Em parceria com o Instituto Butantan, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) assinou o termo de cooperação para os testes da vacina CoronaVac em Mato Grosso do Sul. Os servidores interessados em participar dos testes podem se inscrever a partir desta quinta-feira (15).
Conforme o secretario de Saúde, Geraldo Resende, os voluntários devem ser servidores ou funcionários da área da saúde tanto público ou privado, com idades entre 18 e 59 anos. Serão mil pessoas participando dos testes, explicou.
Testes começam em servidores e MS pode ter vacina contra coronavírus em janeiro.
Para se inscrever como voluntário, basta acessar o site do Instituto Butantan onde o candidato passará por uma triagem. Além disso, a SES deverá criar em breve um aplicativo para que os voluntários possam se cadastrar através do celular.
A vacina CoronaVac, do laboratório Sinovac, será aplicada em duas doses com intervalo de 14 dias cada. A expectativa é que, caso testes sejam promissores, a vacina já pode estar disponível para a população de Mato Grosso do Sul a partir de janeiro de 2021.
A SES irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e o Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS). A Saúde em MS ainda destaca que a responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vínculo entre os voluntários da pesquisa e a SES. Também não haverá repasse de recursos financeiros.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem de 32 anos está entre as 20 mortes por coronavírus nas últimas 24h em MS

APROVADO: 'Fura-filas' da vacina podem ser multados em mais de R$ 90 mil em MS

OMS: Hidroxicloroquina não funciona contra Covid-19 e pode causar efeito adverso

EM LIVE: Secretária de Saúde explica sobre vacinas e vacinação da covid-19 em Fátima do Sul

SES desmente fake news e esclarece vídeo de camas hospitalares guardadas no Albano Franco

Cidade de MS mantém proibição de eventos e até de sinuca para tentar conter avanço da Covid

Cidade vai multar em até R$ 60 mil quem descumprir decreto de combate ao Covid-19

Brasil tem 30.484 mortes por Covid-19 em fevereiro, 2º maior número em toda a pandemia

Jovem com câncer morre 10 dias após realizar sonho de se casar; 'O amor verdadeiro existe', diz irmã
