Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de janeiro de 2021
Busca
PREVENÇÃO COVID 19

Veja informações de como se proteger do coronavirus durante a votação

Neste domingo (15), quase 148 milhões de eleitores vão votar em 26 unidades da Federação para eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos

15 Nov 2020 - 10h19Por Agência Brasil

As eleições 2020 estão com uma série de protocolos de segurança adotados pela Justiça Eleitoral em decorrência da covid-19. Dessa maneira, veja o plano de segurança sanitária de como se proteger do coronavírus durante a votação.

Veja informações de como se proteger do coronavírus durante a votação

Foto: Marcello Csal / Agência Brasil

Neste domingo (15), quase 148 milhões de eleitores vão votar em 26 unidades da Federação para eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 19.342 candidatos a prefeito, 19.711 concorrentes ao cargo de vice-prefeito e 518.308 pessoas disputando uma vaga de vereador. Este ano, não haverá pleito no Distrito Federal nem em Fernando de Noronha.

Protocolo sanitário: como se proteger do coronavírus durante a votação?

O protocolo sanitário das eleições 2020 foi elaborado por uma equipe de especialistas dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), consultados pelo TSE, e em primeiro lugar o protocolo estabelece como obrigatório o uso de máscara. Sem ela, o eleitor não poderá votar

Para evitar aglomerações o horário de votação será ampliado e começará uma hora antes do habitual. Neste ano, as votações serão realizadas das 7h às 17h, sendo que até às 10h a preferencial é para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Será exigido o distanciamento mínimo de um metro.

Não será permitido comer ou beber nada na fila de espera. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara. 

Além disso, o TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação, e haverá distribuição de álcool em gel em todas seções para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação.

Os mesários receberão máscaras e terão que trocá-las a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção facial de acetato (face shield), que terá de ser usada o tempo todo. Se o mesário precisar sair de sua seção, a cada vez que retornar, deverá limpar sua respectiva cadeira e mesa com álcool 70%.

Passo a passo dentro da seção

O TSE orienta que ao entrar em sua seção eleitoral o eleitor fique em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro.

eleitor deverá exibir o seu documento ao mesário a distância, esticando os braços em direção a ele. Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara.

Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.

Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVÍRUS NO MS
Municípios de MS já estão cadastrados nos sistemas de vacinação do Ministério da Saúde
ATENÇÃO DOADORES
Com estoque em 14%, Hemosul convoca doadores de O- e outras tipagens sanguíneas
MS - 2.648 MORTES
Sem vacina, MS soma 23 novas mortes da covid e secretário pede consolo a Deus
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
LUTO - DIOCESE DOURADOS
Padre Vilmo morre em Dourados vítima da Covid
MANAUS EM COLAPSO
Polícia apreende caminhão com 33 cilindros de oxigênio em Manaus
CORONAVÍRUS EM MS
EM TEMPO REAL: População pode conferir a atual situação de ocupação de leitos em MS, veja
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
VACINA NO MS - CORONAVÍRUS
SES faz reunião para tratar sobre logística da chegada da vacina contra Covid-19 em MS
ABONO
Empresa vai pagar R$ 200 para funcionário que tomar vacina contra Covid-19