Menu
SADER_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
BOA NOTICIA

Setembro já apresenta queda de 56% nas mortes por Covid em relação a agosto

O cenário positivo segue junto com a ampliação da vacinação no Estado, que já chegou a 93% da população adulta ao menos com a primeira dose.

15 Set 2021 - 07h22Por Portal do MS

Mato Grosso do Sul tem em setembro uma queda de 56% no número de mortes por Covid-19, na comparação com o mesmo período de agosto. O cenário positivo segue junto com a ampliação da vacinação no Estado, que já chegou a 93% da população adulta ao menos com a primeira dose.

Segundo dados do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), neste mês, até o dia 14, foram 73 mortes registradas por Covid-19 no Estado. Neste mesmo período de agosto foram 168 óbitos devido a doença.

A redução chega a 63% quando se compara os casos registrados da doença em setembro. Neste mês já são 2.464 ocorrências, enquanto em agosto (mesmo período) foram confirmados 6.770 casos. Este quadro tem reflexo direto nas internações nos hospitais, tendo agora 167 pacientes, contra 401 do mês passado.

A queda nos indicadores da Covid no Estado começa a partir de julho e segue em declínio de casos e mortes em agosto e setembro. A taxa de contágio da doença está abaixo de 0,90 desde 15 de julho, estando agora em 0,84, o que significa que a cada 100 pessoas com Covid, elas transmitem a doença para outras 84.

Apesar da queda no número de casos, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, pondera que é preciso ficar em alerta em função da variante Delta, que já foi identificada em Mato Grosso do Sul. "Essa variante que já está em circulação no Estado possui transmissão muito superior as demais variantes, há estudos que indicam que ela é 6 vezes mais transmissível”. 

Vacinação

Mato Grosso do Sul segue como destaque na vacinação nacional contra a Covid-19, liderando o ranking entre os estados na aplicação da primeira e segunda dose. Um dos fatores é a distribuição dos imunizantes em menos de 12 horas para os 79 municípios do Estado.

Segundo dados do Vacinômetro, o Estado já vacinou ao menos com a primeira dose 74% da população. Se levar em conta o público adulto o percentual chega a 93%. Ainda neste grupo (adulto) já são 67% com a imunização completa (segunda dose e dose única). Ao todo já são 3,1 milhões doses aplicadas.

O Estado também já vacinou mais de 162 mil jovens de 12 a 17 anos e aplicou a dose de reforço em mais de 32 mil idosos. Desde o início da imunização o governador Reinaldo Azambuja incentivou os municípios a fazerem “mutirões” de vacinação, com o lema “vacina no braço e não na geladeira”.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto da Capa: Saul Schramm

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Estado já tem 1.688 barragens regularizadas junto ao Imasul, maioria de pequeno porte
EM BAIXA
Internações em queda e taxa de contágio em 0,79 são destaques do boletim Covid desta sexta-feira
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. AUXÍLIO EMERGENCIAL
Novo Auxílio de R$ 550 para trabalhadores, Veja quem pode receber
TRANSPORTE DE ESTUDANTES
Agepan atua para garantir transporte legal a estudantes que retomaram aulas presenciais
VACINA DOSES DE ESPERANÇA CHEGANDO
DOSES DE ESPERANÇA: MS recebe mais 71.760 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira
SAÚDE DO ESTADO DE MS
Governo do Estado recebe propostas para 101.620 de procedimentos no Opera MS e Examina MS
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
FOTO: Marcelo Camargo / Agência-Brasil VACINA NO MS - CORONAVÍRUS
VACINAÇO: Estado alinha com municípios, mutirão para aplicar 275 mil doses contra Covid em 07 dias
TRISTE REALIDADE
FALTANDO CHUVA: Rio Miranda sofre com assoreamento e corre risco de 'secar'