Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

CGE-MS divulga Política de Segurança da Informação para auditores e servidores da instituição

13 Ago 2023 - 06h37Por Portal do MS

Disseminar e esclarecer as informações da PSI (Política de Segurança da Informação), do Governo do Estado. Este foi o objetivo do encontro promovido pelos auditores Rosely Pereira Maia e Leandro Silveira dos Santos, das Assessorias de Governança e Comunicação e de Tecnologia da Informação, da CGE-MS (Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul).

A PSI é um documento que orienta e estabelece diretrizes corporativas para a proteção dos ativos de informação, ou seja, é um conjunto de padrões, normas e diretrizes que determina princípios, compromissos, valores, requisitos e orientações, a fim de mitigar riscos para os dados armazenados.

Os palestrantes dividiram a reunião em dois grupos de trabalho, de aproximadamente 40 integrantes da instituição, para que os mesmos se inteirassem da temática.

Na abertura desta sexta-feira (11), a controladora-geral adjunta Marina Hiraoka Gaidarji falou sobre a reunião. “A divulgação da PSI do Governo, publicada em 2022, define os procedimentos e padrões sobre segurança da informação e é importante que nós apliquemos as orientações do documento existente. Outro ponto, é divulgarmos, para conhecimento geral, o Termo de Confidencialidade, Responsabilidade e Sigilo para as assinaturas de todos os servidores e colaboradores da instituição”, afirmou.

A PSI surgiu em decorrência do contexto dos artigos 46 a 49 da LGPD, que dispõe sobre adoção de medidas de segurança técnicas e administrativas para proteção dos dados pessoais sob a custódia do Poder Executivo Estadual.

A promoção e o despertar da mudança cultural fará o êxito da PSI. Mudanças simples de comportamento gerarão grandes resultados, isso é unanimidade. “A gente nunca imagina que alguém possa mexer no nosso computador ou em algum documento de trabalho no qual somos responsáveis ou alterar dados, por exemplo. Mas, essa política vem para fortalecer nosso cuidado diário e realmente alertar para uma mudança de comportamento”, disse a responsável pelo setor de Recursos Humanos, Raqueline Ovelar Soares Serrano.

O auditor do Estado Matheus Henrique Pleutim de Miranda comentou sobre a maior consciência que todos precisam ter. “Temos que ter responsabilidade social em um mundo cada vez mais digital e foram importantíssimos os temas tratados no encontro como proteção de senhas, uso das redes sociais, entre outros”, declarou.

O também auditor, Florismar Caixeta de Castro, pontuou sobre a necessidade de momentos como o realizado nesta manhã, no auditório do prédio da CGE-MS. “Muitos dos apontamentos colocados eu já realizo, contudo, sempre é importante relembrar e fortalecer assuntos sensíveis como os que foram tratados. O trabalho que está sendo realizado pelas equipes que estão à frente dessa ação é necessário para a nossa instituição”, disse.

O próximo evento será realizado no mesmo local, dia 18 de agosto, com a presença exclusivamente das equipes que atuam na Ouvidoria-Geral e da Auditoria-Geral do Estado.

Os interessados em terem mais informações sobre o tema que será divulgado podem acessar o site www.lgpd.ms.gov.br, ícone “Política de Segurança da Informação”.

Texto e fotos: Karla Tatiane, CGE-MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Leilão TJMS (Divulgação) LEILÃO ONLINE
De Gol a Cronos, leilão do TJMS oferta mais de 30 veículos com lances partir de R$ 1,4 mil; CONFIRA
Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'