Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
CONTAGIO DA COVID

Taxa de contágio da covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS

Este dado é descrito pelos especialistas como positivo, mas eles alertam que ainda não é momento de "relaxar" nas medidas de restrição contra o vírus.

23 Jul 2021 - 07h19Por Portal do MS

Um dos fatores que mostram a expansão ou controle da pandemia do coronavírus, a taxa de contágio da doença segue abaixo de 0,90 há uma semana em Mato Grosso do Sul. Este dado é descrito pelos especialistas como positivo, mas eles alertam que ainda não é momento de “relaxar” nas medidas de restrição contra o vírus.

Os especialistas destacam que quando a taxa de contágio está acima de 1,00 mostra que a pandemia está “sem controle” na cidade, Estado ou País. Quando fica abaixo de 1 sinaliza que existe uma tendência de estabilização na transmissão do vírus. Mato Grosso do Sul tem o índice atual de 0,85, ou seja, significa que de 100 pessoas contaminadas, elas transmitem a doença para outras 85.

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostra que a taxa de contágio começou a sua queda em julho, com 0,96 no dia 09, caindo para 0, 92 no dia 14 de julho e a partir do dia 15 chegou a 0,85. O índice desceu para 0,82 em 18 de julho e na quinta-feira (22) voltou para 0,85.

“Se trata de um dado positivo, porque mostra que está diminuindo a transmissão e circulação do vírus no Estado, o que reduz os casos sintomáticos, internações e mortes em função da doença”, descreveu a médica infectologista Andyane Freitas Tetila.

Andyane alerta que apesar do cenário positivo é preciso manter as prevenções contra o vírus. “Quando está acima de 1,00 mostra que a pandemia está sem controle, no entanto o atual índice ainda não é o ideal, portanto não é o momento de relaxar em relação às medidas de restrição”.

A médica infectologista, Mariana Croda, também concorda que o atual índice é um ponto positivo, mas que este aponta uma “tendência de queda” dos casos da Covid-19, não uma estabilidade. Para Júlio Croda este cenário reflete o “efeito da vacinação” no Estado.

A vacinação em Mato Grosso do Sul segue como destaque nacional, estando nas primeiras colocações no ranking nacional. Um dos fatores é a distribuição das doses que é feita em menos de 12 horas para os 79 municípios assim que elas são entregues pelo Ministério da Saúde. A cada 10 pessoas no Estado, três já foram completamente imunizadas. Já na primeira ou dose única 55% da população já foi contemplada. 

O governador Reinaldo Azambuja já anunciou que a previsão é  de que a população do Estado acima de 18 anos possa ser vacinada até o final de agosto. Além dos investimentos e parcerias na área de saúde,  os municípios também seguem recomendações por meio do programa “Prosseguir”.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto: Arquivo

Leia Também

VACINA VACINAÇÃO COVID EM MS
VACINA CHEGANDO: Mato Grosso do Sul recebe mais 65.150 doses de vacina contra a Covid
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo entrega 40 caminhonetes à Iagro, vão reforçar ações de inspeção e fiscalização em 33 cidades
SONHO REALIZADO
Cadeirante de Jatei realiza sonho de 11 anos através de Ação Solidária nas redes sociais
BOLETIM COVID-19 EM MS
A Pandemia ainda não acabou e MS registra mais 12 mortes por Covid, confira o boletim
PREMIO NACIONAL
Enfermeira de MS recebe prêmio nacional pelo trabalho na área de transplante de órgãos
UNIÃO
Pantaneiros destacam efetividade do Estado no combate aos incêndios florestais
242909729_1478079069239559_6339390398094616198_nCAPA JATEÍ DE LUTO
JATEÍ DE LUTO: Ney morre aos 53 anos, prefeitura destaca 'funcionário extremamente dedicado'
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
São 94 tipos de procedimentos cirúrgicos e 66 tipos de exames de média e alta complexidade - Crédito: Ascom/SES CARAVANA DA SAÚDE - RETOMADA
Caravana da Saúde prevê realizar 70 mil cirurgias e 33 mil exames
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Estado já tem 1.688 barragens regularizadas junto ao Imasul, maioria de pequeno porte