Menu
SADER_FULL
terça, 19 de outubro de 2021
Busca
SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo: Mara Caseiro promove evento para debater prevenção ao suicídio

18 Set 2021 - 09h30Por Tavane Ferraresi / Assessoria

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) promove, na próxima quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, audiência pública com o tema: Setembro Amarelo: Conscientização e Prevenção ao Suicídio. Com palestras de profissionais de saúde, autoridades no assunto e relatos de pessoas que venceram a depressão, a audiência pública será realizada das 13h às 15h, no plenário Júlio Maia. “As pessoas poderão participar presencialmente ou de forma online, na minha página do Facebook (@deputadamaracaseiro) e da Assembleia Legislativa”, explicou Mara Caseiro.

De autoria da deputada, a Lei 4.777 instituiu em 2015, a campanha Setembro Amarelo com o objetivo de prevenir o suicídio. “Infelizmente, uma das principais causas de morte no mundo ainda é o suicídio. E nós precisamos conversar, nós precisamos debater esse assunto tão delicado e difícil de lidarmos. Precisamos impedir que as pessoas tirem a própria vida. Para tudo existe solução, só para a morte que não”, refletiu a parlamentar.

A deputada também alerta que em tempo de pandemia os cuidados com o tema devem ser redobrados. “Agora mais do que nunca, precisamos, em 2021, estar atentos aos sinais de algum amigo ou parente que possa estar passando por esse momento difícil e que precise de ajuda, que precise que você traga ele para a vida novamente, para o sentido de viver e de dar valor à vida”, reforça.

Mara também destaca que em momentos difíceis é importante que a pessoa busque apoio. “Eu quero dizer a você que possa estar passando por esse momento: valorize a sua vida, tenha amor em você, e acredite em você. Procure ajuda, converse, explique qual é a sua dificuldade. O mais importante é você. Não podemos permitir que esse momento possa acabar com todos os seus sonhos. Então, vamos juntos nessa campanha do Setembro Amarelo, nesse combate e nesse debate, e, com certeza, salvar muitas vidas”, enfatiza.

 AUDIÊNCIA PÚBLICA

Para falar do sentido e da importância da vida, a psicóloga Ana Carolina Lima é uma das convidadas da audiência. O psiquiatra Marcos Estevão irá palestrar a respeito da identificação e ajuda de pessoas que estejam sem vontade de viver, com tendências suicidas.

Sobre ações de prevenção e conscientização em relação ao suicídio, na área da saúde do munícipio, estará presente no evento do Setembro Amarelo, o psiquiatra Eduardo Araújo. Em relação ao Estado, o assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde, Dorival Betini, falará de ações preventivas do governo para impedir a ocorrência de casos de suicídio.

Leia Também

ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
CANO DE PVC
Pênis fica entalado em cano após jovem fazer procedimento para aumentar o órgão
Professora Lucy Ratier está precisando de doação de sangue - Crédito: Reprodução/Facebook VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Campanha pede doação de sangue para professora
Live Covid 19 Foto Edemir Rodrigues 4 730x425 ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Taxa de contágio da Covid 19 volta a ter alta em Mato Grosso do Sul
MAIS SOCIAL
Governo entrega 1,6 mil cartões do "Mais Social" nesta segunda-feira na Capital
ATAQUE DE ESCORPIÃO
Ataque de escorpião deixa mulher em pânico no BNH de Fátima do Sul
LIÇÕES DA BÍBLIA
Temer o Senhor
LUTO - FATIMA DO SUL
Tristeza e comoção na despedida de Maria Carvalho mãe do Valdenez da Sanesul
QUILOMBOLAS
Subs Racial finaliza a entrega de 5.600 cestas de alimentos para as comunidades quilombolas