Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
regulamento para o uso dos orelhões

Anatel quer orelhões mais atrativos e aparelhos poderão oferecer ligações gratuitas em MS

Existem 10,5 mil telefones públicos em Mato Grosso do Sul

19 Ago 2014 - 17h29Por Correio do Estado

Com o advento e a popularização dos aparelhos celulares, bem como a disseminação das redes sociais para efeito de comunicação, os orelhões passaram a ser desprezados. Para tentar mudar essa realidade e fazer com que os telefones públicos sejam mais atrativos aos usuários, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou um regulamento para o uso dos orelhões. A partir de agora, as concessionárias de telefonia terão que usar a criatividade para oferecer outros serviços, além das ligações de voz.

Segundo a Anatel, atualmente existem mais de 850 mil telefones públicos espalhados pelo Brasil. Em Mato Grosso do Sul, esse serviço é prestado pela empresa Oi e existem 10,5 mil telefones públicos, sendo 3.311 instalados somente em Campo Grande. Questionada sobre quais novos serviços passará a oferecer aos usuários do Estado, a empresa respondeu por meio da assessoria de imprensa que “dentre as iniciativas em andamento, está a gratuidade de ligações de orelhões para fixos da Oi. O projeto está em fase de testes para posterior implantação nos demais estados do País, incluindo Mato Grosso do Sul”. A implementação, porém, não tem previsão para ser concluída.

Regulamento

Segundo a gerente de Universalização e Ampliação do Acesso, da Anatel, Carla Rezende, o objetivo é fomentar a utilização dos orelhões, tendo em vista que atualmente, mais de 60% dos telefones públicos fazem no máximo duas chamadas por mês. O regulamento foi simplificado para dar abertura para que as concessionárias implementem novas funcionalidades básicas. Carla Rezende explicou que num primeiro momento imagina-se que os novos serviços sejam interessantes, além de atrativos aos usuários. A gerente citou que uma das possibilidades é a de os orelhões se tornarem hotspots de internet, dando acesso direto ou por meio da radiofrequência.

Já o pagamento da chamada, que atualmente é feito pelo cartão indutivo, poderá ser também com o cartão pré-pago (semelhante ao do celular), cartão de crédito ou por outro meio que a empresa escolha oferecer ao usuário. Outra sugestão de serviço é através da publicidade, que poderá ser oferecida de duas formas: ou na campânula do orelhão, que é aquela forma física do telefone, ou por chamadas patrocinadas. “O usuário poderá escolher se ele quer ouvir qualquer tipo de publicidade que a concessionária colocar antes da chamada e terá, no mínimo, um minuto de ligação gratuita. Será também um benefício para o usuário porque escutando a publicidade, ele deixará de pagar um pedaço da chamada”, explicou a gerente Carla.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FLOR SOLAR - FOTO: COMUNICAÇÃO GOVERNO DE MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com Agems e Governo do Estado, Energisa celebra compromisso com sustentabilidade
Leilão TJMS (Divulgação) LEILÃO ONLINE
De Gol a Cronos, leilão do TJMS oferta mais de 30 veículos com lances partir de R$ 1,4 mil; CONFIRA
Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or