Sai de cena o verão e começa em 20 de março o outono. Em Mato Grosso do Sul, a estação tende a ser menos chuvosa e mais quente que o normal segundo prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima no Estado).
Deve chover volume inferior à média registrada nos últimos 30 anos em duas regiões. Os afetados com o desbalanço serão os municípios da região sudeste, localizados próximos à divisa com São Paulo e Paraná, e a parte do Pantanal a oeste de Mato Grosso do Sul.
Nas demais regiões, a chuva deve ser irregular e mal distribuída. Esse padrão já é observado desde o início do verão em diversas áreas do Estado, com destaque para Campo Grande O indicativo dificulta a previsão sobre o acumulado de chuvas em conjuntos de cidades.
Já as temperaturas devem ficar acima do normal na estação, que normalmente traz as primeiras frentes frias e quedas consideráveis nos termômetros.
Assim, os registros podem ultrapassar as médias de 20ºC, a mínima, e 24°C, a máxima, que prevaleceram historicamente no Estado. Pontualmente, a região norte e nordeste, onde estão Coxim e Paranaíba, por exemplo, deve ultrapassar a média máxima de 26ºC. Mesmo o sul, que é mais frio, poderá superar a média máxima de 20ºC mantida nos outonos de três décadas.
O outono terminará em 20 de junho. O inverno virá em seguida.
Semana de passagem - O finalzinho do verão e começo do outono reservam chuva e temperaturas de até 36ºC nas principais cidades de Mato Grosso do Sul, de acordo com previsão da Climatempo.
Campo Grande deve ter pancadas de chuva e o dia mais quente da semana, com máxima de 33ºC, nesta segunda-feira (17). Temporal na tarde de terça-feira (18) está previsto. Quarta-feira (19) promete chuva rápida. Ela só voltará no domingo (23), quando a estação tiver mudado.
Dourados tem a mesma expectativa que a Capital, com a diferença de queda de temperatura prevista no domingo: de 32ºC no sábado (22), os marcadores dos termômetros devem descer para 26ºC no dia seguinte.
Corumbá pode ter o maior calor da semana no Estado, na segunda: 36ºC. A chuva atingirá o município todos os dias até domingo. O destaque é a previsão de tempestade também na terça-feira.
Os 36ºC também poderão ser registrados em Três Lagoas no primeiro dia útil da semana. Chuva está prevista para quatro dias. As exceções são quinta-feira (20), sexta-feira e domingo. Igual às demais cidades, a chuva cairá mais forte na terça-feira.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Bombeiros na Campanha do agasalho 'Seu abraço aquece', veja como fazer as doações em Fátima do Sul

Especialidades médicas: Atenção em saúde garante atendimento humanizado em Vicentina

Bebê de 9 meses morre vítima de síndrome respiratória em MS

A maternidade também tem cor: o desafio de enfrentar a depressão pós-parto

Ex-servidor da Receita Federal morre após acidente de trânsito em Dourados
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Fátima do Sul se despede da Ziza Valota, esposa do Gilberto Valota, Pax Oliveira informa o velório

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
