibernação e, ao retomar a utilização do computador, continuasse de onde parou. O mais legal de tudo é que, diferente do que muitos acham, a função hibernar não consome bateria alguma de seu notebook

Do outro lado, quando se desliga a máquina, o sistema operacional envia mensagens para os programas em execução, oferecendo uma última chance de salvar dados e configurações e, após isso, fecha todos eles e desliga a máquina. Assim, não será possível retomar atividades de onde parou, como na  hibernação, sendo necessário abrir todos os programas novamente.

Afinal, existe algum problema em deixar o notebook hibernando?

Hibernar não causa problema algum ao Notebook (Foto:Reprodução/Henrique Duarte)Hibernar não causa problema algum ao Notebook (Foto:Reprodução/Henrique Duarte)

Na verdade, não existe problema algum em deixar o computador hibernando. Entretanto, se você deixou uma sessão recheada de programas e páginas abertos, talvez demore mais pra retomá-la ao estado antes da hibernação do que iniciar um computador desligado, devido ao número de informações que serão processadas para retomar a sessão de onde parou.

Ignorando esse fato, muitos especialistas afirmam que desligar e ligar o computador seguidamente pode mesmo é danificar seu aparelho com o tempo, devido a um fenômeno chamado transiente, um surto rápido de tensão que ocorre quando se liga ou desliga um aparelho elétrico, causando um desgaste cumulativo efetivo no circuito como um todo. Entretanto, muito se tem evoluído na construção de circuitos modernos para minimizar esse dano iminente.

A função hibernar é muito útil e prática para aqueles que precisam de um fluxo constante de trabalho na máquina, sem a necessidade de inicializar programas, documentos e outros arquivos toda vez que decidir usar o notebook.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPESTADE
Chuva e ventos de 46km/h derrubam árvores e levam sujeira às ruas de Dourados
MUITA CHUVA
Chuva chega em Fátima do Sul com muita ventania
TEMPO
Semana inicia com previsão de 64 mm de chuva para Fátima do Sul
DOURADOS - UNIGRAN
UNIGRAN realiza Feira das Profissões 2020 em um ambiente totalmente on-line
5G NO BRASIL
Anatel quer que operadoras colaborem com a universalização do 5G no Brasil
QUEDA DE TV POR ASSINATURA
Empresas de TV por assinatura perdem mais de 1 milhão de clientes em um ano
Município de Água Clara, na região leste do Estado (Foto: Divulgação/PMAC) + QUENTE DO BRASIL
Água Clara registra 43,7 °C, maior temperatura do País
SEGURANÇA VIRTUAL
Será que seu Assistente Virtual é um Risco para sua Segurança?
Agro Conquista está na Av. 09 de Julho, próximo a Rodoviária FATIMA DO SUL - AGRO CONQUISTA
Em Fátima do Sul Agro Conquista já é uma realidade
Na coloração verde que simboliza a esperança, a campanha acontece desde 2014 em todo o Brasil NOVA VIDA
Transplantes realizados no Estado este ano deram nova chance de vida para 100 sul-mato-grossenses