Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
ENERGIA NO PANTANAL

AGEMS inspeciona programa que leva energia e qualidade de vida a mais de 200 famílias no Pantanal

Agência inspeciona regularidade e resultados do Ilumina Pantanal, que teve primeira etapa concluída

3 Mai 2022 - 08h18Por Portal do MS

Como está o fornecimento de energia elétrica a mais de 200 famílias moradoras do Pantanal depois da conclusão da primeira fase do programa de universalização que levou rede e placas solares a uma região antes isolada. É o que a AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) vai verificar durante a Fiscalização do cumprimento das Metas do Plano de Universalização Rural na Região do Pantanal Sul Mato-grossense. Os trabalhos começam nesta terça-feira (03) e seguem até o final do mês.

Conveniada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a AGEMS tem a responsabilidade de fiscalizar o serviço das distribuidoras, e a verificação da universalização, cujo projeto da implantação do Ilumina Pantanal pela Energisa MS é uma das importantes ações programadas para 2022.

“Essa é uma etapa muito importante, que dá seguimento à implantação do projeto de eletrificação rural. Nossos analistas vão inspecionar se todo o trabalho técnico foi executado de forma regular pela distribuidora, os procedimentos, os resultados e a normalidade do fornecimento do serviço implantado naquela região”, explica o diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva.

Qualidade de vida e oportunidades

A fiscalização é feita por engenheiros da Câmara Técnica de Energia e analistas da Câmara de Regulação Econômica de Gás e Energia. A equipe faz detalhada inspeção documental e confere as ligações, por amostragem, no sistema da concessionária. Está prevista também verificação in loco.

“Esse é um projeto muito importante porque levou a uma população isolada não apenas um insumo básico, mas condições de ter mais qualidade de vida, é isso que a energia elétrica proporciona”, destaca o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis. “Agora, entramos em uma fase tão importante quanto a anterior, que é garantir que o projeto foi feito como programado e que esses usuários estão sendo atendidos adequadamente”.

Estado parceiro e reconhecimento internacional

Desenvolvido pela Energisa em parceria com o Ministério de Minas e Energia, Aneel e Governo do Estado, o programa Ilumina Pantanal teve a etapa inicial da universalização antecipada em dois meses, em fevereiro deste ano.  

Ao todo, 2.167 unidades consumidoras foram beneficiadas pelo programa, sendo 77 famílias atendidas por rede de distribuição convencional, e 2.090 clientes por meio do SIGFI (Sistema Individual de Energia Elétrica com Fonte Intermitente), cuja fonte de energia é solar. O Grupo Energisa investiu R$ 134 milhões no programa, abrangendo os municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda.

A Energisa informou que após beneficiar famílias de ribeirinhos e produtores locais, o Ilumina Pantanal chegou às comunidades indígenas do Pantanal sul-mato-grossense. O Programa é referência para levar energia elétrica a localidades remotas de outros estados, premiado internacionalmente na categoria de melhor Projeto Solar em 2021.

Gizele Oliveira, AGEMS Foto do destaque: Chico Ribeiro

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS