Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
MAIS UM

Vírus com potencial pandêmico é detectado pela Fiocruz no Paraná

Vírus com potencial pandêmico é detectado pela Fiocruz no Paraná

11 Jul 2020 - 19h28Por Correio do Estado

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira (10) que a Fiocruz detectou uma variante do vírus da influenza A, H1N2, com potencial pandêmico, no município Ibiporã, interior do Paraná.

Todos os casos de influenza A (H1N2) são reportados à OMS porque esse é um dos vírus respiratórios estritamente monitorados pelo órgão. Caso a influenza sofra alguma mutação e passe a ser transmitido por meio de contato pessoal, tem alto potencial de causar pandemia. Mas segundo a OMS, ainda não há evidências nesse sentido até agora.  

Essa gripe é transmitida de porcos para seres humanos. O caso mais recente é de uma mulher de 22 anos, que trabalha em um matadouro. Ela precisou de atendimento médico após apresentar problemas respiratórios em abril, mas foi tratada em casa e se recuperou.

Segundo o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, o vírus só pode se tornar de fato uma pandemia se for comprovado que ele pode ser transmitido se uma pessoa para outra. “É um caso a mais com presença de diagnóstico em seres humanos, o segundo caso no Brasil. Embora do ponto de vista teórico e hipotético exista potencial pandêmico como a OMS chamou, na prática não estamos observando isso”, explicou.  

Ainda de acordo com o infectologista, a principal medida que pode ser tomada no momento é realizar o acompanhamento e vigilância dos casos. “O caso primeiro foi tratado como suspeito de Covid-19, mas o Lacen do Paraná viu que na verdade era da Influenza, mas de um subtipo que não é comum e encaminhou para Fiocruz. Então também é necessário parabenizar o Lacen pela atitude correta que teve, precisamos estar atentos”, concluiu.

O vírus foi identificado pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), referência nacional e das Américas, pela OMS, para influenza e para o coronavírus.

Até o momento, são conhecidos no mundo 26 casos de influenza A (H1N2)v, reportados desde 2005. Dois deles foi no Brasil, um deles o divulgado na sexta-feira. Do número total relatado, todos foram causados por contato com porcos e a maioria foi de doença branda. Não há evidência de contágio de pessoa para pessoa.

Segundo o informe da OMS, a continuação da análise do vírus e a investigação no Paraná, tanto da fonte de contaminação quanto de outros possíveis casos humanos, poderá “informar sobre o risco de transmissão de uma pessoa para outra”.

A OMS diz que não há, neste momento, nenhuma determinação de restrição ao Brasil devido a este caso. A orientação para evitar a nova variante da gripe é a mesma que para o coronavírus: cuidados com higiene e etiqueta respiratória.

Leia Também

Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na Redação TRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente
VAI FALTAR ÁGUA FÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Fotos: Ricardo Agra/SED AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Tecnologia auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
VACINA - Foto: Bruno Rezende/Arquivo ALUNO IMUNIZADO
Aluno Imunizado: SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública
POLÍCIA CIENTIFICA - Foto: Divulgação COMBATE A DENGUE EM MS
Polícia Científica mobiliza 'Dia D' de combate à dengue na próxima quarta-feira

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente