Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 11 de abril de 2021
Busca
PERTO DE CARACOL-MS

Vítima da Covid, indigente é carregado por trator e enterrado em vala comum

O corpo de vítima da covid-19 foi carregado na carreta de um trator e enterrado em vala comum por uma pá carregadeira

18 Mar 2021 - 10h29Por ABC Color

A pandemia de coronavírus tem produzido imagens fortes que jamais vão sair da lembrança de quem está testemunhando este momento do mundo. Na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, a situação não é diferente. Uma dessas cenas ocorreu hoje em Puerto Casado, povoado localizado a 40 km do território sul-mato-grossense e a 140 km de Caracol (MS).

O corpo de vítima da covid-19 foi carregado na carreta de um trator e enterrado em vala comum por uma pá carregadeira. Embrulhado em saco plástico e amarrado com fita adesiva, o corpo foi jogado na vala junto com o colchão.

O homem de 70 anos estava internado no centro de saúde de Puerto Casado desde sexta-feira (12). O diretor da unidade, Emigdio Riveros, informou ao jornal ABC Color que ele chegou ao local com sintomas da doença e foi isolado.

Como o povoado não tem laboratório, o material para exame de covid-19 foi encaminhado para a capital Asunción, que fica a 630 quilômetros de distância. O resultado positivo para o coronavírus ficou pronto domingo.

Emigdio Riveros disse que foi feito tudo o que era “humanamente possível” para a recuperação, mas não foi possível salvar o doente, que tinha outros problemas de saúde e era alcoólatra.

Sobre o fato de o corpo ser transportado na carreta do trator e jogado por uma pá carregadeira na cova do cemitério local, o médico disse que não havia outra forma, pois o homem não tinha parentes no local e ninguém quis emprestar carro para levar o cadáver.

Para evitar contágio, dois funcionários do hospital vestiram roupas de proteção cobrindo o corpo, cabeça, pés e mãos e colocaram o colchão com o corpo na carreta do trator. Emigdio Riveros disse que lamentavelmente outras cenas semelhantes serão produzidas durante esta pandemia, principalmente porque as pessoas insistem em não cumprir as medidas de isolamento.

Puerto Casado pertence ao distrito de La Victoria e fica no Departamento (equivalente a Estado) de Alto Paraguay. Assim como várias regiões do Paraguai, o departamento enfrenta crise sanitária por causa da pandemia e não tem leitos disponíveis de UTI.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO ESTADO EM DOURADOS
Estado instala dez leitos de UTI'S no Hospital da Vida, em Dourados
INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Sanesul prioriza qualidade de água com controle rigoroso e monitoramento diário
óbitos CORONAVÍRUS NO MS
Jovem de 20 anos está entre as 52 mortes por Covid nas últimas 24 horas em MS
LUTO NA POLÍCIA MILITAR
LUTO NA PM: Soldado morre aos 31 anos vítima da Covid em MS
FÁTIMA DO SUL ENTRE AS 15 CIDADES
Fátima do Sul entra no pacote de repasse de R$ 3,5 milhões para 15 cidades enfrentar a Covid em MS
VIRGEM MARIA
Mulher engravida sem ter feito sexo e dá à luz uma menina: "Chocada"
AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha cobra prefeitura de Dourados aplicação dos recursos de emendas já pagas
INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Sedhast lança edital de R$ 1,5 milhão para atender entidades que visam reduzir efeitos da pandemia
Confira como fica a divisão das doses da vacina contra Covid para os grupos prioritários no MS - Bruno Henrique VACINA CONTRA COVID-19
Confira como fica a divisão das doses da vacina da 12ª remessa para os grupos prioritários no MS
ALÔ VICENTINA
VICENTINA: Vacinação nesta sexta de 64 anos ou mais e sábado 2ª dose aos que vacinaram dia 13/03