A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria de Saúde Única, se reuniu com a presidência do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) para tratar da criação da Comissão de Saúde Única do CRMV-MS. A iniciativa representa um importante avanço na institucionalização da abordagem de Saúde Única no Estado, reforçando a articulação entre os setores envolvidos com as saúdes humana, animal e ambiental.
A Comissão prevê o fomento de ações interinstitucionais, como propor diretrizes técnicas e apoio às políticas públicas que promovam a vigilância integrada e o enfrentamento de problemas complexos como zoonoses, resistência antimicrobiana, desastres ambientais e impactos provocados pelas mudanças climáticas sobre a saúde coletiva.
De acordo com o presidente do CRMV/MS, Thiago Leite Fraga, a criação desta Comissão é uma resposta institucional à urgência de modelos mais integrados de gestão da saúde.
“O CRMV/MS entende que a saúde coletiva é construída com decisão, responsabilidade e presença ativa nos grandes temas do nosso tempo. Estamos assumindo o protagonismo que nos cabe como órgão representativo das profissões de medicina veterinária e zootecnia, colocando nosso capital técnico à disposição da sociedade sul-mato-grossense. Agradecemos a médica-veterinária e conselheira do CRMV/MS, Vanessa Felipe, que teve papel fundamental na articulação que resultou na criação da nova Comissão e seguiremos ao lado da SES e de outras instituições, construindo pontes de confiança mútua”, afirmou.
Para a Coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, a iniciativa é estratégica para consolidar a abordagem de forma efetiva e sustentável, com benefícios a toda a sociedade.
“A criação desta comissão é um passo fundamental para a consolidação da Saúde Única em Mato Grosso do Sul, que já está estruturada por meio da Coordenadoria de Saúde Única da SES/MS. Trata-se de um movimento que amplia a cooperação entre instituições e reconhece que os desafios em saúde ultrapassam as fronteiras disciplinares. Estamos avançando na construção de políticas públicas mais integradas e sensíveis às realidades locais”, explica.
A Coordenadoria de Saúde Única da SES reforça seu compromisso com o desenvolvimento de ações coordenadas, baseadas em evidências científicas e sustentadas por uma visão sistêmica da saúde.
Helton Davis, Comunicação SES
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Campanha de vacinação contra Influenza avança nas unidades penais de Mato Grosso do Sul

Jateí se despede de Suélen Coimbra, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Homem com câncer em estado grave aguarda com urgência transferência para hospital especializado

Fátima do Sul se despede de Vani Felipe, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Mães destacam importância da vacina durante campanha de vacinação contra gripe no Detran-MS
Mais Lidas

Chuva forte e ventania provocam estragos na Expoagro em Dourados

Jateí se despede de Suélen Coimbra, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Árvore de grande porte cai e atinge veículo na rodovia entre Dourados e Fátima do Sul ( Vídeo)

Fátima do Sul se despede de Vani Felipe, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
