Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de abril de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
COLHEITA DA SOJA

Colheita da soja entra na reta final e plantio do milho passa dos 90% em Mato Grosso do Sul

Com os avanços recentes, a colheita da soja chegou a 91,5%, reduzindo para 7% o atraso em relação a safra passada, conforme o último levantamento do Siga/MS

2 Abr 2021 - 10h03Por Portal do MS

A agricultura em Mato Grosso do Sul está a todo vapor. A colheita da safra de soja entrou na reta final e deve ser finalizada nos próximos dias, ao passo que o plantio do milho de 2ª safra alcançou 91,8% da área dedicada à cultura. Os dados do projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) comprovam que o Estado caminha para atingir recordes de produção.

Com os avanços recentes, a colheita da soja chegou a 91,5%, reduzindo para 7% o atraso em relação a safra passada, conforme o último levantamento do Siga/MS, coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) junto com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS).

A área plantada com soja em Mato Grosso do Sul teve aumento estimado em 4,13%, passando de 3,389 milhões para 3,529 milhões de hectares. Com a expectativa de colher 53 sacas por hectare em média, o volume esperado é de 11,222 milhões de toneladas. A comercialização da safra chega a 67,7%, com média de R$ 152,50 por saca.

"A safra caminha muito bem, mas neste momento percebemos um gargalo no escoamento do grão. A capacidade de armazenagem do Estado está no limite e precisamos de mais fluidez para que a soja saia, seja para indústria ou exportação. Nós da Semagro estamos atuando neste momento para que haja mais fluidez neste processo", destacada o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

O plantio do milho segue em ritmo acelerado e também deve ser encerrado nos próximos dias. Mais de 91% da área destinada ao milho 2º safra está plantada, ainda que em percentual inferior ao mesmo período do ano passado. Estima-se até o momento um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7%, passando de 1,895 milhão para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021.

Ainda de acordo com o boletim técnico, a produtividade está estimada em 93,4 sacas por hectare e a previsão é de que o Estado colha 10,618 milhões de toneladas do grão. O preço médio da saca de milho está em R$ 78,6 e 84% da safra 2020 foi comercializada até o momento. Confira o boletim técnico completo clicando aqui.

Priscilla Peres, Semagro
Arquivo Subcom

Deixe seu Comentário

Leia Também

APLICATIVOS E TECNOLOGIA
Brasil se rendeu aos aplicativos eletrônicos
RARIDADE - RELIGIÃO
Descobertos no deserto fragmentos de texto bíblico da época de Jesus
CHEGADA DA 5G
Fertel participa com a Embratel de discussões sobre impactos com a chegada de 5G
SOMENTE INTERNET
Renovação de CNH e emissão de licenciamento passam a ser exclusivos pela internet a partir de hoje
MS DIGITAL - BAIXA AÍ
Pandemia fortalece uso da tecnologia e aplicativo MS Digital completa um ano de serviços ao cidadão
NOVA ANTENA
Em MS, 160 mil famílias terão parabólicas trocadas com dinheiro de leilão 5G
MERCADO DE CARROS
Mercado de carros seminovos em Campinas oferece excelentes alternativas em tempos de pandemia
PLANETA "TOI-561B
Descoberta 'Super Terra' 50 vezes maior que nosso planeta
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Melhoria na oferta de energia garante ampliação da produção agrícola e industrial em Bandeirantes
ALERTA TEMPORAIS
Meteorologia prevê final de semana com chuva para Fátima do Sul com alerta para temporais